Coluna JC Negócios

PODEM GASTAR - Lula avisa aos ministros que deseja notícias boas e que pretende inaugurar obras pelo Brasil

Nunca um presidente do Brasil abriu uma reunião dizendo que é para gastar. Mas Lula o fez na última sexta-feira avisando que é só chamar que ele vai a todas as inaugurações que lhe permitirem descerrar uma placa.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 05/11/2023 às 0:05
Notícia
X

O presidente Lula tem uma enorme dificuldade de percepção sobre o verdadeiro tamanho do comprometimento já na elaboração do Orçamento Geral da União. O presidente foi forjado num tempo em que a Casa da Moeda podia imprimir dinheiro sem o devido lastro, o que mudou completamente depois do advento do Real com o controle da inflação e informes de classe mundial escritos pelo Banco Central.

Ele ainda foi beneficiado com a entrega de um país com as contas públicas ajustadas e economia ascendente no cenário global que lhe permitiram quitar a dívida com organismos internacionais antecipadamente e chegar no Investments Grade. E entregou o país a Dilma Rousseff num clima de pleno emprego. Essa foi a imagem que fixou de seu governo.

E essa percepção ainda lhe comanda as ações políticas. Daí a volta dos programas sociais como os mesmos nomes e não raro antigos gestores. Isso explica em parte porque mandou, nesta sexta-feira, que os ministérios não deixem dinheiro que já tenha previsão de investimento represado nas pastas.

O conceito de economia, racionalidade de gastos no setor público, restrição de gastos em função de uma melhor gestão passam longe de suas preocupações. O presidente não se interessa pela coluna das receitas. Ele só lê as despesas. Uma pesquisa da campanha de 2022 até esta sexta-feira permite observar que o presidente jamais falou de restrição de gastos de qualquer natureza. Desse assunto ele sequer quer ouvir falar.

Daí porque quando ele reúne os ministros como fez nesta sexta-feira a diretiva tenha sido “a gente não pode deixar sobrar dinheiro que está previsto ser investido nos ministérios. A gente precisa colocar, transformar”. E em seguida arrematar: para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no tesouro. Para quem está na presidência, dinheiro bom é dinheiro transformado em obras.

É difícil imaginar o que deve ter passado pela cabeça do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, separado dele pelo vice-presidente Geraldo Alkimin numa mesa em que o ministro Rui Costa (Coordenador do Novo PAC) está ao lado do presidente.

O presidente não respeita e o nível de interlocução (a despeito de sua performance na pasta) é de fazer isso, faça aquilo desse jeito, eu quero assim. Foi sempre assim quando da prisão disse: você vai disputar a presidência em 2018.

Mas se é difícil imaginar o sentimento de Fernando Haddad é possível ver a alegria de ministros como Renan Filho, dos Transportes, Alexandre Silveira, das Minas e Energia e Jader Filho e Jader Filho das Cidades para não falar de Silvio Costa (Porto e Aeroporto) e Celso Sabino (Turismo). O ministro da Fazenda ali era o chato que trava o desenvolvimento.

Nunca um presidente do Brasil abriu uma reunião dizendo que é para gastar. Mas Lula o fez na última sexta-feira avisando que é só chamar que ele vai a todas as inaugurações que lhe permitirem descerrar uma placa. E vai ser assim. Resta saber se o caixa vai aguentar.

Consórcios

O brasileiro nunca comprou tantas contas de consórcio. Levantamento da ABAC - Associação Brasileira de Administradora de Consórcios, afirma que os créditos das contemplações entre janeiro e setembro deste ano chegaram a R$65,63 bilhões nos diversos segmentos do mercado onde a modalidade está presente. Em nove meses de 2023, as adesões chegaram a 3,15 milhões de novos consorciados

Dinheiro físico

O Banco24Horas, criado como opção para saques em dinheiro fora do expediente bancário, já está na vida de 158 milhões de brasileiros com soluções que promovem inclusão financeira, movimentando de janeiro a outubro R$10 bilhões nos caixas eletrônicos localizados em favelas de todo Brasil. Eles estão presentes em mais de 250 comunidades com mais de 800 dispositivos. E virou um equipamento que praticamente não sofre ataques nessas comunidades, já que é ferramenta de acesso a dinheiro físico e demais serviços. Especialmente os chamados bancos digitais.

Hotel & Food NE

Começa nesta quarta-feira (8) a 5ª edição da HFN – Hotel & Food Nordeste e que vai até o dia 10 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 21h. Promoção da Insight Feiras & Negócios ela abriga o projeto Gourmet Experience, liderado pela Abrasel-PE que trará o influencer João Barcelos, embaixador do iFood, pioneiro na criação de conteúdos inovadores para impulsionar vendas na plataforma.

Arena Motors

O grupo Arena Motors, liderado pelo empresário pernambucano Marcelo Teixeira (Makplan), inaugurou sua terceira unidade do Shopping de Carros na região leste de São Paulo. O Arena Motors é um shopping exclusivo para lojas especializadas em carros e se diferencia pelo estoque de com mais de mil veículos, novos e seminovos pacotes de serviços oferecidos no mercado de usados, especialmente pela parceria com os grandes bancos.

Táxi de João

O Recife já tem táxi que usa caminhonete cabine dupla que, naturalmente, tem mala para carga de maior volume. O prefeito João Campos foi ao Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, na Imbiribeira, assinar um decreto que inclui os tipos de veículos para prestação do Serviço Municipal de Táxi. A PCR é a primeira prefeitura do Nordeste a conceder essa autorização. O pessoal acredita que esse tipo de veículo terá grande sucesso pelo conforto e capacidade de chegar em pontos turísticos de difícil acesso. E abriu um mercado para as picapes para as marcas Chevrolet e Fiat.

Matriz da Luz

O tradicional distrito de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, berço do sindicalismo rural na década de 70 quando fez a primeira greve de canavieiros em 1978, promove a primeira edição do Agro Show da Mata, de 8 a 10 de dezembro, organizado pela Cooperagro da Mata. O evento terá palestras, oficinas técnicas, ofertas de crédito, ônibus veterinário e outros serviços para incentivar o empreendedorismo entre os agricultores e criadores locais.

Exportação

O Programa de Qualificação para Exportação liderado pela Fecomércio PE contactou 345 empresas foram prospectadas em Pernambuco e Alagoa com 181 adesões(175 empresas, sendo 121 em Pernambuco e 54 em Alagoas.) onde 23 empresas já conseguiram realizar ao menos uma exportação

Multinacional BR

O EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, fez nova aquisição fora do país. Comprou a empresa sérvio-eslovena Lifemed, que realiza a importação e distribuição de produtos naturais da farmacêutica italiana Pharmalife Research nos mercados da Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte e Montenegro. A compra foi realizada via Galenika, segunda maior farmacêutica da Sérvia, que a SEM comprou em 2017 pela empresa com presença e atuação na região dos Bálcãs e do Leste Europeu em geral. 

Tags

Autor