Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Lideranças pernambucanas tentam recolocar trilhos da Transnordestina no caminho do Porto de Suape

Documento afirma que não se concebe um Hub-Port como Suape desconectado de uma rede ferroviária de alcance nacional e regional.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 18/07/2023 às 0:05
Miva Filho
Empresários do Grupo Atitude com as lideranças da Fiepe e mais os executivos da Amcham PE entregaram documento à Governadora Raquel Lyra. - FOTO: Miva Filho

Conversa organizada pelos empresários do Grupo Atitude com as lideranças da Fiepe e mais os executivos da Amcham PE, o documento juntou o apoio de mais 17 outras instituições na entrega de um documento à Governadora Raquel Lyra na defesa de uma solução que (re) inclua Pernambuco no projeto de ferrovia Transnordestina que ironicamente começou aqui na década de 90 quando o então governador Jarbas Vasconcelos começou a trabalhar na proposta de uma ferrovia que chegasse ao Sertão do Santo Francisco.

Ela começou a se fazer projeto no governo Lula até que virou a Transnordestina uma ferrovia de três cabeças que começou pelo meio e que até agora 17 anos depois nunca transportou nada alem das esperanças dos pernambucanos em ter um trem de carga chegando a Suape.

Ontem, no documento entregue a governadora, o discurso foi de não se concebe um Hub-Port como Suape desconectado de uma rede ferroviária de alcance nacional e regional. Sem o acesso à ferrovia, o desenvolvimento do porto pernambucano ficaria muito aquém do seu potencial, o que prejudicaria também outros Estados nordestinos pela complementaridade funcional entre seus portos e a possibilidade de reativação da chamada Malha Ferroviária 1 do Nordeste, atualmente desativada, que contempla a área litorânea da região mais populosa.

Faz sentido, mas ninguém deve achar que desmanchar o imbróglio criado com a alteração do projeto inicial, que estabelecia a bifurcação da ferrovia na cidade de Salgueiro, com ligação ao Porto de Suape, em Pernambuco, e ao Porto de Pecém, no Ceará excluindo o trecho na direção do terminal pernambucano é simples.

Até agora, a CSN tem um aditivo bem amarrado nas quatro pontas que vai demandar muito mais do que promessas do presidente Lula dizendo que a empresa deve retornar ao projeto original. Vamos precisar de muita conversa articulação e busca de um caminho. Talvez nós mesmos desenvolvendo soluções econômicas que cuide do nosso interesse.

Uma manifestação como a que a governadora recebeu ajuda. Ou como ela mesma disse lhe dar argumentos para que a força de um apoio de entidades da indústria, comércio, agricultura, tecnologia e serviços, lhe autorizam a solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

De fato. Precisamos que o projeto esteja no Plano Nacional de Logística – PNL 2035. Que será um dos principais instrumentos que o Poder Público dispõe para planejar a infra-estrutura de transportes brasileira. Sabendo que essa é uma disputa e uma articulação de Pernambuco. Inclusive, sabendo que fora do discurso solidário de integração regional, Ceará e Piauí vão cuidar primeiro dos seus interesses.

Baterias Moura

A Baterias Moura estará na Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade (FIEE), de hoje (18) até sexta-feira, em São Paulo, mostrando seu portfólio de baterias estacionárias do mercado e com elevados níveis de nacionalização. No evento, serão apresentados os sistemas de acumuladores de energia para backup - como a Clean, VRLA, GMG e a linha de Lítio - assim como as baterias para sistema de energia renovável, como a linha Solar.

Impacto Social

Hoje, no Hotel Intercity Cabo de Santo Agostinho tem a Maratona de Negócios de Impacto Social com a presença de 140 participantes de nove comunidades de sete municípios localizados na área de influência do Complexo Industrial Portuário de Suape , incentivando a transformação de atividades remuneradas em planos de negócios e projetos estruturados, com capacidade de impactar a comunidade.

BRFoods

O CEO da BRFoods para a Arábia Saudita, o pernambucano Matheus Leão é o convidado desta quarta-feira no Executive Lounge do Atlante Plaza do Lide Industria para falar sobre tendências na cadeia produtiva mundial para os próximos anos. Leão comanda uma operação de 1 bilhão de dólares/ano e vai falar sobre os reflexos no agro e a indústria brasileira podem aproveitar esse vento a favor.

Energia Armazenada

Durante a reunião de julho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou suas previsões consolidadas para 31 de dezembro de 2023 com base nos resultados da operação eletro-energética referentes a junho de 2023. Pelo ONS, a Energia Armazenada (EAR) no SIN ao fim do ano pode ser a quarta melhor da série histórica mesmo no cenário menos otimista, 59,7%. Na mais otimista, a EAR ficará em 76,8%.

Solar 10 anos

Considerada um dos 15 maiores fabricantes do mundo e o segundo maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a nordestina Solar Coca-Cola que opera 13 fábricas e atua em uma área de 70% do território brasileiro está completando 10 anos com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.

Sindhospe

Nesta quinta-feira, o Sindicato dos Hospitais Privados de Pernambuco (Sindhospe), representante das instituições privadas e filantrópicas do Pólo Médico de Pernambuco, realiza o 2º Encontro Regional dos Sertões Central, Moxotó e do Pajeú - Subsede Serra Talhada. Vão discutir os reflexos nas empresas do pagamento do Piso Nacional de Enfermagem.

Ives Gandra Martins

Do tributarista Ives Gandra da Silva Martins, sobre a Reforma Tributaria em palestra na Associação Comercial de São Paulo : "Nós acabamos de trocar 4 tributos por 4 tributos, nós tínhamos 4 impostos, PIS/COFINS no mesmo regime, IPI, ICMS e ISS, e agora nós temos CBS, IBS, imposto seletivo e o imposto que os Estados poderão criar. Em número de imposições não houve simplificação. Aguardemos a aprovação no Senado e a legislação infraconstitucional.”

Centro de Convenções

O Consórcio CID, administrador do Pernambuco Centro de Convenções, iniciou a requalificação dos primeiros 20 mil m² liberados pelo Mirabilandia. O espaço, que já foi utilizado para estacionamento durante a Fenearte, deverá abrigar nova área externa do complexo para shows e eventos para até 40 mil pessoas. A meta do CEO do Consórcio CID, Cláudio Vasconcelos, é conseguir patrocinadores para o local. O Mirabilandia comprometeu-se a desocupar toda a área até julho de 2025.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias