Coluna JC Negócios

Após Sudene liberar R$ 800 milhões para Pecém, Bemisa desiste de construir ramal da Transnordestina para Suape

Saída da Bemisa do projeto com destino ao porto pernambucano abre uma oportunidade concreta de que a partir da construção do ramal Eliseu Martins (PI) a Pecém (CE)

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 24/10/2023 às 0:05
Notícia
X

A batalha do governo de Pernambuco pela construção de um ramal ferroviário que, partindo do Piauí chegue ao Porto de Suape ficou mais difícil. Nesta segunda-feira (24), numa reunião administrativa, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o pedido de renúncia da Planalto Piauí Participações e Empreendimentos S.A. extinguindo o contrato de adesão relativo ao à outorga por meio de autorização para construção e exploração da EF-233 nome da Estrade de Ferro do Sertão entre Curral novo(PI) e Porto de Suape (PE).

A Planalto Piauí Participações e Empreendimentos S.A. é uma empresa controlada do Grupo Bemisa, que por sua vez pertence ao Grupo Oportunitty controlado pelos empresários Daniel e Veronica Dantas e Dório Ferman com investimentos em diversas áreas no Brasil. Ela será o veículo financeiro pelo qual a Bemisa pretende explorar a mina de minério de ferro que possui no município de Curral Novo (PI) que trabalha com a proposta de escoamento pelos porto de Pecém(CE) e Suape (PE).

Divulgação
Reunião que aprovou último repasse da Sudene à Transnordestina que vai chegar a R$ 3,8 bilhões. - Divulgação

VERBA DA SUDENE

O pedido de desistência da proposta que a Bemisa fez ao governo Paulo Câmara, em 2021 acontece três dias depois de a Diretoria Colegiada da Sudene, autarquia vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, aprovou, nesta sexta-feira (20), a liberação da parcela de R$ 811 milhões do financiamento da Transnordestina Logística (TLSA) para a construção da ferrovia que liga o município Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE).

A saída da Bemisa do projeto com destino ao porto pernambucano abre uma oportunidade concreta de que a partir da construção do ramal Eliseu Martins (PI) a Pecém (CE) transferir a carga gerada com a exploração do minério de ferro para o porto cearense.

NOVO PARCEIRO

Mas coloca para o Governo de Pernambuco o desafio de encontrar um novo parceiro interessado no empreendimento. Ou aguardar que o próprio Governo Federal conclua o trecho no território pernambucano, o que dependeria de rubrica no Orçamento Geral da União. De qualquer forma, com a devolução da autonomia de gestão do Porto de Suape ao governo de Pernambuco uma eventual negociação com outro investidor poderá ser facilitada.

Ainda no Governo Paulo Câmara, no dia 21 de setembro de 2021, o Grupo Bemisa formalizou junto ao Ministério da Infraestrutura, seu interesse em viabilizar a conclusão do Ramal Suape da Ferrovia Transnordestina.

TARCISIO FREITAS

O então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas foi quem assinou a autorização para que a mineradora construísse e explorar a ferrovia de 717 quilômetros conectando Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife com investimento previsto no projeto é de R$ 5,7 bilhões.

A instalação de um Terminal de Granéis Sólidos Minerais no Porto de Suape autorizada pelo governo federal a implantar e explorar a Ferrovia do Sertão (EF 233) com estimativa de movimentar anualmente 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro exigiu do Governo de Pernambuco a aprovação de uma lei específica na Assembléia Legislativa modificação dos limites da Zona Industrial Portuária (ZIP), na Ilha de Cocaia viabilizado a partir da implantação do TGS no Porto de Suape.

DIVULGAÇÃO
Mapa original de construção a Transnordestina 2021 prevendo chegdas as Pecém (CE) e Suape (PE) - DIVULGAÇÃO

Pernambucanos…

Dois grupos de Pernambuco estão anunciando projetos de locação de espaços para armazenagem e escoamento de produtos na Região Metropolitana de Salvador. O Grupo Ricardo Brennand está construindo no bairro de Pirajá, o Centro Logístico Triple A com ABL de 42,5 mil m 2, bem próximo à BR 324 e apenas 14 km do centro de Salvador, 40 km do distrito de Aratu e 31 km do Aeroporto. Ao todo, serão nove módulos para armazenagem, e logística, servidos por 78 docas, 40 vagas para carretas e 275 vagas para veículos leves.

..investem na BA

Por sua vez o Grupo Cone que opera mais de 800 mil m² no Cone Multimodal, no município do Cabo de Santo Agostinho às margens de BR 101-Sul está finalizando a aprovado Cone Aratu, no município de Simões Filho com área construída projetada de até 350.000m2 dentro do conceito de plataforma logística completa com áreas de armazenamento diversas (climatizadas, refrigeradas, multiusos, pátios, apoio para operação de conexão modal). A estimativa de investimentos é de R$ 750 milhões ao longo de 10 anos com obras iniciando-se a partir de abril de 2024

IdeaHub

A Connectoway empresa pernambucana ligada ao grupo Um Telecon com mais de 20 anos no mercado regional apresentará no Congresso ExpoJud 2023 o IdeaHub produto voltado para apresentações, reuniões, treinamento, desenho, anotações e visualização de conteúdo. Uma das suas vantagens é a tela de 65 ou 86 polegadas, touch screen, capaz de reconhecer desenhos e transformar caligrafia em texto digitado em rotinas comuns entre os profissionais do Sistema de Justiça. O IdeaHub é um dos 100 expositores na 7ª edição do ExpoJud que começa hoje convenções do Brasil (CICB).

PE no Matopiba

Liderada pelo empresário Felipe Werner, a empresa pernambucana FW Máquinas, especializada em venda e assistência técnica de máquinas pesadas, inaugura filial na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) município que virou relevância do agronegócio.Fundada em 1994, a FW Máquinas representa as linhas Komatsu e Dynapac em cinco estados do Nordeste.

Tags

Autor