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Tirando Caixa da operação, MP do Minha Casa, Minha Vida, antecipa novo estresse do Governo na Câmara

Relatório do deputado Marangoni (União-SP), que faz mudanças substanciais na versão original enviada pelo governo.

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Fernando Castilho

Publicado em 05/06/2023 às 8:00
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Vem aí um novo estresse nas relações da Câmara Federal com o Governo Lula. Desta vez protagonizada pelo deputado Fernando Marangoni (União-SP) que incluiu no seu relatoria a extinção da exclusividade das operações do programa Minha Casa, Minha Vida permitindo que bancos privados e até cooperativas de crédito possa se habilitar não só para serem os agentes financeiros como o gestores da operação com os mutuários.

A Comissão mista que analisa a medida provisória que retoma o programa Minha Casa, Minha Vida (MP 1162/23) aprovou na última quinta-feira (01) o relatório do deputado Marangoni (União-SP), que faz mudanças substanciais na versão original enviada pelo governo. O texto seguirá agora para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Fernando Marangoni (União-SP) também foi escolhido pessoalmente pelo presidente casa e atuou junto a comissão para tornar o texto consensual o que torna muito mais difícil que o Governo reveja ou reverta em plenário a principal mudança na MP MP 1162/23.

Pedro França Agência Senado

Senador Eduardo Braga e o relator deputado deputado Fernando José de Souza Marangoni. - Pedro França Agência Senado

Na verdade, segundo o deputado a intenção foi a de aprimorar o programa, incluindo novas formas de construir moradias e agentes financiadores, bem como expandindo o escopo dos beneficiados.

E alteração que prevê o fim da exclusividade da Caixa Econômica Federal na gestão do programa e estímulo a entrada de bancos privados, inclusive bancos digitais, e instituições financeiras locais, como cooperativas de crédito, na operação do programa é a que mais preocupa o Governo.

O projeto prevê que as instituições financeiras devem fornecer informações sobre as transferências ao Ministério das Cidades, por meio de aplicativo que identifique o destinatário do dinheiro. Mas isso tira da Caixa um banco controlado pela União o protagonismo da atuação nesse segmento que foi ancora da campanha de Lula.

O deputado foi ouvir vários segmento e como disse na sua apresentação ouviu mais de dez entidade e recebeu mais de 90 sugestões. Ele incorporou por exemplo a sugestão de no mínimo, 5% dos recursos da política habitacional serem repassados fundo a fundo ou por meio de convênios para financiar a retomada de obras paradas, a reforma (retrofit) ou requalificação de imóveis inutilizados, bem como as obras habitacionais em municípios de até 50 mil habitantes.

E ainda acatou a emenda que prevê o desconto de 50% na conta de energia dos consumidores inscritos no Cadastro Único dos programas sociais do governo (CadÚnico). Na pratica os inscritos já possuem esse desconto, mas não ficou claro é se os 50% vão incidir sobre o valor da conta com o benefício do Governo.

O texto incluiu as mulheres vítimas de violência doméstica e as famílias residentes em áreas de risco entre as prioridades para firmar contratos de moradia.

O relatório prevê três subsídios: o verde, destinado a projetos com uso de tecnologias sustentáveis e ambientais; o de localização, para empreendimentos próximos a áreas urbanas e integrados ao transporte público; e o de qualificação, para construções que incluam áreas comerciais.

O texto prevê provisão financiada de unidades habitacionais novas, usadas, requalificadas retrofitadas, que serão consideradas novas, em áreas urbanas ou rurais e o fomento à criação de mercados de locação social de imóveis em áreas urbanas.

O relatório aprovado pelo Comissão Mista, prevê ainda a conclusão de investimentos iniciados e cumprimento de compromissos pregressos, exceto se comprovada inviabilidade e promoção de adensamento urbano adequado à integração eficiente das unidades habitacionais com a infraestrutura de transporte e serviços necessários ao atendimento da população.

Também prevê o incentivo à requalificação e retrofit de prédios degradados, não utilizados, subutilizados, localizados nas áreas centrais das grandes cidades brasileiras, priorizando os de pequeno porte, assim compreendidos aqueles com até 200 (duzentas) unidades habitacionais.

 Ricardo Stuckert/PR

Lula anunciou que o Minha Casa, Minha Vida retomará imediatamente as obras de 5.562 unidades habitacionais em cinco municípios. - Ricardo Stuckert/PR

O programa Minha Casa, Minha Vida foi anunciado pelo presidente Lula na Bahia em abril quando anunciou que a União recepcionaria recursos para o programa que no Governo Jair Bolsonaro teve os subsídios totalmente cobertos pelo FGTS. O Governo pretende voltar a bancar os custos na chamada Faixa 1.

Ainda existem mais de 60 ml casas em construção que dependem de recursos federais para serem concluídos. Ele foram ficando inconclusos devido a problemas na construção e defasagem nos contratos.

O Ministério das Cidades está ajustando recursos para que eles sejam finalizados embora a maioria dessa remanescente exijam muito mais investimento.

Lançado em 2009, no final do governo Lula da Silva, o Programa Minha Casa, Minha Vida recebeu, naquele ano, R$ 1,5 bilhão; no ano seguinte, mais R$ 1,95 bilhão. Mas já em 2011, no segundo ano do governo Dilma Rousseff, o valor do MCMV subiu para R$ 11,8 bilhões e chegou aos astronômicos R$ 21,2 bilhões em 2015, no primeiro ano do segundo governo da ex-presidente. Se Lula é o pai do Minha Casa Minha Vida, Dilma efetivamente foi uma mãe para ele.

Na verdade, há uma enorme injustiça com Dilma Rousseff em relação ao MCMV. O programa só teve aplicados no segundo Governo Lula R$ 3,45 bilhões. Nos governos Dilma (2011-2016), a União destinou R$ 82,31 bilhões, excluídos os subsídios via FGTS. No entanto, ninguém lembra dela no MCMV.

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