Brasil aprende a comer ovos de chocolate e Pascoa vira Natal do setor em termos de negócios e renda
Apesar do aumento do consumo, o Brasil ainda está na 13a posição de consumo per capita de chocolate. Mas é quem mais aposta na Páscoa como data de venda.
Esqueça o preço recorde na bolsa de valores de Nova York no começo do mês com os contratos tiveram uma alta de 4%, alcançando a marca histórica de US$6.218 a tonelada. O Brasil é o país que mais lançou produtos feitos de chocolate para a Páscoa, com 11% do total dos lançamentos globais, segundo dados da consultoria britânica Mintel constatou que houve um aumento de 23% na quantidade de itens novos ofertados no mundo.
O varejo brasileiro está prestes a testemunhar ao final deste domingo (31) mais um marco histórico durante a Páscoa de 2024 devendo chegar a um faturamento de mais de R$ 12,4 bilhões, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados e da e da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Páscoa do Cacau
Nos últimos anos, a Páscoa passou a representar a segunda maior data comemorativa do varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Só em relação ao e-commerce, as compras online durante o período deste ano já registraram um crescimento significativo de 7,8% em relação ao ano passado. E o Brasil como um dos quinze maiores mercados consumidores de chocolates do mundo.
Na verdade, o 13º com a Alemanha liderando com 11,16 kg de chocolate por pessoa. Depois vem o Reino Unido, com 10,29 kg e a Suíça, onde cada habitante come 10,05 kg da guloseima por ano. Em quarto lugar, a Bélgica e, logo em seguida, a Noruega.
Mas o Brasil é um dos cinco países que tem toda cadeia produtiva do cacau.Dados da Abicab, de janeiro a dezembro de 2023, indicam um crescimento de 6% na produção de chocolate no Brasil. Das 760 mil toneladas produzidas em 2022, o país saltou para 805 mil toneladas ano passado.
Maior consumo
Mas o brasileiro está aumentando o consumo. De acordo com a Horus/Neogrid, o ovo de chocolate apresentou um aumento de cerca de 20% no seu preço em 2023, na comparação com o ano anterior. Nos atacarejos e supermercados, apesar da alta, cresceu a presença desse item nos carrinhos de compra. Nos pequenos varejos, por sua vez, a variação da presença do ovo de chocolate nos carrinhos não foi tão significativa.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de (CNC) revelou que 65% dos consumidores afirmam que estão mais propensos a comprar em lojas que oferecem uma variedade de produtos para a Páscoa.
Melhoria da renda
Claro que isso tem a ver com o aquecimento da economia durante o período da Páscoa que passou a impulsionar outros setores além do tradicional chocolate e seus derivados.
Um levantamento da Admitad, rede global de marketing de afiliados, identificou o crescimento de 213% na venda de brinquedos, de 116% nas reservas de hoteis e de 80% na comercialização de passagens aéreas. Apenas da China foram importados 1,5 milhão de produtos de pelúcia para serem vendidos com itens de Páscoa.
Ovo para os pets
A Admitad é uma das líderes globais em soluções de marketing de afiliados, com uma variedade de serviços de monetização e atua em 11 países onde existem cerca de 30 mil marcas anunciantes e 100 mil afiliados ativos, incluindo AliExpress, Uol, TAP Airlines, Leroy Merlin, Marriott, Itaú, Ifood e Adidas.
E acredite: este ano no Brasil, o produto temático mais procurado é o Ovo de Páscoa para cachorro seguido de brinquedos relacionados ao tema, como pelúcias de coelho e mordedores em formato de cenoura, também colaboram para esse crescimento nas vendas durante o período.
Sabor amargo
Mas o amargo do chocolate não se resume ao percentual do cacau numa barra entregue pela indústria. A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis avalia que o setor de sorvetes enfrenta atualmente um cenário desafiador devido à crise global do cacau.
Ele tem impactado significativamente os custos de produção. escalada dos preços dos derivados do cacau, que aumentaram em mais de 50% recentemente, refletindo diretamente nos ingredientes utilizados na fabricação de sorvetes.
O aumento nos preços dos derivados do cacau, como o chocolate em pó e a manteiga de cacau, tem sido especialmente significativo para o segmento sorveteiro. Cerca de 30% dos produtos oferecidos nas sorveterias são derivados de cacau, o que torna essa matéria-prima essencial para a produção de uma ampla variedade de sabores e produtos.
Água do Bonner
Desde que William Bonner apareceu no dia 30 de outubro tomando água mineral em latinha que o produto não para de crescer. Segundo estimativas da área de inteligência de dados da Ball Corporation, o volume de latas de água no mercado brasileiro mais do que dobrou depois que a categoria foi introduzida no Brasil. Custa mais caro, mas a lata de alumínio tem uma pegada ecológica já que o envase prático e seguro é 100% reciclável, e contribui com a renda de mais um milhão de famílias de catadores.
Colágeno JBS
O grupo JBS está investindo R$400 milhões na criação da Genu-in, marca especializada em peptídeos de colágeno e gelatina em parceria com a Galena Farmacêutica, pioneira na distribuição de insumos, para venda exclusiva de colágeno no mercado de farmácias de manipulação. O colágeno é o quarto item mais prescrito pelos nutricionistas, de acordo com a Pesquisa Anual da E4, agência especializada em nutrição. A venda será exclusiva pela Galena Farmacêutica e a Genu-in estima alcançar 8.000 pontos de venda em todo o Brasil.
CD de livros
O Grupo Companhia das Letras inaugurou nesta quarta-feira seu novo Centro de Distribuição em Pernambuco em Jaboatão dos Guararapes. Com o CD, a Companhia das Letras ganha em agilidade nas entregas e terá grande redução nos custos do frete. Vai atender, inicialmente, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Dia de Festa
Projeto do empresário Ricardo Coller, de 2 a 15 de abril, no Shopping Center Recife tem a feira infantil Dia de Festa, no Shopping Recife, com 80 expositores trazendo novidades em produtos, serviços e lançamentos para o setor de festas para crianças. A expectativa é receber um público de 70 mil pessoas e movimentar aproximadamente R$1,5 milhão em negócios durante os quinze dias do evento.
Conforto primeiro
Um estudo da Webmotors Auto Insights abordando o comportamento das mulheres quando na decisão da compra de um carro revelou que 90% das entrevistadas classificam o conforto como o principal atributo procurado em um carro, seguido por economia e desempenho (79%) e uma boa avaliação em segurança (60%). Com relação à frequência de troca, 20% das mulheres levam três anos para substituir seu veículo, ao passo que 19% demoram seis anos ou mais.
Voe Tap
Puxado pelos negócios de seus voos no Brasil e Estados Unidos, a aérea portuguesa TAP registrou seu melhor resultado da história do Grupo em 2023 com lucro recorde de 177,3 milhões de euros contra 111,7 milhões de euros em relação a 2022. A TAP transportou 15,9 milhões de Passageiros, representando um aumento de 15,2% em relação a 2022, atingindo 93% dos valores alcançados em 2019 e sua capacidade superou os níveis pré-crise de 2019, atingindo 101%.
Celular duvidoso
Um estudo da Abinee revelou que o total de aparelhos comercializados ilegalmente no Brasil cresceu de 10% no final de 2022 para 25%. O levantamento aponta também que os marketplaces com 90% são o principal ponto de venda e que o volume de celulares vendidos ilegalmente. São produtos novos importados majoritariamente de Paraguai, que não possuem Certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e outros sem origem declarada.