Lula revela capacitismo ao dizer que brasileiros só vão lhe ver como se não tivesse sido operado do quadril
Brasil tem 14,3% pessoas com mais de 13 anos tinham dificuldade caminhar e subir uma escada.
Num comentário infeliz, o presidente Lula afirmou, nesta terça-feira (26) que não será visto de andador ou de muleta, após a cirurgia que fará nesta sexta-feira (29). Ele fez uma relação sobre beleza e o uso desses equipamentos afirmando que, até o final da recuperação, vai ficar em Brasília. "Então significa que vocês não vão me ver de andador, de muleta, vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado", completou.
O presidente expressou um pensamento capacitista. E ignorou as ações que seu próprio governo vem fazendo para inserir Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho. E, certamente, não leu a última versão da PNAD Contínua 2022 que relata que o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas (8,9%) da pioilação com deficiência no Brasil. Pernambuco - terra onde nasceu - tem 10,1% de sua população com essa condição. E entre brasileiros com idade entre 70 e 79 anos (Lula tem 77 anos) 29,4% têm alguma dificuldade de mobilidade.
Mas é na condição de trabalho, rotina que ele disse que será feita no Palácio da Alvorada, que as coisas se mostram mais dramáticas. Quando se observa a taxa de participação na força de trabalho, sabe-se que a existência de uma deficiência exclui 29,2% dos brasileiros que desejam ser produtivos. O Brasil tinha, no ano da pesquisa, 17,5 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar e apenas três em cada 10 conseguiram emprego.
De qualquer forma, o comentário ruim do presidente trás para o debate uma questão importante: A necessidade do governo debater a questão do capacitismo. O país avançou na inclusão de PCD, mas não o suficiente para que possamos nos aproximar de poder usar a palavra inclusão para esse grupo de cidadãos. E só para finalizar, em 2022. ao mesmo 14,3% pessoas com mais de 13 anos tinham dificuldade caminhar e subir uma escada.
Que calor
O Verão ainda não tinha começado e o consumo de energia elétrica já havia disparado em agosto, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Pelo quarto mês consecutivo houve aumento de carga chegando a 66.235 megawatts médios, volume 3,9% maior na comparação com agosto de 2022. O mercado regulado (residências e pequenas empresas) cresceu 5% chegando a 41.179 MW médios
Novo gerente
Após o anúncio da retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) em Ipojuca (PE), a Petrobras revelou que pretende contratar fornecedores locais para atender a diversas demandas da construtora. Nesta segunda-feira (25), o Sebrae e a Petrobras tiveram o primeiro encontro de aproximação. A Petrobras apresentou o novo gerente geral da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Márcio Maia que já trabalhou na RNEST de 2015 a 2017, como gerente de Manutenção.
Desperdício
A Nestlé contratou o Instituto MindMiners para uma pesquisa sobre o desperdício de alimentos no Brasil com entrevistas de 2.500 pessoas, considerando diferentes faixas etárias, gêneros, regiões e classes sociais. A pesquisa aponta que cada brasileiro joga fora anualmente, em média, 60 quilos de alimentos bons para o consumo ainda. E ainda que 40% da comida preparada seja desperdiçada. Além de 18% alimentos industrializados e 16% legumes e verduras.
Sem imposto
Hoje tem a 6ª edição do Dia Sem Imposto promovido pela Fiepe, o VIII Seminário de Gestão em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e o Sebrae-PE. Às 18h no auditório da Casa da Indústria.
Segurança
Um levantamento feito pelo Imovelweb, portal de classificados de imóveis do Brasil, revela que o ítem segurança (65%) já aparece em primeiro lugar como condição pela qual os clientes não abrem mão na hora de escolher um imóvel. Um jardim vem a seguir com 8% quando piscina e churrasqueira aparecem com apenas 4% cada.
Energia Solar
O Recife sedia nos dias 5 e 6 de outubro, o V Seminário Nacional CIGRE de Energia Solar Fotovoltaica. O CIGRE é o Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos, e trata-se de uma organização global no campo da eletricidade de alta tensão. Ele foi fundado na França em 1921 e sua Secretaria-Geral fica em Paris.
Comer fora
O consumo dentro do lar apresentou maior patamar de crescimento histórico e o fora de casa superou o pré-pandemia pela primeira vez. Entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período deste ano, houve alta de 9,8% em unidades em ambos os momentos. As informações são da Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Sem cultura
Não se resume apenas ao Teatro Valdemar de Oliveira, reaberto ao público em 2019 e que permanece fechado após a pandemia devido a ausência de recursos públicos. O Museu Cais do Sertão funciona com parte dos equipamentos, o Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro também funciona com problemas, assim como a promessa da restauração para o espaço Clarice Lispector na Praça Maciel Pinheiro nunca aconteceu. Na verdade, o Recife tem hoje mais espaços culturais fechados que funcionando.
BYD Cultural
Os chineses da BYD pretendem entrar fortemente em projetos de apoio à cultura na Bahia onde deverão instalar sua fábrica de eletrônicos. Eles já mostraram como podem atuar na semana passada com o patrocínio de uma série de três reportagens no Jornal Nacional falando sobre o futuro da eletrificação dos automóveis.
BYD no Brasil
A BYD já havia ficado em primeiro lugar no ranking de emplacamentos de veículos 100% elétricos no mês de agosto. Segundo a empresa, a cada semana começaram a rodar pelo país 656 carros, número seis vezes maior do que a segunda colocada, de acordo com dados da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Jeep no Rio
O Governo de Pernambuco precisa chegar mais próximo da Starlantis. Esta semana, o presidente da empresa anunciou um investimento de R$ na fábrica de para fabricação do modelo. Com direito a conversas sobre ações culturais no Rio de Janeiro. Bem diferente do que as empresas fazem aqui no estado. Fora o Galo da Madrugada a marca não está presente nessa área no Estado.
Treinamento
Estudo do Itaú Educação e Trabalho, produzido pelo Insper, revela que o Brasil poderia aumentar o PIB em até 2,32% se conseguisse triplicar o número de jovens matriculados em cursos técnicos.
Marketplaces
Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revelou que os cinco maiores marketplaces no Brasil consolidaram sua presença no mercado de comércio eletrônico já dominando quase 80% das vendas online no país, somando um faturamento combinado de R$203 bilhões no ano passado.