Dona de uma carteira de 60 mil clientes e uma malha de 1.000 quilômetros de gasodutos na Região Metropolitana e no interior, a Copergás programa ampliar o número de clientes de gás natural residencial potencializando as rotas onde já implantou os ramais de gasodutos com novos clientes.
Nos últimos anos a Copergás implantou um grande programa de ramificações de seus gasodutos passando por um série de barros onde passou a oferecer o produto a empresa e residência. Mas, na visão da nova administração, sem potencializar o mercado existente ao longo das linhas que agora serão objeto de uma abordagem mais proativa de modo a ampliar o consumo e o faturamento da companhia.
A companhia também programa fazer esta mesma ação em rotas onde estão instaladas indústrias e empresas que podem adotar o gás natural de modo a expandir o fornecimento do seu negócio.
A Copergás está iniciando uma abordagem de oferta de gás em conjunto com outras agências e empresas estatais de Pernambuco para combinar uma atuação mais proativa da presença do estado em apoio aos empreendimentos aqui instalados.
Segundo o presidente da Copergás, Felipe Valença o conceito é de oferecer gás natural na mesma ação da negociação onde o estado oferece incentivo fiscal, infraestrutura de acesso, energia em alta tensão e água de modo a robustecer a presença do governo junto ao empresário e ao consumidor final.
Felipe Valença afirma que a empresa tem feito entregas de dividendos aos seus acionistas, entre eles o governo de Pernambuco, mas sem potencializar sua capacidade de alavancar investimentos na ampliação da malha como fator de atração de novos negócios.
A Copergás é uma empresa em que o Governo de Pernambuco possui 51% de suas ações ordinárias, a Commit Gás 24,5% das ações e a Mitsui Gás e Energia do Brasil mais 44,5% das ações. Segundo seu presidente, os sócios da Copergás já confirmaram a intenção de fazer mais investimentos desde que isso signifique maiores vendas.
A Copergás vem tendo uma performance razoável nas suas operações e até na remuneração do capital de seus investidores, mas abaixo da média do setor no Brasil.
Para Felipe Valença, a companhia não aproveitou o potencial do insumo de forma mais agressiva de modo que a nova estratégia é maximizar a oferta e atração de mais clientes.
Como um novo foco, a companhia está se integrando às ações da secretaria de habitação para incluir nos projetos de novas residentes a tubulação de gás natural já nos projetos. Na verdade, parece claro que o consumidor residencial não percebeu que ter gás natural é mais barato que gás de petróleo fornecido em botijão de 13 quilos.
A Copergás também não teve até agora uma ação mais ativa junto ao setor da construção civil para que todos os novos prédios sejam equipados com pontos de acesso já a partir do projeto. Uma outra fonte de possíveis novos negócios é o setor de transporte de carga e de passageiros que podem rodar com gás natural. A empresa fez um convênio para homologar convertedor as de gás natural para caminhões de transportadoras de Pernambuco.
O uso do gás natural comparado ao diesel chega a ser 50 % menor o que justifica a conversão. Ela também está apoiando o uso de gás natural por caminhões com motores com essa opção já a partir de fábrica. A conversão de um motor para gás natural custa R$ 250 mil, o que só e adequado para transportadoras.
Segundo Felipe Valença a companhia é responsável por um recolhimento de R$ 150 milhões por ano que ele quer duplicar com novos negócios. A Estratégia de Longo Prazo (ELP) da Copergás, para o período 2023-2028, prevê investimentos de R$ 595,9 milhões, com foco nos projetos de ampliação da rede de distribuição.
Felipe Valença diz que num primeiro momento a Copergás pode ampliar sua performance apenas se apresentando a potências cliente que estou na rota de seus gasodutos.
Podemos agregar muito mais residência e pequenas empresas apenas oferecendo a opção do uso do insumo. Enquanto desenhamos novos negócios e nos apresentando como agentes de desenvolvimento junto com as demais atores do nosso sistema estatal de atração de novos empreendimentos.