Coluna JC Negócios

Grupo Cornélio Brennand constrói usina fotovoltaica para atender Vivix Vidros Planos, em Goiana

O parque solar já está em plena operação e possui 27,5 megawatts (MW) de potência.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 31/01/2024 às 16:10
Notícia
X

A Vivix Vidros Planos, uma empresa do Grupo Cornélio Brennand (GCB), está substituindo o consumo de parte da energia elétrica da sua fábrica em Goiana por fonte solar. A planta passou a receber da Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I, um parque solar construído pela Atiaia Renováveis (também do GCB) implantado exclusivamente para atender a Vivix.

A usina está localizada a poucos quilômetros da planta da Vivix, no município de Goiana, Pernambuco. O parque solar já está em plena operação e possui 27,5 megawatts (MW) de potência.

Durante o dia, 100% do consumo de energia elétrica da fábrica da Vivix Vidros Planos vem da Maravilhas I, cujo excedente entra na linha de distribuição da Neoenergia. À noite o excedente gerado durante o dia é recebido pela linha de distribuição de volta compensando 100 do consumo da planta. O forno da fábrica da Vivix funciona a partir de gás natural.

A usina fotovoltaica está implantada num terreno 85 hectares e situado a 1,6 km da fábrica da Vivix, as obras do parque solar gerou cerca de 280 empregos, entre mão de obra direta e indireta. Com tecnologia de ponta, os equipamentos para a construção da Maravilhas foram importados da China e da Espanha, também com peças do Brasil.

O parque solar está em alinhamento com as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da Vivix, que agora tem sua operação fabril funcionando a partir da geração de energia elétrica limpa, renovável e certificada, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A Vivix Vidros Planos é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand e está localizada no município de Goiana, Pernambuco. A indústria produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade.

A indústria é produtora de vidros float e utiliza o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

A Atiaia Renováveis é empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Cornélio Brennad e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua.

Ela possui oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em operação e uma em construção, que são empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa, com capacidade instalada de 243 MWm. E projeto de mais 1.7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Tags

Autor