Coluna JC Negócios

Após bancos resolverem suas pendencias, governo tenta salvar Desenrola para empresas

O problema da inadimplência não está na taxa de juros que originou a dívida ou no desconto que o Serasa oferece, mas na falta de capacidade e o devedor manter o pagamento das parcelas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 28/09/2023 às 0:05
Notícia
X

O relator do projeto de lei do Desenrola Brasil no Senado Federal, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), quer votar o seu texto até a próxima terça-feira (3). Atende a um pedido do governo e da equipe do Ministério da Fazenda, que temia a paralisação do programa, porque vence a Medida Provisória que estabeleceu o Desenrola.

Bancos resolveram

Certo, mas a pergunta continua bem simples: Para quem vai servir mesmo o Desenrola depois que os bancos já negociaram os débitos vencidos de seus credores que puderam se livrar do Serasa. E isso porque ainda não se resolveu uma questão bem objetiva: O que o Desenrola acrescenta às propostas de negociação já existentes no Serasa e no SPC Brasil?

Explica-se. Hoje, no site do Serasa existe uma tempestade de ofertas de renegociação que vão de 60% a 90% com o devedor fazendo isso pela internet. É esse cadastro que abriga mais de 70 milhões de pessoas e que vem tendo negociação todo mês, até porque a empresa bombardeia o cliente a partir do seu telefone ou e-mail toda semana.

Oferta permanente

O problema é que a maior parte disso está relacionada a dívidas de cartão de crédito cujas operadoras nos últimos anos saíram distribuindo cartão a quem passava na frente de uma lojas mirando exatamente a possibilidade de o cliente não pagar a fatura e a administradora poder cobrar taxas de 500%. Então a grande pergunta é: O que o Desenrola vai oferecer além do que o mercado já oferece.

O problema da inadimplência não está na taxa de juros que originou a dívida ou no desconto que o Serasa oferece, mas na falta de capacidade e o devedor manter o pagamento das parcelas. E isso no caso dos bancos que realmente criam problemas já foi resolvido. No caso das lojas, e concessionárias o cliente sabe que não ganha muito com a negociação e prefere usar o dinheiro noutras coisas. Mas o governo continua a vender o Desenrola como uma coisa que pode devolver ao varejo milhões de clientes.O que não vai acontecer.

Cheiro de mulher

O Grupo Boticário contratou a pesquisadora e Ph.D. em Neurociência, Patrícia Gonçalves, para o que chamou de Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivos, que foi realizado em conjunto com o Einstein e o conglomerado de beleza. A pesquisa inédita sobre olfato feminino e a pretende entender se há ou não interferência do uso de anticoncepcionais orais no sentido olfativo da mulher.

Olha eu aqui

Depois da governadora que foi na segunda, o Prefeito do Recife, João Campos, foi ontem ao Brasil. Participou do lançamento do Novo PAC Seleções ao lado de Lula, no Palácio do Planalto. Representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Meu sonho

Um estudo da Abrainc conduzido pela Brain Inteligência Estratégica revela que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) funciona como um fator na melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários. Ao menos 92% dos entrevistados afirmaram que se sentem mais seguros após adquirir um imóvel pelo programa e 76% relataram consideram morar numa residência mais moderna e mais próximos de escolas e faculdades.

Inovação

Pelo segundo ano consecutivo, a Embraer se destacou no Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação da CNI e Sebrae. Venceu a categoria Gestão de Inovação, que destaca organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas, produzem um ambiente profícuo à geração de inovações.

Conta do Bem

A Neoenergia incluiu o Porto Social, da Rede Muda Mundo, entre as opções de instituições que podem ser beneficiadas pelos consumidores que optarem por fazer doação na conta de energia, com a opção de alterar o valor ou cancelar a qualquer momento. A expectativa é arrecadar cerca de R$100 mil por ano, que serão aplicados na qualificação e desenvolvimento de projetos de impacto social nos bairros do Pilar e entorno.

Wilson do Kiosque

Nesta quinta-feira (28), Wilson do Kiosque vira livro digital. Wilson Carneiro da Cunha, foi fotógrafo que trabalhou por anos na Rua Nova, onde mantinha um quiosque no Centro do Recife. Agora esse arquivo será colocado para o público revelando memórias até então familiares na publicação do Instantâneo de Rua aos Registros Caseiros, que será lançada hoje, às 18h, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby. Em formato e-book, terá distribuição gratuita e em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG).

Petrobras livro

A Petrobras vai dar uma força à XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 6 a 15 de outubro, no pavilhão interno do Centro de Convenções, em Olinda. Juntos, apresentam o espaço Conexão Petrobras – Plataforma de Lançamentos, um dos ambientes mais democráticos da feira literária, destinado à realização de lançamentos de livros e quadrinhos de autores consagrados ou emergentes.

Criptoeconomia

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança seu Programa de Certificação de Conformidade, iniciativa que objetiva permitir que os interessados comprovem a aderência aos dispositivos legais de regulamentação com aplicação das melhores práticas de mercado. Hoje (28) no Cubo Itaú, em São Paulo. O Selo ABCripto de Conformidade contará com um certificado de forma impressa e assinado pela ABCripto, além de um selo digital, com auditoria da KMPG e Deloitte.

Marca Spicy

A marca Spicy inaugura sua primeira franquia de rua nesta quinta, dia 28, em Casa Forte. Fica no casarão onde já funciona a Adega Casa Forte e a MMartan, agora receberá a loja que é especializada em itens para casa e cozinha. A Spicy tem cerca de 30 anos de atuação no mercado com mais de 30 lojas espalhadas nos principais centros urbanos do país.

 

Tags

Autor