Coluna JC Negócios

Governo usará desempenho da economia em 2023 para gastar mais em 2024

Pesquisa com 87 profissionais e descobriu que 94% deles não acreditam que o governo vai conseguir essa promessa

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 20/09/2023 às 0:05
Notícia
X

No país que escreve um orçamento onde 93,4% são despesas fixas, como Previdência, Lei Orgânica de Assistência Social, Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família, abono salarial, seguro-desemprego e subsídio o debate entre economistas e analistas de plantão é como o governo vai gerenciar os 6,6% restantes com o discurso de mais gastos do Governo mirando uma vitória nas eleições de 2024 de modo a reforçar a força do PT nos municípios.

O problema é que entre os executivos do mercado financeiro ninguém paga um tareco com mariola pela projeção do governo de fechar o próximo ano com déficit zero. A consultoria Quest fez uma pesquisa entre 87 profissionais e descobriu que 94% deles não acreditam que o governo vai conseguir essa promessa.

Animador de torcida

Mas aqui para nós e o povo da rua não dá mesmo para Fernando Haddad e equipe terem um discurso diferente. Ministro da Fazenda é animador de torcida do governo na economia. Ele tem que fazer o que ele está fazendo mesmo seja em São Paulo ou em Nova Iorque.

Nem a pau, Juvenal

Todo mundo no mercado financeiro sabe que com esse orçamento escrito para o ano que vem orçamento zero não tem como acontecer. Ou como diz a frase celebrizada pela personagem Dona Elvira no comercial do presunto da Sadia em 2006: Nem a pau, Juvenal.

E na outra ponta, o papel dos analistas é advertir que o governo vai ter que apertar as contas mesmo. O ex-presidente da Instituição Fiscal Independente (IFI) criado pelo Senado Federal e ex-secretário da Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, acha que no meio do não o ministro vai ter que travar despesas de ao menos R$50 bilhões.

Executivo e Legislativo

Já os economistas Margarida Gutierrez e Francisco Eduardo Pires de Souza, do grupo de Conjuntura do Instituto de Economia da UFRJ, advertem que será preciso cortar 5,5% das despesas. Ou seja, todo mundo acha que o governo está querendo gastar demais.

Entretanto, a questão central talvez não seja o estouro previsto e que vai acontecer mesmo. O preocupante é o conceito geral de ampliação de gastos embutido na chamada peça orçamentária. E como não existe por parte do Executivo proposta de redução de despesas o Legislativo faz a sua parte. Tipo: como o governo não vai economizar mesmo, a gente incluir mais uma despesa na conta.

Divulgação
Atiaia Renováveis fechou a aquisição da Ibitu Energia duas Usinas Fotovoltaicas (UFV) na região centro-sul da Bahia. - Divulgação

Atiaia Brennand

A Atiaia Renováveis braço de produção de energia do Grupo Cornélio Brennand fechou a aquisição da Ibitu Energia duas Usinas Fotovoltaicas (UFV) na região centro-sul da Bahia: a UFV Verde Vale III, localizada no município de Guanambi, e a UFV Assuruá, localizada no município de Itaguaçu da Bahia.

Os parques solares já estão em operação e possuem capacidade instalada de 44,8 MW. Ambos possuem contratos de longo prazo válidos até 2037 e adquiridos via Leilão de Energia de Reserva. Com isso o portfólio d a Atiaia eleva sua capacidade instalada para 421 MW em projetos de energia proveniente de fontes renováveis, sendo 266 MW em operação e mais 155 MW pré-operacionais. Desse total, 100 MW são provenientes da fonte solar.

Granéis sólidos

Nos oito primeiros meses de 2023, o Porto de Suape bateu o recorde na movimentação de granéis sólidos. De janeiro a agosto, as operações somaram 722.386 toneladas, 47,8% maior do que em todo o ano de 2022.

Isso se deve ao retorno das operações de descarga de clínquer, utilizado na produção de cimento para a construção civil e o aumento da exportação de coque de petróleo produzido na Refinaria Abreu e Lima. No sentido contrário as importações de trigo a granel, importado da Argentina, Canadá, Estados Unidos e do Sul do Brasil

Brisanet maior

A empresa cearense Brisanet atingiu o marco de 1.242.889 clientes atendidos em todos os nove estados do Nordeste. Assim a empresa chega a marca de 158 cidades atendidas e passa na frente de 6,9 milhões de domicílios na região.

Dislub na Refeno

O Grupo Dislub Equador patrocina a 34ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (REFENO) que parte neste sábado (23), do Marco Zero, com destino ao arquipélago de Fernando de Noronha numa jornada totaliza 300 milhas náuticas (560 km) com participação de 95 barcos inscritos de 15 estados do país inscritos e mais de 700 tripulantes.

Boi na mesa

O monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) relativo aos preços do boi indica que entre abril e agosto os preços da Valor por arroba de 15 kg caíram de 285,81 para 203,45. Essencialmente por dois motivos. Mais bezerros em ponto de corte e mais vacas maduras disponíveis para o descarte. A tendência é de junho, mas só agora está chegando no açougue.

Divulgação
Projeto vai ser tocado no espaço do antigo aeroclube do Recife - Divulgação


O terreno de João

O Prefeito João Campos apresentou hoje o programa de detalhar a construção do novo Parque Governador Eduardo Campos, que será o maior da cidade, localizado no terreno do antigo Aeroclube no Pina. Com investimento de R$62 milhões, o parque será inclusivo e democrático, com áreas de lazer para todas as idades. O projeto prevê que sejam ofertados ao mercado 12 terrenos que completam o parque, mas a comercialização segue sem interessados no mercado imobiliário,

Dinheiro do Pasep

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu a tese reconhecendo o direito dos trabalhadores e desbloqueou ações que estavam suspensas desde 2021 relacionadas a restituição de valores não recebidos do Pasep.

O STJ reconheceu que houve falhas na prestação de serviço por parte do Banco do Brasil, responsável pela administração do Pasep. Assim, os trabalhadores podem ingressar com medida judicial solicitando o ressarcimento dos danos materiais e morais. A medida vai beneficiar milhares de servidores em todo o Brasil.

DIVULGAÇÃO
O Brasil precisou aumentar a importação de derivados de cacau para suprir a indústria de chocolate - DIVULGAÇÃO

Café e Cacau

De 28 de setembro a 1º de outubro, tem a terceira edição da Feira Internacional de Café, Cacau e Agroturismo (Ficca-Huila 2023), na cidade de Neiva, em Huila, na Colômbia. O Brasil está indo apresentar palestra sobre o café do Brasil e as políticas públicas voltadas à classificação e padronização para produção e comercialização do produto. O Brasil também tem interesse no mercado de cacau cuja importação cresceu 300% em 2023 devido ao aumento do consumo para a indústria de bombons.

Motos elétricas

Proposta do deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) e relatada por Augusto Coutinho (Republicanos-PE) Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2227/22, que autoriza o uso de recursos do BNDES para financiamento de motos elétricas e bicicletas usadas por entregadores de aplicativos.

Feira de Noivas

De 29 a 1º de outubro, o Shopping Costa Dourada recebe a Feira de Noivas Com Amor, promoção que reunirá 12 empresas de áreas como decoração, cerimonial, foto e vídeo, alimentação, maquiagem, locação de móveis e aluguel de vestidos, entre outras. E palestras de automaquiagem e curso de flores comestíveis, além de desfile de modelos com trajes de noiva.

Divulgação
Unidade de Coqueamento Retardado da Refinaria Abreu e Lima - Divulgação

Tags

Autor