SEGMENTO

Alimentação: o destaque das franquias brasileiras

Ramo alimentício é o mais relevante das franquias no âmbito nacional, segundo ABF

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 04/03/2024 às 12:01 | Atualizado em 18/03/2024 às 14:04
Patrocinada
X

Não é preciso circular muito pela cidade para se deparar com uma grande quantidade de franquias, principalmente as alimentícias. E não é apenas uma impressão: o setor de Alimentação foi o de maior crescimento em 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O segmento aparece como o mais representativo no Top 10 do levantamento da entidade sobre as franquias que mais cresceram em 2023, com cinco marcas. Quando o panorama se estende para as 50 maiores, a Alimentação lidera com 33% de participação, seguida de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%).

“Quando observamos o comportamento médio da expansão das 50 maiores deste ano, notamos um maior foco em eficiência das operações já instaladas e fortalecimento de canais de venda agregados, principalmente os digitais, colhendo assim os frutos das expansões registradas nos anos anteriores. De qualquer maneira, notamos movimentos representativos de expansão de rede ao longo de toda a lista, incluindo entre as Top 10. Até mesmo a Cacau Show, que chegou à liderança na edição passada, manteve um nível elevado de expansão, ultrapassando as 4 mil operações”, pontua Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

O ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024 é liderado pela Market4U (Alimentação – Comércio e Distribuição), que subiu quatro posições e registrou 42% de variação positiva, tendo expandido de 1.477 para 2.100 operações.

Contudo, o segmento não é destaque nas franquias deste porte. Lidera o ranking de microfranquias Serviços e Outros Negócios (55%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Casa e Construção (ambas com participação de 10%).

Nordeste

No Nordeste, os dados da ABF mostram expressivo faturamento nos segmentos de Alimentação - Comércio e Distribuição (R$ 1,41 bilhão) e Alimentação - Food Service (R$ 5,38 bilhão) em 2023. Juntos, estes setores somam 20,7% das participações por segmento, ficando atrás apenas de Saúde, Beleza e Bem-Estar (29,4%).

Com 1.361 e 4.659 unidades respectivamente, Alimentação - Comércio e Distribuição e Alimentação - Food Service somam 21% de participação por segmento no Nordeste. Os setores mais presentes na região são Serviços e Outros Negócios (21,4%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (21,1%).

Na geração de empregos diretos no Nordeste, Alimentação - Food Service mostra sua força liderando com 22,8% (55.904 empregos). Em seguida, aparecem Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 20,4% (50.102 empregos), e Serviços e Outros Negócios, com 18,6% (45.611 empregos).

Já o setor Alimentação - Comércio e Distribuição teve impacto de 4,9%, por gerar 12.110 empregos na região. Somado ao segmento Alimentação - Food Service, a geração de 68.014 empregos é de 68.014, o equivalente à participação de 27,7% no Nordeste.

Franquias de Alimentação

Franklin dos Santos, presidente Puro.Açaí, começou a empreender com um carrinho de lanches na pracinha da Cidade 2000, um bairro popular em Fortaleza, no Ceará. O sucesso do açaí, que era feito com uma fórmula própria, foi tão grande que o vendedor conseguiu comprar uma banca e depois abrir a primeira loja.

“Com esse crescimento, surgiram os primeiros interessados em abrir franquia da Puro.Açaí. Recorremos ao Sebrae que nos assessorou em tudo e nos ajudou a montar o modelo de franquia”, conta. O empresário também ressalta a importância da orientação profissional para investir em uma franquia, especialmente para quem não tem conhecimento sobre a documentação necessária.

DIVULGAÇÃO
O açaí de Franklin faz parte da memória afetiva dos frequentadores da Praça Cidade 2000, onde ele começou seu negócio em Fortaleza - DIVULGAÇÃO

Além dos empregos diretos, a marca estabeleceu um compromisso com o desenvolvimento da comunidade. “Quando fazemos algumas ações na praça onde tudo começou, as pessoas reconhecem, dizem que lembram quando era um carrinho, que consomem até hoje. Procuramos sempre estar receptivos a essas pessoas que fazem parte da nossa história. Também atuamos com distribuição de presentes em datas comemorativas, apoio financeiro a pequenos atletas que ainda não podem investir em suas carreiras financeiramente”, comenta o franqueador.

Atualmente, a Puro.Açaí possui 52 lojas distribuídas pelo país. Franklin atribui o sucesso do segmento alimentício a ser uma “necessidade básica”. “Desde que haja um bom gerenciamento financeiro, bom atendimento e cuidado com os produtos, sempre haverá sucesso”, acrescenta.

Já Diogo Reina migrou de franqueado para franqueador. O CEO do GPF (Grupo Pacífico de Franquias) viu na baixa concorrência da culinária de frutos do mar uma oportunidade de investir. O Pacífico Sea Food, uma das marcas do grupo, começou em Caruaru e atualmente está em 12 unidades em quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

“A ideia de franquear foi através da expansão da marca. Muitas pessoas nos procuravam para colocar um Pacífico em outros shoppings, e nós não tínhamos ainda como colocar uma outra unidade devido à formatação que ainda não estava pronta. Então, na pandemia, nós tiramos a ideia do papel, formatamos a nossa marca e começamos a franquear”, conta Diogo.

ARQUIVO PESSOAL
Diogo Reina é CEO do Grupo Pacífico de Franquias (GPF) - ARQUIVO PESSOAL

O CEO também relata que o momento escolhido para franquear o negócio foi desafiador. Não apenas por causa da pandemia, mas também pela dificuldade para adquirir mão de obra qualificada - o que ainda é um problema - e pela queda na economia do período.

Diogo também aconselha quem pensa em investir neste tipo de negócio: “Invista realmente numa franquia porque é um negócio que já foi testado, que já passou pelos erros. Hoje, a mortalidade de uma franquia é muito menor do que a mortalidade de um negócio próprio”. 

De acordo com a ABF, em 2023, somente 5,9% das operações fecharam. Fora do franchising, a taxa de mortalidade para empresas de pequeno porte é de 17% em cinco anos, segundo estudo do Sebrae de 2020.

José de Mello Costa Oliveira Filho se lançou no mundo das franquias por causa do irmão. “Ele comprou 50% de uma loja da China in Box do Recife. Um ano depois que ele comprou, o sócio dele decidiu sair para montar uma loja em Manaus. Ele me chamou inicialmente para ajudar ele na operação, mas quando a gente foi negociar, eu consegui adquirir um pedaço do negócio e me tornei o administrador”, conta.

Atualmente, o empresário possui quatro unidades da franquia China in Box: em Afogados, em Boa Viagem, na Caxangá e nas Graças, além das unidades Gendai de Boa Viagem e das Graças.

Ele também relata a experiência com outras franquias: “Já tive uma franquia da Subway e uma de esmaltaria. A experiência da Subway foi boa até certo ponto, mas eu tinha um sócio e a operação era pequena. O negócio não comportava dois sócios. Foi muito bom ter tido essa experiência porque eu pude tratar com outra franquia maior do que a rede que a gente tinha na época.”

DIVULGAÇÃO
José de Mello Costa Oliveira Filho tem quatro unidades da franquia China in Box, além de duas do Gendai - DIVULGAÇÃO

“Eu acho que os principais desafios sempre são, no início, conseguir equilibrar o capital de giro. Dificilmente vai ser o que você esperava. Cada loja dessa tem um tempo de maturação de mais ou menos um ano”, acrescenta José.

O franqueador também afirma que é preciso se destacar no ramo. “A pandemia obrigou todo mundo a fazer delivery. Esse mercado como um todo cresceu, hoje você concorre com muito mais gente. Tem que caprichar no serviço, numa entrega rápida e na embalagem. Você tem que estar muito mais preocupado com esses detalhes, e antigamente bastava fazer o básico. Se você não tiver diferencial, você realmente não aparece.”

E aconselha a se envolver com o trabalho: “Você tem que estar atento a tudo e disposto a trabalhar muito. Saber que não vai ser uma vida fácil, mas ao mesmo tempo é um trabalho muito apaixonante.”

Expo Franquias Nordeste 2024

A Expo Franquias Nordeste (EFN) volta ao Recife em março e é a oportunidade perfeita para conhecer a área. O evento acontece no RioMar Recife, de 21 a 23 de março das 14h às 21h.

A feira oficial de Franquias do Norte e Nordeste é o único evento das duas regiões apoiado pela ABF, para empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados em franchising que queiram novas oportunidades de networking e expansão de empreendimentos.

DIVULGAÇÃO
A EFN 2023 aconteceu no Riomar de Fortaleza - DIVULGAÇÃO

A EFN 2024 conta com expositores dos segmentos de alimentação, casa e construção, entretenimento e lazer, hotelaria e serviços, limpeza e conservação, moda, saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos, serviços educacionais, comunicação, informática e eletrônicos, entre outros.

A quinta edição da feira tem o apoio da ABF e do Sebrae/PE, além de parcerias com a Lancetur, Marante Executive, RedMedia e Revista Franquia & Oportunidades. O credenciamento para o evento já está aberto no site.

Leitores do JC têm acesso gratuito à EFN 2024 com o cupom CONVIDADOEFNJC no Congresso de Franquias da ABF, podendo acessar palestras com empresários e executivos.

Congresso de Franquias & Varejo da ABF

Além da feira, a EFN 2024 possibilita a atualização profissional, o acesso ao conhecimento e o networking de alto nível com a realização do Congresso de Franquias & Varejo Norte e Nordeste da ABF. A conferência acontece no dia 21 de março, no Teatro RioMar Recife, das 8h às 14h.

Entre os renomados empresários que participarão no congresso, está Fernando Ribeiro, diretor ABF Regional Norte e Nordeste e CEO Sal & Brasa, empresa do ramo de alimentação fora do lar com mais de 30 anos de atuação.

Também marcam presença nos debates de jurisprudência do mercado; desafios e oportunidades; e tendências e inovações: Sidnei Amendoeira (diretor jurídico da ABF e MMA Law), Emílio Martins (Emílio Martins & Advogados), Pablo Faria (Loucos por Coxinha), Fábio Farias (Love Gifts), Bruno Costa (A Fórmula), Cândido Espinheira (Yes! Cosmetics) e Ronaldo Rizzi (Casa do Construtor).

O encerramento do evento contará com uma "aula show" apresentada por Derek Rabelo, um surfista profissional e deficiente visual de Guarapari (ES) reconhecido atualmente como um dos jovens atletas mais inspiradores do mundo.

Reprodução/Instagram/@derekrabeloofficial
O surfista profissional e deficiente visual Derek Rabelo é o responsável pelo encerramento do congresso - Reprodução/Instagram/@derekrabeloofficial

“Derek é hoje um dos palestrantes mais aclamados em eventos por todo o Brasil. Ele perdeu a visão ainda nos primeiros dias de vida, mas isso não foi um obstáculo para se tornar um surfista profissional e ir atrás de ondas gigantes. Será um momento de celebração a todos os empreendedores determinados desse país”, afirma Rodrigo da Fonte, diretor da Insight Feiras e Negócios, empresa promotora da feira Expo Franquias Nordeste – EFN e apoiadora do Congresso.

No final desta matéria você confere a programação completa do evento.

Serviço

Expo Franquias Nordeste (EFN 2024)

Quando: 21 a 23 de março, das 14h às 21h

Onde: RioMar Recife

Credenciamento: https://expofranquiasne.com.br/

Congresso de Franquias & Varejo da ABF

Quando: 21 de março, das 8h às 14h

Onde: Teatro RioMar

Credenciamento: https://expofranquiasne.com.br/

Leitores do JC têm acesso gratuito à EFN 2024 com o cupom CONVIDADOEFNJC no Congresso de Franquias da ABF, podendo acessar palestras com empresários e executivos.

Programação da Franchising Talks

DIVULGAÇÃO
Franchising Talks 2024 - DIVULGAÇÃO

Programação do Congresso de Franquias e Varejo Norte e Nordeste da ABF

DIVULGAÇÃO
Congresso de Franquias e Varejo Norte e Nordeste da ABF - DIVULGAÇÃO

Tags

Autor