Coluna JC Negócios

Assimetria entre contratos do Tecon e TUP Maersk é desafio para Raquel Lyra na operação de contêineres em Suape

O contrato de concessão de 30 anos leva a cada 10 a contribuição do operador (o Grupo filipino ICTSI) dobrava sua remuneração ao Governo de Pernmabuco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 17/10/2023 às 0:05
Notícia
X

Por trás da comemoração da governadora Raquel Lyra ao lado o ministro dos Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho existe um imbróglio que ela terá que arbitrar especialmente depois que o Porto de Suape teve sua autonomia devolvida pelo governo federal, ano passado, o que lhe dar condições de uma nova rodada de conversas impossíveis quando a União decidia o que o porto público poderia fazer.

Foi necessária uma longa conversa para desfazer uma decisão ainda no Governo Dilma Rousseff que retirou do estado a autonomia do porto, em 2015. Isso impediu que Suape pudesse definir seu futuro por anos, especialmente na questão Tecon Suape.

Como se sabe, o governo de Pernambuco na gestão Jarbas Vasconcelos celebrou em 2001 um contrato de concessão por 30 anos onde a cada 10 a contribuição do operador (o Grupo filipino ICTSI) dobrava sua remuneração ao concessionário.

Na virada de 20 anos a questão ficou insuportável até que em dezembro de 2017 o Tecon Suape entrou com um pedido de repactuação contratual que já percorreu todas as etapas necessárias, sendo aprovado pela ANTAQ no final de 2021.

Divulgação
àrea do futuro terminal da Maersk em Suape - Divulgação


Ao longo dos anos, enquanto o porto ficava mais caro, o Tecon Suape virou o principal financiador das operações do porto, chegando a 60% do faturamento de Suape – Complexo Industrial e Portuário.

Com o anúncio da instalação do TUP da Maersk, o grupo ICTSI entendeu que sua operação precisa preencher todas as etapas legais necessárias. Até porque uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União, em 2020, apontou para uma concorrência desleal entre os portos arrendados (como é o caso do TECON) e os portos privados que pagam apenas as taxas portuárias.

Com os dois terminais a decisão sobre como vão ficar as suas operações. Com o governo tendo que incluir na conta a perda de receitas se reequilibrar o contrato do Tecon para nivelá-lo aos termos do TUP Maersk. Os filipinos têm um contrato, estão honrando suas cláusulas e vão exigir seus direitos.

Suape no PAC

Na solenidade de assinatura do contrato do futuro terminal da Maersk, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho comunicou a governadora Raquel Lyra que estão assegurados no PAC para o Complexo Portuário de R$ 130 milhões e mais R$ 30 milhões para o Porto Recife continuar sua dragagem.

Silvio e Gusmão

Secretário Executivo do Ministério dos Portos e Aeroportos, o ex-presidente de Suape, Roberto Gusmão, deixará o cargo no próximo dia 31 conforme prometeu ao novo ministro da pasta. Gusmão era presidente de Suape quando da operação de aquisição da área do Estaleiro Atlântico Sul que vai abrigar o novo terminal de contêineres da Maersk. Foi também o responsável pela negociação com o governo Bolsonaro na devolução da autonomia do governo de Pernambuco sobre o porto ano passado. Indicação do prefeito João Campos para o cargo após a escolha de Márcio França para a pasta no início do governo Lula, volta para a iniciativa privada.

Divulgação
Varnada doUnique Paiva - Divulgação

Unique Paiva

Em parceria com o Grupo Ricardo Brennand a construtora Rio Ave está lançando o Unique Paiva será totalmente empreendimento integrado à natureza e à urbanidade existente no bairro. Terá 144 unidades distribuídas em três torres iguais e cada torre com duas torres geminadas. Os apartamentos terão metragens de 101m², 124m² e 144m², e as Casas Cobertura, que oferecem três metragens, 209m², 223m² e 291m². Também terá 12 unidades dessa tipologia, com metragens de 271m². O projeto é do escritório Architects Office (AO), dos arquitetos Greg Bousquet e João Vieira e áreas comuns, tem projeto assinado por Zirpoli Arquitetura.

Sindi Weekend

De sexta-feira a Domingo na Fazenda FTI em Bezerra teremos o Sindi Weekend promovido pelo empresário Marcelo Tavares de Melo. Serão três grandes eventos: O Shopping Sindi FTI, de sexta a domingo, a partir das 8 horas; No sábado (21), a partir das 8h30, haverá o Concurso Novilha do Futuro e o 5º Leilão Sindi FTI, também no sábado, a partir das 18h.

Divulgação
O Nordeste teve aumento do consumo de ovos em 2023. - Divulgação

Consumo de ovo

Uma pesquisa da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados gestão da cadeia de consumo revela que apesar da elevação de 12,3% no preço médio do ovo entre janeiro e agosto deste ano o consumo cresceu 1,5 ponto porcentual Na análise . a região brasileira com maior consumo ocorreu no Nordeste, com 7,6% de incidência da categoria.

Robô humanoide

Annie, a primeira robô humanoide brasileira voltada para a gestão e atendimento no varejo, que fala mais de cem idiomas e faz toda a parte de atendimento ao cliente, ações no ponto de venda e até pesquisa de satisfação estará na Super Mix, a maior feira de varejo do Norte e Nordeste. O evento acontece no Pernambuco Centro de Convenções, de 8 a 10 de novembro.

Bienal 200 mil

A 14ª Bienal PE tem patrocínio do Itaú Unibanco, realizada com apoio da Prefeitura do Recife, Sebrae, Sesc Pernambuco, a Bienal de 2023 registrou um público de mais de 200.000 pessoas. Sob o tema "Fome de quê? Você é o que você lê!", a feira teve 80 lançamentos de livros contou com mais de 150 expositores de todo o Brasil, 300 atividades culturais, entre palestras, diálogos, shows, saraus e apresentações da cultura popular e 500 editoras de todo país expondo seus livros. Além da pela plataforma E-Bienal que teve, durante os últimos dez dias, 14 atividades na internet.

Contêineres

O empresário pernambucano Manoel Ferreira, que lidera a Agemar, participa como representante da Câmara Brasileira de Contêineres da audiência com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho nesta terça-feira (17), em Brasília para debater a regulamentação do uso de contêineres marítimos adaptados em canteiros de obra em substituição a instalações provisórias de alvenaria. O setor reúne atualmente 300 empresas no Brasil e já emprega cerca de 40 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Pagar online

A pesquisa da Kaspersky em conjunto com a consultoria de mercado Corpa, revela que mais de 85% dos brasileiros acreditam que as pequenas e médias empresas devem começar a usar aplicativos de pagamento online, como carteiras digitais, para aumentar suas vendas e fornecer segurança aos seus clientes. No Brasil, 78% dos entrevistados acreditam que o uso de carteiras digitais pode aumentar significativamente os lucros das empresas. Mais de 45% dos brasileiros afirmam que só compram de lojistas que oferecem a opção de venda online ou meia de pagamentos digitais.

Procenge

Amanhã (18) no no festival REC ‘n’ Play a Procenge, empresa de TI, com 50 anos de mercado de TI e que faz parte do Porto Digital leva o Coordenador de UX Design, Wagner Beethoven e o tema “Hackathon como ferramenta de desenvolvimento e integração de times”. Às 17h, no Cesar School (Brum).

Tags

Autor