Poemas de amor e vivências do corpo

Lançamento duplo na Livraria Mandarina traz o livro de poemas "Doze passos até você", de Luciana Annunziata, e "CORPO: Animal em extinção", organizado por Lucila Losito

Imagem do autor
Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 27/04/2023 às 14:56
Notícia
X

A Livraria Mandarina recebe logo mais, às 17h, em São Paulo, dois lançamentos da editora Urutau: o livro de poemas “Doze passos até você”, de Luciana Annunziata, e “CORPO: Animal em extinção”, organizado por Lucila Losito.

“Nunca achei que fosse escrever poesia, mas, como aprendi, a poesia não pede licença”, conta Luciana Annunziata. “Ela simplesmente aparece, varre tudo, nos deixa de joelhos. Foi assim com esse livro: uma história de amor escrita antes e durante a pandemia, um relacionamento que nunca se concretiza, mas se transforma em um novo tipo de amor”. E tem outra história por trás: “Além de tudo, filha de poetisa que sou, esse era um território da minha mãe, algo que me parecia interditado. “Doze Passos Até Você” foi também um jeito de fazer as pazes com a minha ancestralidade feminina”.

Divulgação
Luciana Annunziata - Divulgação

 

A mãe de Luciana foi publicada por Masao Ono nos anos 1980, que também publicou obras de Hilda Hilst. Para Lucila Losito, “o livro da Lu Annunziata é um romance mínimo escrito em poema, que nos devolve o chão, sempre o melhor ponto de partida para infinitas direções: a realidade”.

“Corpo: Animal em Extinção” é fruto de uma residência promovida por Lucila na Amazônia, da qual participaram pessoas de todo o Brasil, inclusive indígenas. “Uma vivência rara e coletiva que culmina agora com o lançamento”, segundo Luciana Annunziata. A coletânea reúne a experiência de um grupo de 12 autores na Amazônia paraense. A imersão foi realizada pela plataforma Tomar Corpo, em parceria com a residência Campo de Heliantos, e participação de profissionais locais.

São autoras e autores do livro: Efe Godoy, Drica Ribeiro, Fernanda Cirenza, Gabi Lotaif, Gabrielle Guido, Italo Brasileiro, Irene Lucia Malpeli, Liliane Oraggio, Priscila Kerche, Tania Ralston, Tatiana Russo e Vitória Viviani.

Divulgação
Corpo: animal em extinção - Divulgação

 

“Tentar resgatar a animalidade no próprio corpo implicou acessar medos basais, nossa ferida primeva, instinto de sobrevivência. Aquilo que fez com que a nossa cultura tenha cindido com a natureza. Mas também foi possível dançar e ser poesia, encontrar os encantos da floresta, sua ancestralidade, conhecer as carícias das águas do rio Tapajós”, relata a organizadora.

A publicação pela mesma editora facilitou o encontro das amigas no lançamento de hoje. “Decidimos lançar juntas pela afinidade pessoal e literária. Fizemos juntas a formação do Instituto Vera Cruz e lemos o primeiro romance uma da outra antes do lançamento, é uma parceria que vem se consolidando”, diz Luciana.

Luciana Annunziata é autora de “Os Cadernos do Desencontro de Antonio Guerra” (Quelônio, 2018) e “Depois Será Tarde” (Reformatório, 2022).

Lucila Losito é autora do romance "Com o corpo inteiro", contemplado pelo PROAC (2016) e finalista do Prêmio SP de Literatura (2020). Organizou diversas coletâneas, entre elas o recém lançado "Mulheres de Terra e Água" (2022), pela editora Elefante. É criadora da plataforma @tomarcorpo e do festival literário TRANÇA, que está acontecendo com o apoio do Proac, do governo do estado de São Paulo por meio da Secretaria de Economia Criativa.

O evento será na livraria Mandarina, Rua Ferreira de Araújo, 373, em Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Mais informações no site: www.tomarcorpo.com.br, e no Instagram da editora e das escritoras: @editoraurutau, @lucianaannunziataescreve e @lucilalosito.

 

Tags

Autor