Coluna JC Negócios

De onde vem o interesse do ministro Haddad nos fundos exclusivos no Brasil

Os ativos de 3.500 fundos somam R780 bilhões sob gestão e muito concentrados dos 10 maiores bancos brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 27/08/2023 às 0:05
Notícia
X

Objeto de desejo do Ministério da Fazenda que prevê uma nova alíquota de 10% sobre a antecipação do pagamento de Imposto de Renda, os fundos de investimentos exclusivos revelaram a evolução do mercado financeiro brasileiro por melhores margens de seus grandes clientes, especialmente dos mega bancos.

Esse é um negócio que cuida da gestão do patrimônio de gente com muito dinheiro. Não são isentos,mas só pagam imposto sobre a antecipação do pagamento. O Governo Lula vê neles um enorme potencial contributivo tanto que enviou uma proposta de aumento da tributação. Haddad quer uma cobrança periódica, igual ao “come-cotas” dos fundos abertos.

Não aconteceu sem que a Receita Federal e o Banco Central acompanhassem de perto. E nem podiam. Em 2018, o patrimônio consolidado era próximo de R$500 bilhões. Ao final deste mês, estarão ativos mais de 3.500 com R780 bilhões sob gestão altamente concentrados dos 10 maiores bancos brasileiros. Eles cresceram 56,7% em cinco anos.

Seus gestores ensaiaram migração entre as diferentes classes de ativos. Mas com o que o próprio governo remunera muito bem seus títulos, o principal investimento na carteira dos fundos exclusivos (45%) são os títulos públicos.

Tem mais: Entre 2017 e 2019, os fundos exclusivos estiveram muito voltados para ações. Mas com o aumento da Selic o foco se voltou para os fundos de renda fixa. Os gestores desses fundos também apostaram nas debêntures, que se mantiveram estáveis ao longo dos anos, com um aumento para 2,9% em junho de 2023.

Todo esse movimento despertou no governo uma enorme cobiça. Até porque o universo (3.500) é pequeno e fácil de monitorar pela Receita Federal, pelos grandes bancos brasileiros mas por instituições como os bancos Morgan Stanley, BTG Pactual Wealth Management e JP Morgan. Ou seja, para a equipe de Fernando Haddad é como se os fundos exclusivos fossem um pote de mel que o Fisco só precisa ir buscar uma parte dos ganhos. 

Home office

Ficou pronta a nova pesquisa da Casa do Construtor – rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil da América Latina – e a AGP Pesquisas com 600 pessoas, em todas as regiões brasileiras sobre o impacto do isolamento social nos lares quando houve uma ressignificação dos espaços de descanso que abarcam outras atividades, como trabalho, estudo, atividades físicas e lazer.

Meu quarto

A pesquisa mostrou que 62% fizeram alguma reforma. Um raio-X dos cômodos com mais intervenções elegeu o . O destaque fica com o quarto que teve um percentual de 55% de intervenções. O banheiro/lavado (44%) e a área de lazer (18%) vêm a seguir.

Homenagem

Nesta quinta-feira (30), o LIDE Pernambuco homenageia o empresário João Carlos Paes Mendonça pela sua trajetória empresarial nos diversos segmentos em que atua. Ao menos 200 executivos e líderes empresariais filiados à entidade confirmaram presença.

Livro de Sabores

Nesta quarta-feira (30), a Abrasel PE lança o livro Cores e Sabores de Pernambuco, obra que reúne, em 240 páginas, informações sobre a cultura gastronômica do estado. A obra traz informações sobre os 83 estabelecimentos locais participantes que desenvolveu um prato especial para o evento reverenciando a história, a cultura e as raízes da região.

Suécia-Recife

A embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen vem ao Recife, no próximo dia 4 em visita oficial. Agendou encontros com a governadora Raquel Lyra e a Vice Prefeita Isabella de Roldão e estará acompanhada do Cônsul do país no Estado, Erik Limongi Sial. E visitará o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Raymundo da Fonte

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, conduziu o desenvolvimento de uma solução personalizada para o Raymundo da Fonte numa plataforma Web/Mobile de compra digital voltada ao pequeno varejo e de um serviço de suporte e relacionamento de clientes diretos e indiretos. Iniciada em a solução apresentou um crescimento no faturamento de 61% entre Abril e Maio

Manchas e melasmas

Liderada pela esteticista e cosmetóloga, Paula Fontelles, o Shopping Patteo Olinda está recebendo a primeira unidade do estado da Mellan Face, franquia especializada no tratamento de manchas e melasmas do país. Esse é um mercado que foca 95% da demanda na clínica no público feminino e 5% são homens que demonstram preocupação com a saúde da pele.

Exportador

Nesta segunda-feira (28) o Governo do Brasil através do Ministério da Agricultura deve enviar para a Administração Geral de Alfândega da China (GACC) uma encaminhe uma lista reduzida de frigoríficos a ser habilitado para exportação de proteína animal ao país, O Brasil ofereceu ao país asiático 62 plantas frigoríficas com os requisitos sanitários exigidos além de outras 15 plantas que estavam em avaliação. Os chineses reclamaram que era gente demais. A lista foi feita num acordo com a com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo)

Lábios Fini

Uma parceria da Cimed com a Fini, marca líder em balas de gelatina e regaliz no País, faturou mais de R$90 milhões em vendas, em apenas quatro meses. A Carmed tinha 9% de market share e agora tem 42% do mercado. A estratégia de vendas foi focar em cuidados com os lábios. A Cimed é a 3a maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas

Tags

Autor