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Renovação das concessões de distribuição de energia se aproxima falta de energia vira padrão com baixa manutenção

Ate 2031 ao menos 20 companhias terão suas concessões vencidas. Eoje esla tem dois terços do seu contrato percorrido

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Fernando Castilho

Publicado em 26/03/2024 às 0:05
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No próximo ano, exatamente no dia 17 de julho, vence a concessão por 30 anos da EDP Espírito Santo uma das primeiras empresas privatizadas no setor de distribuição de energia num movimento que nos anos seguintes, especialmente em 1997 e em 1998 provocou a privatização de ao menos 12 companhias estatais entre elas a Celpe hoje Neoenergia privatizada no dia 30 de março de 2000.

Isso quer dizer que as 20 companhias que até 2031 terão suas concessões vencidas já estão com mais de dois terços do seu contrato percorrido o que significa dizer que na maioria delas esse prazo é de pouco mais de cinco anos o que abriu um grande debate sobre os investimentos em manutenção necessários ao adequado fornecimento de energia já que eles não teriam o retorno necessário até o final do contrato.

Eventos extremos

A questão ficou mais séria desde o ano passado, quando o Brasil passou a ter eventos extremos como os ocorridos nas praças de Rio de Janeiro, São Paulo quando as empresas Enel Rio e Enel São Paulo tiveram que gerenciar sem sucesso uma crise para retomar o fornecimento.

A concessão da Enel Rio termina dia 9 de dezembro de 2026 e a da Enel São Paulo em 15 de junho de 2028 e essa proximidade já é motivo de críticas de vários atores e de preocupações da Aneel que passaram a cobrar maior celeridade nos serviços de retorno do fornecimento.

Apagão em SP

O problema da Enel SP é o mais grave. O apagão em São Paulo não é o primeiro problema registrado com concessionárias de energia no país. Em 2021 o estado ficou sem energia por 21 dias. Na época, após um forte temporal que atingiu São Paulo por quatro dias, a Enel SP deixou pelo menos 200 mil unidades consumidoras sem energia.

Na verdade, o que acontece é que com um quadro reduzido de funcionários e o elevado crescimento de ocorrências que fogem à rotina, as equipes não têm capacidade para responder na velocidade necessária.

Horas no escuro

O problema é que a explicação técnica de aumento de horas sem energia e do número de dias que os desligamentos acontecem na cada de uma família ou empresa quer dizer prejuízo financeiro com perdas de vários tipos.

E acabam alimentando as especulações sobre as intenções das empresas em disputar a renovação da concessão já a partir de 2026 quando as concessões do Enel RJ e da Light Rio vencem ainda no governo Lula.

Tempo de concessão

Uma das questões que o setor elétrico está discutindo em paralelo a renovação das condições é como as distribuidoras devem estar preparadas para os chamados eventos extremos que se caracterizam pelas chuvas torrenciais que provocam quedas de árvores e por consequência da fiação interrompendo o fornecimento.

O debate no setor é em quanto tempo as concessionárias onde acontecem esses eventos podem retornar o fornecimento? O que exige mais pessoal especializado.

Thiago Lucas/ Design SJCC
Concessões de distribuição com vencimento entre 2025 e 2031 - Thiago Lucas/ Design SJCC

Quem vai renovar

No Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo mais de 2 milhões de consumidores somados ficaram sem energia por mais de 24 horas e até 48 horas. E até mesmo em Pernambuco onde a Neoenergia reagiu com mais presteza tivemos casos de bairros que ficaram sem energia por mais de 24 horas.

Mas uma questão que está preocupando ainda mais as empresas é o chamado micro e pequeno desligamento. Em Pernambuco, esse fenômeno tem crescido na Região Metropolitana embora no final do ano os números finais a soma de minutos ou horas paradas não esteja entre as maiores.

Aneel pergunta 

De qualquer forma, até hoje está aberto um processo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chama de Tomada de Subsídios cujo objetivo é avaliar a necessidade de intervenção regulatória associada ao aumento da resiliência do sistema de distribuição e de transmissão a eventos climáticos extremos. Ou como as concessionárias terão de atuar quando chover demais, cair raio demais, arvore demais e o call center explode com consumidores desesperados querendo a energia de volta.

É um avanço já que a agência reconhece a importância crítica da infraestrutura elétrica para a sociedade e a necessidade de desenvolver estratégias de atuação que possam minimizar impactos. E tentar responder com uma melhor distribuição de equipamentos sobressalentes; realimentar o processo de melhorias no plano de contingências e recompor com brevidade o estoque de peças sobressalentes.

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Acqua Marine, primeiro empreendimento entregue pela Iron House na Reserva do Paiva recebeu o selo EDGE (Excelência em Design para Maior Eficiência. - DIVULGAÇÃO
Acqua Marine

O condomínio Acqua Marine,primeiro empreendimento entregue pela Iron House na Reserva do Paiva, em 2021 recebeu o selo EDGE (Excelência em Design para Maior Eficiência) que reconhece a sustentabilidade na utilização de recursos hídricos, energéticos e materiais, além das emissões de carbono e técnicas de design implementadas nos edifícios.

O Acqua Marine obteve reduções estimadas em 23% de energia, 31% de água e 62% na energia embutida de materiais - emissões de CO2 na sua fabricação - que são os três pilares avaliados pelo EDGE. Ele foi incorporado pela Iron House, com o pé na areia e próximo às piscinas naturais do Paiva e também foi vencedor do Troféu Ademi, na categoria Residencial com quatro quartos sociais, entre os lançados em 2012.

Larco Combustíveis

Liderada pelo empresário Paulo Evangelista, a Larco Combustíveis com 17 postos em Igarassu, Paulista, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Abreu e Lima, Caruaru e Recife programa ampliar sua rede como mais dez postos e se consolidar como a quinta maior distribuidora do Brasil em diesel e gasolina, segundo os dados de novembro de 2023 divulgados pela ANP. A Larco é uma empresa com sede na Bahia e atua em Pernambuco há cinco anos.

Coelho da Páscoa

O chocolate é feito no Brasil, mas apenas para atender as 1.600 lojas físicas das Americanas mais de meio milhões de coelhos de pelúcia foram importados diretamente da China para incrementar o sortimento para a data, que inclui os tradicionais ovos e caixas de chocolate. O montante é 30% maior em comparação com 2023.

Guaraná Jesus

O Guaraná Jesus, icônica marca de refrigerantes do Maranhão, está completando 97 anos de história. Para comemorar essa data a Coca-Cola cuja empresa Norsa detém a marca fez parceria com seis artistas autorais maranhenses para a campanha “Universos cor-de-rosa” apresentando universos com Guaraná Jesus como protagonista.

Sindsegnne 68 anos

O Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), com sede no Recife, comemora 68 anos de atividade. Ele fundada em 1956 é um dos mais antigos do país e viu na sua área de abrangência o setor (sem Saúde e DPVAT) cresce 6,8% em 2023

Consumo e Varejo

No ano passado, o Brasil registrou 139 fusões e aquisições de empresas de Consumo e Varejo, numa alta de 33% na comparação com 2022, com 104 operações. Os setores de alimentos, bebidas e fumo (47); hotéis e restaurantes (22); lojas de varejo (21); supermercados (12); shoppings centers (17) e embalagens (15) lideraram as transações.

Expo Franquias

A Expo Franquias Nordeste movimentou R$53 milhões em negócios em três dias de eventos no RioMar Recife. Mais de 5.900 pessoas circularam pelo local em busca de novas oportunidades de investimentos. A ABF e o Sebrae/PE anunciaram a data do próximo ano para 20 a 22 de março no RioMar Recife.

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Sudene aprova FDNE para a Elawan Eólica Passagem (RN) e R,1 milhões para o Complexo Eólico do Seridó (PB). - Divulgação

FDNE para eólica

A Sudene aprovou R$94,2 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para a Elawan Eólica Passagem, instalada no Rio Grande do Norte, e R$34,1 milhões para seis parques do Complexo Eólico do Seridó, localizado na Paraíba. O Complexo do Seridó, composto por 12 parques eólicos, entrou em operação em julho do ano passado e tem capacidade total instalada de 480 MW.

Corredor LATAM

A LATAM vai investir de R$3,5 milhões em mídias out-of-home nos aeroportos de Brasília, Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre. A ação vai reforçar a assinatura de marca da LATAM, que convida o passageiro a viver um mundo “Sem Fronteiras”. Esses espaços tinham, assim como em outros aeroportos, a marca das 123milhas.

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