Solenidade do Governo Federal, via Ministério da Integração, nesta sexta-feira (4) em João Pessoa marcou o que foi chamado acordo interfederativo para garantir a operação, de forma sustentável, do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Estavam lá para colocar o jamegão no documento as governadoras de Pernambuco, Raquel Lyra, do RN, Fátima Bezerra, além de Elmano Franco (CE) e João Azevedo (PB) , além do ministro Waldez Góes.
Discurso, fotos, post no Instagram, mas um detalhe chama atenção. Nenhuma palavra sobre quanto vai custar a água que o projeto vai entregar aos quatro estados sob forma de água bruta com preço definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Fora os rapapés e salamaleques de sempre, a única coisa próxima do assunto é que pelo acordo as unidades federativas serão responsáveis "por arcar com as tarifas relativas à prestação do serviço de adução de água bruta do Projeto São Francisco, emitidas pela ANA". E que os recursos necessários para o pagamento devem estar previstos nas legislações orçamentárias estaduais a partir de 2024". Isso quer dizer que os governadores já terão que alocar verbas para essa despesa.
Água muito cara
Pelas contas da ANA feitas em 2022, o valor definido para a Codevasf cobrar dos estados receptores é R$0,295 por metro cúbico, para disponibilidade da água e R$0,636/m³, para a tarifa de consumo da água.
Se isso valer, os estados terão que ter, por ano, cerca de R$332 milhões. Desse montante, o Ceará vai gastar R$131,8 milhões, a Paraíba R$112,1 milhões, Pernambuco R$69,6 milhões e o Rio Grande do Norte R$18,3 milhões (que vai demorar mais a receber água). Ou seja, a governadora Raquel Lyra terá que alocar no OGE-2024 ao menos R$70 milhões. Mas, curiosamente todos eles estavam muito felizes nas fotos.
Dos quatro estados que vão receber a água da Transposição, Pernambuco é o que mais se preocupou em saber o que vai receber para saber o que gastar porque desde o começo da obra ficou claro que a União pagava a obra, mas a água não seria de graça. Desta forma, Pernambuco se comprometeu a receber apenas 6 m 3/seg, embora deseja usar 4 m 3/seg. Mesmo assim não vai ser barato porque a água precisa de muita energia nas estações elevatórias.
Adutora do Agreste
A Transposição é bonita com os seus 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217). Mas o empreendimento tem nove grandes subestações de energia elétrica em alta tensão que 270 quilômetros de linhas de transmissão. Esse é o problema pois a Codevasf que vai gerenciá-la está autorizada a cobrar a água já no ano que vem.
Além disso, embora a União tenha ajudado com R$1, 2 bilhão para fazer o trecho que atende a 22 cidades na fase 1 da Adutora do Agreste, ainda faltam quase R$2 bilhões para a fase 2 que vai levar a água a mais 46. Ontem o ministro Waldez Góes garantiu que não vai faltar dinheiro. A governadora acredita na palavra dele.
Banco Serasa
A Serasa Experian agora vai emprestar dinheiro. A empresa anunciou a aquisição majoritária da Nova, primeira instituição financeira de Credit as a Service (CaaS)?do Brasil que permite que seus clientes ofereçam soluções de crédito para pessoas e para outras empresas, com destaque para as pequenas e médias (PMEs). O mercado de crédito das pequenas e médias empresas, segundo os dados do Banco Central (BC), é estimado em R$1 trilhão.
Venda de comida
Vender comida não é apenas a maior atividade que MEI e micro empresas entram e prosperam. No setor de franquias, principalmente no pós-pandemia o setor de alimento sé o que mais cresce segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF) que em parceria com a Galunion, consultoria especializada em alimentação, identificou que as empresas do setor alimentício faturaram 51,9 bilhões de reais em 2022 – 18% a mais do que no ano anterior atingindo a marca de mais de 40 mil estabelecimentos.
Destino Recife
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê que o Aeroporto Internacional do Recife vai receber 6.411 voos este mês. Em agosto de 2019, ano pré-pandemia foram 6.004 entre pousos e decolagens. Dentre os três maiores aeroportos do nordeste, Recife é o único que registra um crescimento significativo no mês de agosto.