No meio da tempestade de números que estão disponíveis no Censo 2023 de Pernambuco, um marca chama a atenção entre as 40 maiores cidades. Nas 10 que têm um perfil econômico diferenciado dentro da economia do estado, todas registram aumento de sua população.
O caso de Petrolina - que assumiu a terceira posição de maior população (388.145) do estado - é o mais emblemático pelo que a cidade se diferencia dos demais com o pólo de fruticultura irrigada às margens do Rio São Francisco. Isso fez a cidade a maior exportadora de frutas no Nordeste embora essa atividade, em tamanho menor, também está presente em Santa Maria da Boa Vista (40.464) pela produção de vinhos.
Mas se esse é o diferencial de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Caruaru com sua economia diversificada - indo da indústria de confecções ao comercio e centrais de distribuição - também justifica o crescimento de sua população (378.180), segundo o Censo 2022. Esse é o mesmo elemento que também levou ao crescimento da população da vizinha Santa Cruz do Capibaribe (97.386) que,aliás, adquiriu personalidade própria como pólo de confecções que se espalha por mais de 50 cidades na região.
Essa capacidade de ancoragem já estava presentes nos municípios do Cabo de Santo Agostinho (203.084) e Ipojuca (98.762) por força do Complexo Portuário de Suape. Embora Ipojuca tenha se diferenciado ainda mais com o desenvolvimento de seu pólo turístico em Porto de Galinhas cujas atividades se somam às receitas e empregos gerados em Suape.
Mas ela também está presente em, ao menos, duas outras cidades que, nos últimos 12 anos, adquiriram personalidade da agregação de novas atividades como é o caso de Goiana (80.983), por força do Pólo Automotivo da Jeep e do pólo vidreiro liderado pela Vivix, além da Hemobras.
Esse mesmo perfil se deu com o município de Vitória de Santo Antão (135.182) cuja marca de produção de cachaça, liderado pela Pitú com 75 anos, mudou de patamar econômico com a chegada da planta da Mondelez que, numa década, transformou a cidade na capital da produção de bombons do Nordeste embora também tenha recebido um conjunto de outras indústrias às margens da BR-232.
A escolha de uma atividade e a transformação dela num referência competitivo também está presente em cidades como Belo Jardim (79.143), que ancora o pólo de produção de baterias do Grupo Moura e, finalmente, em São Bento do Una (48.621) com a atividade de produção de ovos. Curiosamente São Bento é o único exemplo entre as cidades de tornaram-se referencia econômica no Estado que registrou decréscimo de população. Mas iIsso não invalida a constatação de que cidades que construiram seu perfil econômico diferenciado tendem a atrair mais pessoas para os empregos gerados no município.
Até porque, mesmo em cidades com grande população, mas com desempenho econômico não diferenciado tendem a perder população. Ou ter crescimentos vegetativo ligado essencialmente para o uso residencial.
Os primeiros números do Censo 2022 mostram que a performance econômica e o crescimento de um atividade econômica especifica num município podem, de fato, alavancar a chegada de mais habitantes e Pernambuco. Seja pela variedades das atividades econômicas do esatdo ou pelo que representa como ponto logistico no Nordeste.
Diesel R
A Petrobras vai aumentar em 146% sua capacidade de produção de diesel com conteúdo renovável (Diesel R) colocando mais uma unidade de produção desse combustível na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). Dos atuais 5 milhões de litros/dia, a companhia passará a ter um potencial de processar 12,3 milhões de litros por dia, ainda neste ano. O diesel com conteúdo renovável é o primeiro produto do Programa de BioRefino da Petrobras, que receberá US$ 600 milhões no desenvolvimento de uma nova geração de combustível.
Inadimplentes
Um estudo da CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que o cartão de crédito (31%), empréstimo em banco ou financeira (26%), crediário (21%), o cheque especial (15%) e telefone (11%), foram as principais contas em atraso que levaram os consumidores a ficarem com o nome sujo. O cartão de crédito (20%), o empréstimo com parentes ou amigos (19%), a conta de água e luz (15%), o cheque especial (13%) e crediário (13%), são as contas que os entrevistados mais deixaram de pagar.
Noronha 5G
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os problemas de interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) anunciou a liberação para 11 novas cidades de Pernambuco possam instalar infra-estrutura para o 5G. As cidades são Barreiros, Bezerros, Camocim de São Félix, Gravatá, Pombos, Riacho das Almas, Rio Formoso, Sairé, São Caetano, São José da Coroa Grande e a ilha de Fernando de Noronha.
Consumo de leite
Um estudo da consultoria Scanntech revela queda na demanda por produtos lácteos no Brasil, especialmente do leite nos primeiros quatro meses de 2023. O maior faturamento de vendas de lácteos está concentrado em apenas três produtos: leite, queijos e iogurte, que juntos representam 61% do total. Mas a queda foi puxada pela queda no consumo de leite (-5,1%), açúcar (-6,1%) e massas instantâneas (-10,4%), na comparação com o mesmo período do ano passado.
Hidrogênio Verde
A PwC e a Federação Brasileira de Executivos Financeiros do Ceará (IBEF-CE) realizam, hoje em Fortaleza, o debate O Futuro das Matrizes Energéticas e as Perspectivas para o Hidrogênio Verde na Economia Global focado no potencial da região Nordeste para a produção de energias renováveis.
VerdFrut
A Verdfrut, maior rede de hortomercado do Nordeste, reabre hoje mais uma loja em Candeias / Barra de Jangada, para atender também a Reserva do Paiva. A VerdFrut tem 20 lojas, mais de 900 funcionários e está presente no Grande Recife, João Pessoa, Natal e Aracaju e ate 2023 deve chegar ao Ceará e Bahia.
Edital Abrelpe
A Coluna errou ao publicar na edição do dia 18 que Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) lançou dois editais que contribuam para diminuir a quantidade de plástico nos lagos, rios e oceano brasileiros. Na verdade, os editais foram lançados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para selecionar e premiar nove soluções, no estágio de protótipo, que atinjam o desafio proposto e um segundo, desta vez da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para selecionará três projetos, entre os nove vencedores do primeiro concurso (ANA).