Coluna JC Negócios

Governo Lula começa ano legislativo com brigas cujo custo político ficou caro demais

Agora os deputados e senadores querem derrotar a MP e mantr a desoneração. Depois, se o governo enviar um novo projeto, podem analisar.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/02/2024 às 0:05
Notícia
X

Na economia e na política, certa decisões as vezes ficam caras demais para serem mantidas. Salvo quando quem toma faz a atitude uma questão de honra ou pelo simples prazer de ostentar seus resultados.

O governo Lula entrou uma briga na questão da reoneração dos 17 setores da economia que ainda que ajude no discurso de perseguição do déficit zero em 2024 que o ministro da Fazenda e o Banco Central e todos os economistas tanto valorizam.

O problema é que o embate começou errado sem que a equipe econômica demonstrasse a necessidade efetiva da volta da tributação com passe na receita da empresa ao deputados.

Além disso foi empurrando a questão para o fim dos trabalhados legislativos do ano passado e acabou perdendo a questão no voto. Então o presidente envia uma mensagem vetado todo o projeto que foi derrubada e menos de uma semana até que no dia 29 de dezembro reedita uma MP que desconsidera a derrubada do vento do Congresso.

Salvo governos que controlam as casas legislativas esse é o tipo de gesto que une deputados de praticamente todas a correntes. Para completar o governo faz uma MP com prazo de validade futuro já sabendo do embate que teria na volta dos trabalhos.

E ontem deputados e senadores pressionaram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a votação da medida provisória (MP) que reonera a folha de pagamento para derrubar a MP e assim marcar uma posição contra o governo.

Deu certo. No final da tarde o governo aceitou retirar a parte da MP que está em tramitação o que abre perspectiva de resolver o problema de forma política até porque os deputados estão a favor dos 17 setores que empregam mais de nove milhões de pessoas é frágil e que pode vencer essa briga no Congresso.

Governo pode muita coisa, mas não pode tudo. E ficou muito claro que quando o governo tenta pressionar e fazer a acontecer com a força que não tem o resultado é sempre de prejuízo. Finalmente o Governo entendeu que a chance de manter sua proposta era de praticamente zero. O que ficou claro é, primeiro o deputados e senadores voa derrota a MP e manter a desoneração. Depois, se o governo enviar um novo projeto podem analisar.

Era muito confronto por pouca receita em relação ao déficit zero. E a entrada de Rodrigo Pacheco no circuito resolveu um problema de Fernando Haddad e sua equipe criaram. Perderam tempo, se desgastaram e terminaram fazendo o que o Congresso queira.

Quero o meu

O Governo Lula está de olho nos recursos que teve direito na privatização da Eletrobras que garantiu a transferência de R$26 bilhões para conter os aumentos das contas de luz ao longo de 30 anos. Quer antecipar os recebíveis para baixar a conta de energia. Se a empresa não concordar em fazer a antecipação o Governo quer oferecer o crédito no mercado via MP.

Expo Franquias

Entre os dias 21 a 23 de março, no RioMar Recife, tem a Expo Franquias Nordeste (EFN 2024) com mais de 80 marcas de franchising no espaço de feiras, além de dois eventos paralelos imperdíveis, o Franchising Talks e o Congresso de Franquias & Varejo Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segunda moradia

Pernambuco é o terceiro Estado do Nordeste que mais desenvolveu projetos de segunda moradia, como casas de veraneio com renda acima de 40 salários-mínimos, segundo pesquisa sobre o mercado imobiliário apresentada pela Ademi-PE em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, que mostra dados de 2023.

Hub Nogueira

O Hub Nogueira Corretores é o anfitrião do 89° Encontro Nacional da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, que acontece de 13 a 15 de março, no Recife. Pela primeira vez, o evento é realizado na capital pernambucana e reúne personalidades das 64 imobiliárias associadas à ABMI. O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega abre o encontro.

Decolando em pone

O programa Voa Brasil lançado com a promessa de tornar as viagens de avião mais acessíveis a parte da população vai ser lançado sem passagens mais baratas No primeiro momento serão oferecidas apenas reunir bilhetes que já custam até R$200.

NE Investidor

O Nordeste, com crescimento de 112%, ocupa a segunda posição em crescimento percentual de novos investidores na bolsa do Brasil A quantidade passou de 310 mil em 2022 para 658 mil ano passado. O levantamento foi feito pela B3 e mostra que na região Sudeste segue com o maior número absoluto: são 2 milhões e 861 mil pessoas.

Estação de Resíduos

Iniciativa do River Shopping com a San Vale Soluções Ambientais, inaugura hoje, a Estação de Resíduos para recolhimento e reciclagem de eletrônicos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, monitores e computadores antigos, além de pilhas, baterias e lâmpadas.

Tags

Autor