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Conheça a história de Ilson Rodrigues, o garimpeiro de Serra Pelada que construiu a rede de supermercados Mateus

Ilson Mateus companhia que possui 239 lojas com as marcas Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus

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Fernando Castilho

Publicado em 17/10/2023 às 7:30 | Atualizado em 18/10/2023 às 19:14
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O Mateus, rede de supermercados maranhense, está chegando a Pernambuco com a inauguração de três lojas (uma no Recife e duas em Olinda) dentro de uma programação que prevê a abertura de mais 10 até 2024.

A empresa fundada pelo empresário Ilson Mateus Rodrigues é um case de sucesso. Primeiro pela de vida do seu líder, mas também pela forma como cresceu e se tornou a quarta rede do setor nacionalmente, sendo a primeira em faturamento do Norte e Nordeste. No ano passado, ela teve vendas totais de R$24,5 bilhões e entregou aos seus acionistas um lucro superior a R$1 bilhão.

Rodrigues, que abriu o capital de sua companhia em 2020 - em plena pandemia - é considerado o homem mais rico do Nordeste pela revista Forbes, que avalia seu patrimônio como parte do número de ações que ele possui do Grupo Mateus, que atua no segmento de varejo.

Ele lidera uma companhia que possui 239 lojas com as marcas Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais em nove estados, empregando mais de 50 mil pessoas.

O Mateus fez questão de chegar a Pernambuco enaltecendo a cultura do Estado (a campanha publicitária usou como tema a musica Anunciação na voz de Alceu Valença), conhecido pela sua experiência no varejo e como polo de distribuição regional que Rodrigues diz ter sido uma de suas inspirações quando virou supermercadista.

Entretanto, quem começa a se interessar pelas ofertas e observa o tamanho e os modelos de lojas da rede, não consegue deixar de procurar saber quem é dono dessa empresa que está chegando para a disputa de mercado com os grupos que operam no estado e se encantar com a história vida (e de sucesso) do seu líder cujo nome está na frente de cada loja.

LEO FREITAS / JC IMAGEM
Grupo Mateus inaugura três lojas no Grande Recife: Casa Caiada, Peixinhos e Areias - LEO FREITAS / JC IMAGEM

DE BALSAS PARA A FORBES

A história do maranhense de Imperatriz, Ilson Mateus Rodrigues está na maioria dos relatos de sucesso empresarial de pessoas que construíram seu sucesso a partir do zero, quase sempre depois de passar por muitas dificuldades.

Com Rodrigues também foi assim. Ele nasceu em 1964 no interior do Maranhão. Aos quatro anos perdeu o pai, completou apenas o ensino básico pois logo cedo precisou começar a trabalhar para ajudar no sustento da casa.

Foi engraxate, trabalhou numa fábrica de cachaça e, no início dos anos 80, aos 21 anos decidiu ir para Serra Pelada na esperança de encontrar ouro.

Mas é importante lembrar que, no Norte e Nordeste, esse era um sonho comum de pessoas em dificuldades animados com o noticiário da TV que mostravam casos diversos de bamburrar, expressão que designava o achado de uma grande pedra ou veio de ouro na chamada grande cava que chegou a atrair mais de 70 mil homens mulheres em busca de riqueza.

Rodrigues viveu dentro daquele inferno e durante anos trabalhou como garimpeiro nas proximidades de Marabá, na Serra dos Carajás que fica na parcela oriental do estado.

Para quem nunca ouviu falar de Serra Pelada é importante lembrar que ele foi o maior garimpo a céu aberto do mundo. A exploração do ouro mobilizou mais de 100 mil trabalhadores, entre os anos de 1980 a 1992. Como milhares de brasileiros, Rodrigues não teve êxito na extração de ouro. Até que decidiu voltar para sua Imperatriz. Decidiu empreender. Abriu dois pequenos negócios e quebrou duas vezes.

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Empresário Ilson Mateus Rodrigues é uma case de sucesso - DIVULGAÇÃO

NOVA VIDA, NOVO NEGÓCIO

Em 1986, no auge do Plano Cruzado, ele migrou mais uma vez e foi tentar a sorte em Balsas que estava se tornando um polo do agronegócio e do comércio. Abriu lá um comércio pela terceira vez. Desta vez uma mercearia com exatos cinco metros quadrados para vender cachaça, voltando aos tempos em que trabalhou numa indústria de bebidas.

E decidiu entrar no ramo de logística. Na verdade, ele comprou (fiado) um caminhão velho para fazer fretes levando produtos de Imperatriz para Balsas. A mercearia cresceu e acabou se transformando em um supermercado com três checkouts. A partir daí que não parou mais.

Entre os anos 80 e 90, Rodrigues expandiu suas atividades no sul do Maranhão. A pequena mercearia se transformou em um supermercado de médio porte e nasceu a marca Mateus Supermercados.

Com o crescimento dos negócios, o Supermercados Mateus gerou as marcas Mix Mateus (que combina varejo e atacado) Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus entre outras, além de uma plataforma de e-commerce.

Na virada do século (no início dos anos 2000), o empresário inaugurou o Hiper Mateus e diversificou a distribuição de mercadorias, que incluía uma farmácia iniciando o processo de expansão.

Ele abriu novas lojas no estado do Maranhão, inclusive na sua terra natal Imperatriz e em Santa Inês. Depois chegou à capital São Luiz. Em 2007, o Grupo Mateus inaugurou a Indústria de Pães “Bumba Meu Pão” e a seguir vieram as lojas do Mix Mateus atacarejo que está chegando a Pernambuco.

Divulgação/Grupo Mateus
Supermercado do Mix Mateus, do Grupo Mateus - Divulgação/Grupo Mateus

ENTRE OS CINCO MAIORES

O Grupo Mateus é o quarto maior varejista de alimentos do Brasil e, por ser uma empresa de capital aberto, no ranking de 2023 a Forbes o incluiu entre os 51 brasileiros com fortunas superiores a US$1 bilhão.

O que chama atenção na personalidade de Ilson Mateus Rodrigues é sua capacidade de identificar oportunidades, inserir novos processos de gestão e atrair talentos para sua empresa, que hoje é dirigida pelos dois filhos. Em 2017, ele contratou a Consulotria Falconi, uma das principais agências de negócios do País, para ajudar sua companhia.

Ele costuma dizer que a profissionalização anda lado a lado com a gestão familiar. Irmãos e filhos do fundador têm funções relevantes no grupo. Hoje, sua família ele controla 79% das ações da empresa com os 21% nas mãos de investidores. E se orgulha em dizer que de cada 10 colaboradores seis estão há mais de 10 anos no Grupo Mateus.

Isso explica o fato de que, em 2016 - quando o grupo começou de fato a se expandir - ele reorganizar sua gestão de modo que em 2019 se apresentou na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) para um processo de IPO (sigla em inglês de oferta pública de ações com a companhia declarando um faturamento de quase R$ 10 bilhões.


MATEUS NA FARIA LIMA

O IPO do Grupo Mateus foi em outubro de 2020 quando a companhia, que antes tinha apenas uma mercearia de 50 m 2 no interior do Maranhão, alcançou o marco de abrir seu capital na Bolsa de Valores, obtendo uma captação bilionária de R$4,63 bilhões. Foi quando a Faria Lima (centro financeiro de São Paulo e do Brasil) conheceu a história do ex-garimpeiro Ilson Mateus Rodrigues.

O que chama a atenção do sucesso do Grupo Mateus é que ele se deu mesmo em meio aos fatos de recessão econômica (2015 e 2016) e mais ainda durante o período de pandemia. Na verdade, a oferta pública inicial do ano de 2020, mesmo em meio a esse cenário.

Talvez porque Rodriguez tenha se concentrado em identificar oportunidades como por exemplo o surgimento do modelo atacarejo que de certa forma salvou a vida de grandes grupos nacionais do setor quando perceberam que o consumidor estava abandonando o conceito de supermercado tradicional para comprar mais quantidades de produtos.

E de não parar de buscar oportunidades. Por exemplo, em setembro, o Mateus inaugurou em São Luís três unidades do Armazém Pet, um local pensado e idealizado a fim de oferecer produtos de qualidade e com preço justo aos consumidores que possuem bichinhos de estimação. Aposta na projeção da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) que prevê um crescimento de 11,6% no faturamento do setor este ano.

Para quem olha apenas os números frios do balanço da empresa em 2022, o Mateus teve um lucro líquido de R$1,065 bilhão dentro de uma receita bruta de R$24,5 bilhões. Este ano no primeiro semestre o Mateus teve vendas totais de R$12,29 bilhões indicando que deve repetir a performance dos últimos anos.

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Formação de equipes é marca do Mateus - DIVULGAÇÃO

NOVAS LOJAS NO NORDESTE


2022 foi o ano em que abriu 16 novos atacarejos ampliando sua presença para Pernambuco (instalação de sua CD e escritório), Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Hoje a companhia está em nove estados e em 103 cidades incluindo agora Recife e Olinda. O Mateus tem mais de 50 mil colaboradores.

Também em 2022, Ilson Mateus, anunciou que estva deixando o cargo de CEO, que passou a ser ocupado por Jesuíno Martins Borges Filho, atual presidente do Conselho de Administração. Ilson Mateus, que atualmente também é o vice-presidente do Conselho, passará a ser o presidente. Seu filho Ilson Mateus Rodrigues Junior, passou a ser vice-presidente do Conselho. Apesar das mudanças Ilson Mateus continua tratando da estratégia do grupo.

Segundo analistas de mercado, com 239 lojas e passada essa primeira expansão a estratégia do Mateus numa segunda etapa de crescimento seria complementos de rotas. O grupo deve intensificar a sua presença com a abertura de outros formatos, como supermercados, hipermercados e lojas de eletroeletrônicos.

E apostar na sua força regional já que ele é referência em região “interiorana”, atuando em pequenas e médias cidades (abaixo de 200 mil habitantes) o que deve fazer com que possa seguir apresentando o resultado de maior qualidade do setor

Como ainda hoje Ilson Mateus Rodrigues gosta de se apresentar. Mesmo que seus negócios agora gire em torno de bilhões. Números bem diferentes de quando precisou sair de Serra Pelada de carona.

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Linha de supermercados Mateus que opera num modelo mais sofisticado que o atacarejo. - Divulgação

 

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