Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Lula reclama, sindicalistas fazem ato público enquanto Haddad e Roberto Campos Neto almoçam juntos

Hoje, 10 entre 10 analistas de mercado apostam que a primeira baixa na taxa Selic só deve acontecer em agosto.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 20/06/2023 às 0:05 | Atualizado em 20/06/2023 às 9:00
AGÊNCIA SENADO
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto. - FOTO: AGÊNCIA SENADO

O presidente Lula gravou mais um daqueles depoimentos criticando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e o pressionando para que explique por que a Selic não baixa de 13,75%.

Horas depois de gravar a crítica e horas antes de ele fazer mais uma viagem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do BC, Roberto Campos Neto se reuniram nesta segunda-feira, na véspera do primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), num clima bastante amigável.

Há poucas chances de nesta quarta-feira(21) o Copom baixar em, ao menos 0,25%, a taxa básica de juros. 10 entre 10 analistas de mercado apostam que isso deve acontecer em agosto, portanto, no segundo semestre como todas as consultorias estão informando a seus clientes desde janeiro de 2023.

Uma das razões de o juros não baixar agora é o repique que a taxa de inflação dever ter este mês e em julho. Como correção da baixa ocorrida ano passado quando Jair Bolsonaro mudou a cobrança de ICMS dos combustíveis dentro do seu pacote de bondades para tentar vencer a eleição. O resultado da medida vai ser cobrado agora retardando a baixa da taxa de juros já na reunião desta quarta-feira.

Na linguagem do mercado, a queda na Selic está precificada para agosto e pronto. O que se discute agora é se com isso, a taxa da inflação ajuda para que isso seja maior. Ou que cie uma tendência mais acelerada quando começar.

Não tem nada a ver com a campanha raivosa de Lula contra o presidente do Banco Central que exatamente por ter sua diretoria protegida de pressão política vai seguir o curso normal. E o presidente vai continuar reclamando sabendo que apenas seus apoiadores vão ouvir.

Ninguém dúvida que uma baixa da Selic ajudaria muito. Mas o diabo é que países que cederam a esse tipo pressão viram a inflação voltar como recidiva de patologia oncológica.

Mas o presidente não vai deixar de ter apoio. Hoje (20) as Centrais Sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública irão realizar uma ruidosa manifestação contra juros altos em frente a sede do Banco Central, na Avenida Paulista, nº 1804, em São Paulo. Faz parte do jogo democrático. Mas é só mesmo mais uma manifestação.

Ah, semana que vem (29) Roberto Campos Neto e Fernando Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet almoçam na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Bom Clube

O empresário João Carlos Paes Mendonça revelou um segredo sobre o Bom Clube. Na década de 80 ele foi procurar as experiências e um clube de compras em Ohio (Estados Unidos) e Dublin (Irlanda). Mas preferiu implantar o clube de fidelização com um outro diferencial que pouca gente lembra hoje: Permitir que as lojas do Bompreço recebessem cheques, um hábito comum nos Estados Unidos. Com o Bom Clube, o cliente podia pagar e ainda receber um troco adicional à compra.

Suape ambiental

Hoje, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), tem o Fórum Nordeste Export. O Complexo Industrial Portuário de Suape vai marcar presença. O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot levou o diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti para falar da parte ambiental do terminal.

Olho no olho

Apostando no contato diretor a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, está acelerando a abertura de 45 novas unidades em todo o país até o final do ano, chegando ao total de 100 lojas. Hoje, ela tem 55 lojas físicas, sendo 54 localizadas no Brasil e uma nos Estados Unidos.

Isso é a Índia

A fabricante de aviões europeia Airbus está companhia aérea indiana IndiGo está em processo de compra de 500 jatos de passageiros. Pode ser um pedido, recorde, ressalta a crescente demanda por viagens aéreas alimentada pelo crescimento econômico da Índia que está deixando de ser o país mais pobre dos BRICS para ser o segundo depois da China. Mirando uma classe média de 600 milhões de pessoas em 2030.

Mulheres na TI

Vibra recebe até o dia 30 deste mês inscrições de startups lideradas por mulheres interessadas em participar do programa que visa colaborar no processo de transformação focada em empoderamento com mentoria , nas para startups mais maduras permitindo entrar na rota de inovação aberta Vibra Ventures, com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo.

Alagamentos

A requalificação da drenagem, pavimentação e passeios da Rua da Concórdia - que foi iniciada em outubro - vai custar R$ 4 milhões, para a execução 3 mil m² de passeio em concreto; implantação de 1.584 m de tubulações. Já foram concluídos da Rua do Muniz à Rua São João e começou o trecho da Rua Passo da Pátria e Rua Bartolomeu Anacleto, com previsão de término até setembro. O serviço da Rua da Concórdia está no pacote de R$ 12 milhões que a PCR está fazendo em quatro pontos da cidade onde ha grandes alagamentos

Futuro das RM

Hoje, no Ministério das Cidades, em Brasília tem um conversa dos diretores das 82 Regiões Metropolitanas para analisar o seu papel depois de 50 anos. Elas foram criadas em 1973, ajudaram a estruturar o desenvolvimento ao redor das capitais, mas perderam importância como fórum de planejamento quando ficaram sem dinheiro para repassar aos municípios. Em Pernambuco, existe apenas a Região Metropolitana do Recife presidida por Jaime Prado.

Paulo cearense

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, fez ontem sua primeira reunião com um grupo de 20 empresários da indústria e da agropecuária cearenses entre eles o empresário Jorge Parente, sócio e membro do Conselho de Administração da Alvoar – empresa que resultou da fusão da cearense Betânia Lácteos com a mineira Laticínios Embaré. Terminou dizendo: "Macho, tem um caminhão de oportunidades de negócios para quem quer empreender no Ceará e nos demais estados do Nordeste".

Criptoativos

Começa a vigorar hoje o Decreto 11.563 aprovado em novembro do ano passado, que visa criar um regime de licenças para as corretoras de criptoativos e estabelece penas para crimes ligados aos bens digitais. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) continua com atribuições de supervisionar ativos que representam valores mobiliários.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias