Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Escolaridade vira realidade em chão de fábrica e emprego na indústria só cresce nas áreas que usam mais tecnologia

O estudo IEDI mostra que, por intensidade tecnológica, houve crescimento do emprego com carteira nos grupos de média-alta tecnologia, média e média-baixa tecnologia.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 06/08/2023 às 0:05
DIVULGAÇÃO
Fábricas cada vez mais automatizadas exigem trabalhadores cada vez mais escolarizados. - FOTO: DIVULGAÇÃO

Apesar de o PIB brasileiro ter surpreendido positivamente no iniciou 2023, o consumo das famílias e um maior investimento um estudo da Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) mostra que a evolução do emprego no Brasil esse ano deve ser menos quantitativa e mais qualitativa, em função de um processo gradual de formalização.

Na comparação com o início do ano passado, o número total de ocupados no setor privado cresceu +2,4% no 1º trim/23, impulsionado principalmente pelos serviços (+4,5%) e pelo comércio (+3,1%). Na indústria, o emprego com carteira assinada se saiu melhor, com crescimento de +5,2% no total do setor privado no 1º trimestre/23.

Mas quando se observa os ramos industriais observa-se que 16 ramos da indústria de transformação ficaram no azul no 1º trim/23 com o fato de que as maiores altas ficaram a cargo de outros equipamentos de transporte (+28,4%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+22,3%) e metalurgia (+20,6%).

O estudo IEDI mostra que, por intensidade tecnológica, houve crescimento do emprego com carteira nos grupos de média-alta tecnologia, média e média-baixa tecnologia. No grupo de alta tecnologia, a ocupação ficou praticamente estável, na comparação interanual. E esse quadro mostra uma realidade bem desafiadora para a indústria: cada vez mais ela precisa contratar gente não só mais qualificada como pagar melhores salários porque eles vão operar máquinas mais modernas e tecnológicas. Acabou o tempo do torneiro mecânico semi-analfabeto.

Teto solar

O setor solar fotovoltaico deve alcançar nos próximos meses a marca de 1 milhão de empregos acumulados no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O setor gera postos de trabalho especialmente na atividade de geração distribuída feita por pequenas empresas. O Brasil possui hoje 32 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

Chico Saboya

O presidente da Embrapii, o pernambucano Chico Saboya foi o convidado do Comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da CNI  FES uma apresentação sobre o panorama dos investimentos da Embrapii em Ciência, Tecnologia e Inovação revelando que a empresa opera uma rede de 96 centros de pesquisa de excelência credenciados e pode ajudar nas pesquisas de novas soluções tecnológicas para o setor industrial. O ecossistema de inovação reúne mais de 10 mil pesquisadores, já apoiou mais de 2 mil projetos e alavancou R$3 bilhões em investimentos.

Petróleo no Rio

O Rio de Janeiro vai receber, de terça-feira (8) a quinta-feira, a 13ª edição da Rio Pipeline 2023 promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) na EXPO MAG, no Rio de Janeiro. Vem a ser o maior evento do setor no Brasil porque faz parte do calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no mundo, pelo tamanho do setor brasleiro. O tema deste ano é “Conhecimento e Energia para um novo mercado”

Guia Única

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) fechou um convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife permitindo que o contribuinte pague as taxas de Controle e Fiscalização Ambiental de Pernambuco e do Recife numa guia única. A guia única será emitida pela CPRH, que ficará responsável pela transferência dos valores para o município.

Paizão do 5G

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam movimentar R$26,94 bilhões no comércio no dia dos pais. Mas ninguém espera muita coisa. É que filho não dá presente caro ao pai. Mas este ano há uma procura razoável por aparelhos com tecnologia 5G.

Visita às Arábias

O ministro Carlos Fávaro foi a Arábia Saudita quando anunciou a abertura do mercado de caprinos e ovinos. O Brasil é o 21º produtor de caprinos com um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões, concentrado, majoritariamente, na região Nordeste do país. O país registrou com esta abertura 25 novos mercados, desde o início do ano, de produtos da agropecuária brasileira. Fávaro não informou se voltou ao Brasil com algum presente.

Armazenamento

A empresa Agro Nutri Brasil anunciou a construção de 30 silos no Nordeste para atender a uma área conhecida como Sealba, acrônimo das siglas de Sergipe, Alagoas e Bahia, reunindo 171 municípios. As unidades de armazenamento terão equipamentos necessários para limpeza, secagem, embaladores e esmagadoras de grãos, entre outros, funcionando como prestadora de serviços para ajudar na produção agropecuária e no plantio, comércio e exportação de soja e milho.

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias