Coluna JC Negócios

Neurotech e Quod juntam os maiores bancos de dados do Brasil para oferta crédito no varejo com mais segurança

O acesso da Nerotech à Quod é para que usando sua tecnologia entregue aos clientes da parceira aquilo que é sonho de consumo dos bancos: o cliente capaz de acessar mais produtos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 09/08/2023 às 16:30
Notícia
X

A B3 e a Neurotech (um empresa do grupo B3) fecharam parceria para o desenvolvimento de novas soluções de segurança de crédito com a Quod, uma gestora de bases de dados com foco no Cadastro Positivo, controlada por cinco mega bancos no Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco).

A Quod tem o cadastro dos clientes das instituições que é usado para a referência na concessão de crédito pelos acionistas sua controladora. A Neurotech tem o cadastro de milhões de clientes captados em bancos de dados abertos e de seus clientes ao longo de 20 anos. O acesso da Nerotech à Quod é para que, usando sua tecnologia, entregar aos clientes da parceira aquilo que é sonho de consumo dos bancos e de centenas de companhias em busca de melhores negócios: A lista (eles chama de persona) dos clientes com veradeiro potencial de acessarem novos produtos.

O que tornar essa parceria com grande potencial de novos negócios é que ela junta dois grandes desenvolvedores de produtos baseados em inteligência de dados (data analytics) para análise de crédito, antifraude e cobrança para um novo nível de negócios.

Segundo Rodrigo Cunha, vice-presidente de Produtos da Neurotech de uma forma bem simples pode-se dizer que as duas empresas poderão entregar um novo pacote de serviços que podem, de fato, elevar o potencial de negócios de quem tem um perfil qualificado junto ao seu banco, mas não é demandado porque a intituição não consegue exergar todo o seu prontencial.

Na prática, o que nós vamos fazer não é entregar a informação se ele paga suas contas, se contrata serviços numa instituição, mas como ele está no mercado como um todo. E essa informação poder ser muito util não só para banco mas para outros clientes.

Cunha lembra que lembra que a parceria firmada com a Quod em setembro de 2020 já trouxe bons frutos aos clientes das duas empresas com uma análise mais assertiva e redução de custos na concessão de crédito. O que eles vão fazer agora e atuar no sentido inverso e dar informação para a oferta de novos produtos.

Segundo ele, o setor bancário brasileiros tem uvoluido muito na utilização de dados para entregar mais valor para seus clientes. Mas acreditamos que soluções de dados utilizando inteligência artificial em cima de uma base de informações como as das duas empresas vai , amppliar a capacidade analítica nas operações de crédito chegando a personalização para cada tipo de cliente.

O projeto faz sentido. As cinco instituições que controlam a Quod ofertam 85% de todo o crédito concedido no Brasil. Mas apesar do colossal número de informações que juntas elas detêm, o grande desafio é levar os seus melhores clientes a um patamar que trabalhe com seus dados no mercado e não apenas dentro de casa.

Alguns analistas chamam isso de oferta 360º que consegue ver se um cliente está no topo de sua capacidade de crédito e daí oferecer risco à instituição ou se ele tem um perfil que vá além do que tem contratado na casa quando sua "persona" é revelada.

A Quod foi fundada, em 2017, com o objetivo de atuar no mercado de inteligência de dados no país, com base em informações advindas do Cadastro Positivo (banco de dados de pessoas físicas e jurídicas que leva em conta pagamentos de compromissos de crédito e consumo). Ela tem informações de mais de 200 milhões de pessoas e 60 milhões de empresas.

A Neurotech foi adquirida pela B3 ano passado com o objetivo de potencializar suas operações nos serviços de suporte à decisão de crédito, tornando-as mais precisas e condizentes com a realidade de cada cliente.

 

Tags

Autor