Coluna JC Negócios

Voa Brasil transforma promessa de passagem a R$200 em teto de R$799 com compra antecipada. Mas é bom.

Depois da pandemia, o brasileiro entendeu de sair de casa. Depois com a saída da 123 milhas do mercado, as Mempresas aéreas retomaram o controle do seu negócio.

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Fernando Castilho

Publicado em 19/12/2023 às 0:05
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A premissa dos assessores do então ministro dos Porto e Aeroporto, Márcio França era de passagem a R$200,00. Mas a “idéia brilhante” anunciada sem qualquer consulta ao setor acabou virando uma lenda de milhagem aérea. Até que nesta segunda-feira e depois de muita conversa com as empresas, o novo ministro da pasta, Silvio Costa Filho anunciou que o programa terá de até R$799.

Nesta conta a Gol promete oferecer 15 milhões de assentos em 2024 com valor de até R$699,00. A Azul mais 10 milhões de assentos com valor de até R$799 e a TAM promete uma promoção semanal com trechos até R$199,00 num pacote de até três milhões de assentos.

Sem destino certo

Vai ser bom, mas é bom o cliente saber que vai ter que enfrentar fila virtual tido aquela promoção do Magazine Luiza que muita gente vai sem saber o que vai comprar só porque a empresa anuncia descontos.
As empresas atendem ao apelo do Governo Lula, mas estão querendo isenção de ICMS no querosene de aviação. Vários estados (inclusive Pernambuco) já dão esse desconto de modo a que as empresas transformem seus aeroporto em hub o que gera fluxo e emprego.

Mas é que a ideia do Voa Brasil já nasceu torta por entender que porque os voos não estavam decolando com 100% de passageiros as empresas poderiam colocar esse assunto na roda.

É uma leitura de amador sobre o setor. Preço de passagem de avião é definido por preço do querosene. Não existe isso de que porque a aviação está vazia se pode encher ele de gente. Porque cada passageiro acrescenta mais ao menos 80 quilos se considerarmos 70% do cliente mais 10% da bagagem. E quando isso acontece é preciso mais querosene.

Ajuda na hospedagem

A proposta do Voa Brasil é interessante porque também gera hospedagem e transporte nas cidades de destino. Mas ninguém espere a passagem baixar.

Primeiro porque o brasileiro entendeu de sair de casa. E depois com a saída da 123 milhas do mercado, as Mempresas aéreas retomaram o controle do seu negócio ameaçado por milhões de passagens pagas com bilhões de milhas. O Brasil virou um negócio espetacular para as empresas. Tem freguês na porta disposto a pagar o que for necessário para realizar o sonho. Afinal, a vida é uma viagem como diz o célebre slogan da United Airlines.

JCPM na Masterboi

O empresário João Carlos Paes Mendonça visitou um dos frigoríficos da Masterboi, localizado em Canhotinho. Nelson Bezerra, proprietário da indústria, apresentou a estrutura que impressiona pela tecnologia adotada, dimensão do projeto e os protocolos de segurança alimentar. “É um empreendimento que faz Pernambuco se orgulhar”, comentou João Carlos. O empresário Tarcísio Meira Lins também acompanhou a visita.

Não é azeite

Com alta de alta aproximada de 105% do preço médio do azeite o mercado encontrou uma forma de sobreviver, O ‘blend’ de azeite e óleo de girassol, denominado óleo composto. O novo produto foi autorizado pela Anvisa quanto pelo Ministério da Agricultura. O foco é o público C, porque o azeite de oliva dobrou de valor e está em falta no mercado, a procura pelo nosso produto aumentou bastante.

Carne para Rússia

O governo russo através do ministério do Desenvolvimento Econômico anunciou a renovação das quotas para importação de 570 mil toneladas de carne bovina, com tarifa reduzida de 50% para 15% e 364 mil toneladas de carne de aves, com tarifa zero. As exportações brasileiras de carne bovina e carne de aves para o mercado russo, que em 2022 somaram US$278 milhões e representaram 15,4% da pauta brasileira, continuaram a crescer em 2023.

Eurasiática

A União Econômica Eurasiática (formada pelo Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão) também anunciou quotas para importação de 124,5 mil toneladas de carne bovina (exclusivamente para processamento) com tarifa zero, sendo 100 mil toneladas para o mercado russo e o restante distribuído entre os quatro outros países membros. A medida valerá de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Passa na ceia

O varejo faz pesquisa de tudo. O grupo Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, perguntou a mais de 2.300 pessoas trabalhadoras se eles gostavam de uva passa na ceia de Natal. Resultado, apenas 20% não gosta da iguaria, enquanto 43% são indiferentes e 37% colocariam uva passa em tudo. Na geração Z, a quantidade de quem não gosta do alimento é de 43%.

Viciado em celular

Um estudo divulgado pela plataforma de descontos online CupomValido.com.br com dados da Universidade McGill revela que o Brasil só fica atrás somente de três países: China, Arábia Saudita e Malásia. Já os países com menos viciados, são a França e a Alemanha.

Os pesquisadores citam que normas sociais variadas e expectativas culturais podem influenciar na importância que os indivíduos atribuem a permanecer em contato constante por meio de smartphones. Países com uma cultura mais coletivista (como o Brasil), onde as conexões interpessoais são altamente valorizadas, podem apresentar taxas mais elevadas de vício em smartphones.

Sustentabilidade

A B3 excluiu as ações da Braskem da carteira de seu Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) a partir de oito de dezembro de 2023. Em função da situação de emergência decretada pela Prefeitura de Maceió - AL, envolvendo uma mina da Braskem. A decisão considerou os quatro pilares divulgados no Plano de Resposta: O impacto ESG da Crise; Gestão da Crise pela Companhia; Impacto de imagem da crise na Companhia e, finalmente, Resposta da companhia à crise.

 

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