Em workshop no Recife, Ubrafe anuncia encontro para debater aplicação de práticas de ESG em feiras no Brasil
PO disse que o grande desafio do setor, a partir dessa nova realidade, é se torna visivel as autoridades e aos formadores de opinião empresarial uma vez que há uma tendência de crescimento de feiras, eventos e convenções.
Em evento realizado no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação para associados da Regional Pernambuco, o Diretor Executivo da União Brasileira de Feiras (Ubrafe), Paulo Octávio, anunciou a realização - na primeira semana de agosto - do CEO Weekend Brasil, evento focado do desafio das aplicações de práticas de ESG (“Environmental, Social and Governance"), sigla em inglês e que, em português, pode ser traduzido como compromisso ambiental, social e de governança, no segmento de feiras, congressos e exposições no Brasil.
PO, como é conhecido no mercado fêz uma apresentação sobre o retorno das atividades de eventos no Brasil destacando o slogan "o presidencial venceu" no sentido de que, no ano passado, quando o segmento pôde voltar a operar a plena capacidade, o númerio de eventos de grande porte (acima de 700 participantes) chegou a 2.000 com expectativa de chegar a 3 mil, este ano, com a marca de que em todos eles a participação física de pessoas ter sido maior que, em 2019, último ano de referência no setor.
Ele disse que o grande desafio do setor, a partir dessa nova realidade, é se tornar visível às autoridades e aos formadores de opinião empresarial uma vez que há uma tendência de crescimento de feiras, eventos e convenções. Encontros cada vez mais presenciais e que vão, a cada ano, exigir mais atenção com as boas práticas de ESG. Ele advertiuque para o risco de que a constatação de uma única inadequaçãopoder comprometer todo o projeto e conceito no mercado do promotor do evento.
Segundo ele, a Ubrafe vem estumulando a associação de mais integrantes da cadeia produtiva do setor que agora, além dos promotores reúne os operadores de espaços para eventos (centros de convenções e exposições) e os prestadores de serviço. Como 65 associados, a Ubrafe já representa 70% do setor em termos de público e faturamento. "Mas, a nossa meta como entidade é ser representante de 90% do segmento no Brasil e se apresenetar com números desse mercado", disse.
A entidade está estimulando a ciração de regionais em todas as regiões e a mais nova delas é a Regional Pernambuco, liderada pela empresária, Tatiana Menezes lider da Insghts Feiras e Eventos.
No encontro desta segunda-feira (29), na sede do SJCC, ele foi apresentado aos novos formatos de produtos digitais que a empresa oferece para feiras e congressos e que já vêm sendo comercializados no mercado com vários modelos de customização para os clientes, a partir dos números de audiência das plataformas do SJCC.
Em 2022, eles chegaram a 1,9 bilhão de pageviews com média, em 2023, de 150 milhões de visualizações para 35 milhões de visitantes únicos. Apenas o site do Jornal do Commercio tem hoje 43 milhões de pagevieiws com 15,6 milhões de visitantes únicos, sendo umdos maiores do Brasil.
A questão do compromisso ESG, segundo o Diretor Executivo da Ubrafe, se tornou um tema central para o negócio de eventos dado às exigencias de dezenas de entidades e gestores e das empresas participantes preocupadas com as repercussões de em um eventos práticas de não conformidade sejam denunciadas.
PO destacou que a entidade tem esse compromisso. Mas o desafio é como aplicar isso em eventos que duram, em media, três dias com uma semana de preparação e que os operadoes do setor vão precisar se adequarem às novas exigências do mercado.
Mas ele disse estar otimista com as perspectivas do setor pelo foma como público brasileiro reagiu à oportunidade de participar de eventos presenciais e lembrou que que quando uma empresa que investe R$ 1 num estande de uma feira, em média, ela faz R$ 35 de faturamento após o encontro presencial com seus clientes.
Equipe do SJCC apresentou os novos formatos de produtos digitais para a Ubrafe - Guga Matos
A nível de Brasil, segundo estudos da Ubrafe, o setor eventos impacta em demanda de geração de vendas e serviços até 50 outros segmentos que são acionados para atender as necessidades dos promotores e participantes. "Nós estimamos que a soma de toda a ativiade no Brasil num ano chega próxima de R$ 1 trilhão quando se reune os efeitos dessas feiras na economia brasileira", disse o Diretor Executivo da Ubrafe.
Ele encerrou sua palestra falando da necessidade de as regionais da entiade passarem a defender leis muncipais que posssam definir a terminogia de eventos para fins de classificação de modo a que as feiras possam ser realzadas dentro de um base legal que possa ser medida e até mesmo auditada pelas cidades como forma de elas poderem divulgar o portencial de atratividade para a captura desse negócio para a cidade.
Estiveram presentes os empresários Paulo André, Gisela Latache, Rogério Robalinho, Emanoel Ferro e Tatiana Menezes.
Representantes da Ubrafe em reunião no Recife Paulo André, Gisela Latache, Rogério Robalinho, Emanoel Ferro e Tatiana Menezes. - Guga Matos