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Marisa reorganiza rede, atualiza padrão de lojas no Recife e promete entregar dividendos os acionistas em 2024

Companhia promete voltar a performar como aconteceu no passado quando era uma das empresas de capital aberto que mais remuneram seus acionistas.

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Fernando Castilho

Publicado em 12/09/2023 às 12:05 | Atualizado em 12/09/2023 às 12:10
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O CEO da Marisa, uma rede de moda e conhecida pela forte presença no segmento de roupas íntimas, João Pinheiro Nogueira Batista estará no Recife nesta quarta-feira. Vem apresentar a nova loja da rede no Shopping Recife que foi repaginada dentro do que a companhia programa para reforçar sua presença no mercado de varejo depois de uma forte reestruturação que a levou a fechar 81 unidades por vários estados do Brasil.

O investimento não é grande se comparado ao negócio de 246 lojas. Mas para Batista tem importância estratégica para o projeto da empresa de já no ano que vem voltar a entregar dividendos aos seus acionistas, o que não ocorre há oito anos.

O executivo acredita que em 2024 a companhia voltará a performar como aconteceu no passado quando era uma das empresas de capital aberto que mais remuneram seus acionistas.

Nogueira Batista revela que a Marisa foi uma das vítimas da onda que varreu o varejo por causa da crise que levou à Recuperação Judicial das Lojas Americanas, mas adverte que o tsunami serviu para a empresa olha para dentro e ver que parte da rede não estava entregando resultados e, na prática comendo o caixa da empresa.

Ele reconhece que foi um processo duro, dolorido pelos desligamentos e que custou caro. Mas estamos fechando o ciclo e o objetivo é requalificar a maioria das lojas, processo que espera concluir no segundo semestre do ano que vem. Em Pernambuco, agora são apenas oito lojas, quatro delas no Recife.

Divulgação
João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da Marisa - Divulgação

O CEO da Marisa diz que a empresa está retomando com força o desenho e modelagem de suas coleções e se reconectando com os parceiros que produzem para a rede. A Marisa tem 75 anos e é uma das marcas mais fortes e confiáveis do varejo. Nunca tivemos problemas com o conceito que os nossos clientes têm de nossos produtos, mas não estávamos entregando o que a marca pode entregar.

Como dirigente do varejo e engajado na briga com as asiáticas que efetivamente lhe tomaram mercado, Nogueira Batista diz que o que o setor pede é apenas isonomia.

Não queremos tratamento diferenciado, mas não é justo que o Governo aceite a importação de produtos sem o pagamento de impostos, enquanto no Brasil o varejo é cobrado de suas obrigações. Ele diz que o setor confia na palavra e no compromisso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prometeu equilibrar o jogo.

Para o executivo, o varejo brasileiro já tem porque temer a concorrência até porque no setor de moda, por exemplo, ela é muito acirrada. Mas diz que não dá para competir com quem não paga imposto aqui e nem no seu país de origem.

A rede Marisa tem forte tradição no segmento de moda feminina embora tenha presença no segmento masculino, mas é dona de um dos slogan mais conhecidos pelas consumidoras que sempre viram nas lojas um espaço seu a partir da frase “De mulher para mulher, Marisa”.

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