Coluna JC Negócios

Neoenergia faz ação de disciplinamento de cabos no bairro do Recife e empresas do Porto Digital ficam sem acesso a internet

Apesar de o bairro do Recife ter feito - há 15 anos - um processo de embutimento de cabos de telefonia, o bairro voltou a ser indicado por cabos elétricos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 31/01/2024 às 17:10 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:15
Notícia
X

Empresas do Porto Digital congraçaram a ter parte de seu acesso à internet cortado nesta semana depois que a Neoenergia começou uma ação de limpeza de cabos das empresas de Telecom no bairro do Recife deixando algumas dessas empresas de TI com acesso completamente cortado.

Apesar de o bairro do Recife ter feito - há 15 anos - um processo de embutimento de cabos de telefonia ainda durante a gestão de João da Costa, nos últimos anos as empresas de fornecimento de internet passaram a não mais do usar os canos já fixados no piso das rua do bairro Recife Antigo repetindo o caos que fiação aérea que está em todo a cidade.

Como a Prefeitura do Recife não definiu um novo programa de colocação de uma nova rede cabo subterrânea, a Neoenergia começou a ajustar à rede aérea eliminado a sujeira deixada pelas empresas que também não fazem a supressão dos cabos que estão desativados.

Esta semana, a Neoenergia começou o disciplinamento dos cabos nos postes, avisou às empresas de telefonia, mas nesta terça-feira fez um corte dos cabos que chegavam em algumas ruas no Bairro do Recife.

No mesmo dia, o presidente do Porto Digital reclamou junto a Neoenergia A AS empresas do Porto Digital sendo estratégico para o estado não podem ficar neste nível de fragilidade em função dos serviços a vários setores nacionais a partir do Bairro do Recife. E disse a representante da empresa que esta situação é inaceitável e que não poderia aceitar o jogo de empurra entre Neoenergia e fornecedores de internet.

O problema é que nem o Porto Digital, nem a Prefeitura, nem as empresas foram informadas da interrupção de modo a preparar protocolos diferentes a partir de agora e que seríamos avisados de qualquer problema no Bairro com antecedência. As operadoras que já estavam plenamente avisadas da ameaça de corte não avisaram aos seus clientes.

A questão da falta de regramento das operadoras de Telecom é um problema nacional, já que a Anatel nunca definiu uma legislação específica para regulamentar a colocação de rede aérea e nem as prefeituras consolidaram modelos de embutimento das redes.

Sem legislação, as companhias de Telecom seguem aproveitando os postes de energia que acabaram se tornando a única forma de colocação e não raro servindo de depósitos de cabos para futuras instalações aumentando a pressão sobre os postes.

Em nota, a Neoenergia Pernambuco informa que, desde o último ano, tem promovido uma série de ações de reordenamento da rede do Recife Antigo com a finalidade de promover a segurança da população por meio da retirada dos cabos de telecomunicações irregulares.

Segundo a empresa, estão sendo eliminados os equipamentos de empresas que não possuem permissão para a utilização dos postes ou que estejam instalados fora dos padrões de segurança exigidos pelas agências reguladoras.

Com a proximidade do Carnaval, as ações foram intensificadas em todo o bairro. Antes de realizar qualquer tipo de intervenção nas redes de telecomunicações, as empresas que possuem contrato com a Neoenergia são avisadas, com pelo menos 30 dias de antecedência, para que possam realizar o serviço.

Todas elas também são convidadas para participar do processo no dia do reordenamento, sendo esta mais uma oportunidade de promover a organização dos fios. Caso não realizem o trabalho, os técnicos da Neoenergia eliminam o risco de acidente junto à população com a retirada dos cabos que não estão dentro dos padrões exigidos pelo setor.

Tags

Autor