A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou que o mês de maio teve o seu pior momento desde 2016. Ela admitiu que o mercado ainda sofreu os reflexos da espera do consumidor pelos incentivos prometidos pelo Governo Federal para acelerar as vendas de automóveis comerciais leves, e as vendas totais foram de apenas 166.361 emplacamentos.
Foi uma pancada muito grande. Mas aqui para nós e o flanelinha da rua, é importante não esquecer que foi a própria entidade e sua coligada Anfavea que entraram na onda de serem gentis com o presidente Lula porque ele expressou o desejo de ver o mercado oferecendo um carro popular, o que automaticamente remeteu o mercado para a proposta do, também presidente, Itamar Franco que sugeriu a então Autolatina que voltasse a produzir o Fusca a um preço popular.
Na época foi fácil. Porque o próprio Itamar Franco disse que a empresa poderia ter isenção maior no produto. E porque a companhia ainda tinha a ferramentaria, o que permitiu o presidente aparecer dirigindo o Fusca Cabriolet que tinha sido feito numa oficina de customização de São Paulo. Até hoje a Volks nunca disse quantos Fusca Itamar foram mesmo vendidos.
O problema da ideia de Lula, em 2023, é que ela apareceu num contexto onde a as fábricas tinham 72 mil carros nos pátios e as concessionárias mais 131 mil o que na prática era um mês de produção.
A Fenabrave entrou de cabeça na ideia e o consumidor começou a fazer conta achando que Lula abriria mão de todos os impostos federais e os governadores de todo o ICMS, podendo baixar até 35% o que naturalmente era uma viagem. Os governadores estão desesperados com a queda do ICMS no trimestre.
Para completar, o governo ainda montou um evento da Fiesp para anunciar o programa, aguçando ainda mais a curiosidade do freguês, que passou a esperar o anúncio da redução o que, como se sabe, ficou reduzido a no máximo 10,79%, o que é bem diferente dos 35% sonhados.
Na ponta, o salão de vendas da concessionária virou um deserto, com quedas nas vendas até no mercado de usados, que em média vende três veículos para cada um novo, e que perderam negócios.
Já se sabe que o novo programa vai durar apenas quatro meses. E que o governo vai conceder um percentual baixo de isenção o que, com uma taxa média de 1,72% cobrada pelo mercado financeiro, faz pouca gente querer comprar um carro pelado apenas porque é 11% mais barato.
Claro que é possível que uma boa campanha publicitária pode ajudar a indústria. Mas a sabedoria popular ensina que o fato de se conhecer o freguês não garante que se pode vender a ele sem perguntar. No fundo, a angústia com os pátios cheios fez a indústria gerar uma expectativa alta que só frustrou o cliente no fim do mês. Aí a venda já era. O varejo às vezes erra. E quando isso acontece, leva tempo para se recuperar.
Isso é o pré-sal
A Petrobras iniciou nesta quarta-feira (31/5) a produção da plataforma, do tipo FPSO, Almirante Barroso, no campo de Búzios com capacidade de produzir diariamente até 150 mil barris de petróleo (bpd) e 6 milhões de m³ de gás. O Almirante Barroso está localizado a 180 km da costa do Rio de Janeiro e opera sua produção em uma profundidade de água de 1900 metros. É a quinta plataforma a entrar em operação no campo de Búzios, onde já estavam em produção as unidades P-74, P-75, P-76 e P-77.
Feira da Beleza
Começa amanhã e vai até terça-feira a 13ª Hairnor – Feira da Bezela do Nordeste no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções. O projeto é liderado pela empresária Bruna Miranda, da Autonor Empreendimentos a feira terá mais de 350 expositores com 25 marcas de Pernambuco. O Sebrae-PE está apoiando 49 negócios e a expectativa é receber uma média de 55 mil profissionais. Estão previstas 250 caravanas e a expectativa é de R$ 60 milhões em negócios
Franchising 2023
O mercado de franquias teve crescimento de 17,2% em seu faturamento nominal no 1º trimestre de 2023 em relação a 2022. A receita subiu de R$ 43,380 bilhões para R$ 50,854 bilhões e no acumulado de 12 meses, franchising brasileiro cresceu 16,1%. Todos os 12 segmentos do setor cresceram no trimestre, com destaque para Hotelaria e Turismo; Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação Food Service Operações em especialmente os localizadas em shoppings voltam a ganhar participação.
Mel e Limão
Uma conhecida mistura dos consumidores agora se tornou o novo coquetel alcoólico da PITÚ. Com 17,5% de teor alcóolico o Engarrfamento Pitú está lançando o Pitú Mel e Pitú Limão que faz parte da linha de novo produtos do seu portfólio e incentivando o consumo de misturas à base de cachaça”
Comer em casa
Levantamento produzido pela Kantar, insights e consultoria – aponta que o consumidor consolidou a migração para marcas mais acessíveis. E com a inflação amenizada (previsão de 6,05% em 2023), o menor índice de desemprego desde 2015 (8,8% no primeiro trimestre deste ano) e o reajuste do salário-mínimo em +2,8%, os brasileiros estão retomando o consumo dentro do lar. Na primeiro trimestre de houve alta de 21,2% no valor das compras.
Lançamentos
Apesar da queda no PIB do primeiro trimestre de 2023 a indústria está lançando novos produtos. O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de maio revela de 67,9% sobre o ano passado. Publicado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o índice vem demonstrando boas expectativas do empresariado.
Banda Ku
A mudança com a chegada do 5G, que opera na mesma frequência da parabólica tradicional deve eliminar o acesso ao sinal de TV que em breve vai ficar paralisado. Famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), têm direito à substituição gratuita, oferecida pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal dos canais abertos de TV para a Banda Ku. No site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.