MERCADO DE TRABALHO

De olho nos profissionais de TI, Blue Technology explora crescimento do mercado tecnológico no Brasil

A área de tecnologia tem se ampliado cada vez mais nos últimos anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 08/04/2024 às 7:00 | Atualizado em 08/04/2024 às 14:27
Patrocinada
X

Em constante evolução, o mundo digital exige profissionais cada vez mais especializados para garantir o bom funcionamento dos sistemas e das tecnologias que têm sido utilizadas diariamente.

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) desempenham um papel crucial na concepção, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas que impulsionam o mundo moderno.

Mas o que faz um profissional de TI?

As responsabilidades e funções de um profissional de Tecnologia da Informação vão variar de acordo com a área de atuação do profissional. No geral, os profissionais de TI são especialistas multifacetados que lidam com uma ampla gama de tarefas relacionadas à tecnologia. Essas geralmente incluem:

  • Desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas: Projetar, codificar, testar e implementar programas e aplicativos de software para diversas finalidades, desde sistemas de gerenciamento empresarial até aplicativos móveis.
  • Gestão e manutenção de sistemas/administração de redes: Configuração, manutenção e segurança de redes de computadores, garantindo que os sistemas estejam funcionando de forma eficiente e segura.
  • Suporte técnico: auxiliar usuários na resolução de problemas técnicos, resolvendo problemas de hardware, software e redes.
  • Segurança da informação: proteger os sistemas e dados contra ataques cibernéticos.
  • Análise de dados: coletar, interpretar e transformar dados em insights valiosos para o negócio.
  • Gestão de Projetos de TI: planejamento, coordenação e execução de projetos de tecnologia da informação.

Os profissionais de TI podem trabalhar em uma variedade de setores e indústrias que vão além das empresas de software, desenvolvimento de sites e startups de tecnologia. Os especialistas também podem atuar na área da saúde, de finanças, educação e em órgãos governamentais.

Mercado de trabalho

Em levantamento feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2022, o Brasil deve gerar em torno de 420 mil vagas no setor entre 2023 e 2025.

Ainda segundo a Brasscom, o setor de tecnologia demanda cerca de 159 mil profissionais no Brasil, enquanto são formados 53 mil pessoas por ano, na área.

Sendo bastante requisitados no mercado de trabalho, a remuneração dessa área também agrada. De acordo com o Glassdoor, a média salarial para um profissional de TI no Brasil é de R$ 5.800, enquanto a média salarial do país - envolvendo todas as áreas - é de R$ 2.979.

Profissionais no holofote

Uma das únicas empresas de Tecnologia da Informação do Nordeste a ser listada pelo ranking Great Place To Work (GPTW), a pernambucana Blue Technology (BLUE) tem visado encontrar e reter os melhores profissionais de TI. Além da busca por pessoas capacitadas na área, a empresa também incentiva novas qualificações aos funcionários.

"A BLUE adotou uma abordagem proativa. Buscamos esses talentos no mercado e os capacitamos e os mantemos em constante desenvolvimento profissional", ressaltou Rodrigo Vicente, CPO e Gerente de RH da BLUE.

"Nos dedicamos não apenas ao recrutamento, mas também a programas de treinamento e atualização contínuos, oferecendo aos nossos prestadores uma atmosfera ideal para aprimorar suas habilidades e conhecimentos", complementou.

Tags

Autor