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Renan Filho vira o ministro preferido dos deputados. Ele sempre diz sim para as demandas das bancadas estaduais

Renan Filho foi à sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3) apresentar a nova proposta de política de concessões rodoviárias do Governo Federal.

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Fernando Castilho

Publicado em 21/06/2023 às 12:30 | Atualizado em 21/06/2023 às 15:09
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Enquanto Marina Silva, do Meio Ambiente, sempre trata dos riscos ambientais, Nísia Trindade, da Saúde, dos riscos com a falta de vacinação e Fernando Haddad, da Fazenda, dos riscos do caixa da União, um ministro tem se notabilizado por sempre apresentar pautas positivas e garantir investimentos, o que o transformou no preferido das bancadas estaduais para conversas e promessas de novos investimentos.

Renan Filho, dos Transportes, é um dos que sempre dão notícias boas. À governadora Raquel Lyra, ele prometeu triplicar os investimentos para rodovias que cortam Pernambuco. Ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ele prometeu aumentar por seis as demandas do estado que tem a maior malha rodoviária federal cortando seu território.

O ministro se beneficia de dois cenários típicos de sua pasta. O DNIT sempre tem alguma obra sendo concluída, o que lhe garante o ato da inauguração. Depois, o anúncio de obras no setor de Transportes é sempre o início de um processo de longo prazo, o que também lhe garante o ato da promessa.

Na quinta-feira da semana passada (15), ele foi à sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3) apresentar a nova proposta de política de concessões rodoviárias do Governo Federal que, inicialmente, trabalha com a publicação de cinco editais, que somam R$ 66 bilhões, entre novos investimentos e despesas operacionais em 30 anos de contratos em 1.027 quilômetros de duplicações.

Nesta terça-feira, ele se reuniu com a bancada de Pernambuco, onde reforçou a promessa feita à governadora Raquel Lyra de aplicar R$ R$ 576,9 milhões, em 2023, retomar o projeto do Arco Metropolitano do Recife e buscar uma solução para retomar as obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o porto de Suape.

 Márcio Ferreira

Renan Filho com Raquel Lyra - Márcio Ferreira

Na segunda-feira, reunido com o governo de Minas Gerias e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ele prometeu investir entre obras de manutenção, ampliação e adequação de rodovias federais, R$ 1,6 bilhão para este ano no estado. O valor é, aproximadamente, seis vezes maior em comparação aos R$ 262,4 milhões usados pela gestão anterior no ano passado.

Renan Filho pode se dar ao luxo de falar de investimentos de bilhões de reais, enquanto os demais ministérios lutam para empenhar verbas de milhões. Seu orçamento em 2023 é de R$ 18,8 bilhões (no começo do governo ele chegou a trabalhar com R$ 23,4 bilhões), o que lhe permite, por exemplo, estimar que nos quatro anos, o Governo Lula poderá aplicar R$ 70 bilhões, além do que pretende alavancar com as concessões.

Com esse dinheiro, o ministro pode percorrer o Brasil sempre anunciando verbas. Inclusive para sua querida Alagoas, que este ano poderá ter R$ 429,9 milhões, um valor 3,3 vezes maior do que a quantia paga em 2022 pela pasta ao seu estado. Ele prometeu resolver os problemas pendentes nos trechos que faltam para deixar a BR-101 100% finalizada em Alagoas.

Ele também foi à 17ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, onde revelou que o estado terá R$ 1,4 bilhão para obras manutenção de rodovias, outro valor que, segundo ele, é 3,32 vezes maior do que o pago pela gestão anterior no ano passado, R$ 689,3 milhões. Na Bahia, o DNIT trabalha no projeto de duplicação da BR-020/BR-242/BA.

O ministro virou o auxiliar preferido do presidente Lula, que na Bahia, disse: “esse moço já investiu mais dinheiro nas estradas do que o governo passado no ano todo".

Márcio Ferreira

Renan Filho no Fórum Internacional de Transportes (ITF) - Márcio Ferreira

Prestigiado com Lula, ele esteve no do Fórum Internacional de Transportes (ITF), entidade que reúne 66 nações e discute o presente como forma de projetar o futuro dos transportes em todo o planeta.

Uma semana antes, tinha anunciado Movimento Brasil Competitivo (MBC) e na Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC) investimentos públicos dizendo que a experiência internacional mostra que a aplicação maior do orçamento público se torna uma alavanca e estimula a iniciativa privada a investir em concessões e novas parcerias.

Segundo ele, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, prevê quatro leilões de rodovias. O ministério tem cerca de R$ 20 bilhões este ano, já somados R$ 1,7 bilhão de restos a pagar da gestão anterior, para investimentos em rodovias e ferrovias. O que assegura a Renan Filho uma pacote de promessa de obras.

Márcio Ferreira

Promessa de Renan de R$ 18,6 bilhoes em 20-23 para estradas e ferrovias. - Márcio Ferreira

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