Site de literatura Angústia Criadora faz 12 anos

No ar desde 2011, site criado pelo crítico e escritor Ney Anderson abriga um rico acervo com centenas de resenhas e entrevistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 10/05/2023 às 7:47 | Atualizado em 10/05/2023 às 8:00
Notícia
X

Hoje, o site de literatura Angústia Criadora (www.angustiacriadora.com) está completando 12 anos. E se apresenta como um dos principais meios de divulgação de obras literárias, um dos mais antigos em atividade no país. Ao longo desse período, o espaço construiu um importante acervo de entrevistas e resenhas críticas sobre centenas de obras contemporâneas.

Para o jornalista, escritor e crítico literário Ney Anderson, criador e editor do Angústia Criadora, manter o site o por tanto tempo ativo é possível graças ao amor pela literatura e pelos livros. “É um trabalho para quem ama demais esse troço chamado literatura. Não é fácil manter o site atualizado, com ânimo e dedicação, sem receber nenhum apoio financeiro, patrocínio, apenas com promessas e mais promessas. Enfim. Ninguém parece interessado em apoiar verdadeiramente iniciativas independentes assim. Mesmo com todos os avanços, o livro ainda é (infelizmente) algo para um nicho bem restrito. É quase uma seita. É isso que eu percebo”, comenta.

Ney Anderson, no entanto, ressalta que segue acreditando no trabalho que faz. Caso contrário, segundo ele, já teria desistido. “Tenho bastante orgulho desse projeto que criei. A receptividade de autores e leitores que me leem, e das editoras que me enviam livros, é fator determinante para eu continuar trabalhando. A minha função enquanto editor do site e crítico literário é despertar o interesse nas pessoas, sempre com textos que sirvam à reflexão. Eu faço isso diariamente. A literatura precisa estar na mesa de conversa no café da manhã, nas paradas de ônibus, nos intervalos do almoço etc, como as séries de streaming, por exemplo. Apesar de tudo, sou otimista e esperançoso. O Angústia Criadora sempre será o meu cartão de visita”.

Para marcar a data, além das novas publicações no site, o perfil @angustiacriadora no Instagram vem publicando cards diários com mensagens de escritoras e escritores brasileiros de várias épocas e estilos, “para mostrar como a literatura brasileira é rica e pulsante”, afirma o crítico literário.

 

Ney Anderson

Ney Anderson nasceu no Recife, em 1984. É jornalista e escritor. Autor do livro “O Espetáculo da Ausência”, publicado pela Editora Patuá. Mora em Olinda. Em maio de 2011 resolveu criar o Angústia Criadora para escrever exclusivamente sobre literatura, sua paixão desde sempre. É autor de contos publicados no Suplemento Pernambuco e nas antologias Contos de Oficina (Editora Bagaço,2007-2008-2009-2010), Livrinho de Papel Finíssimo (2011) e Carrero com 70 (Cepe Editora – 2018). Participou ainda da antologia Os novos escritores pernambucanos do século XXI (Diário oficial, 2008). No ano de 2010 ficou em 6º lugar no Concurso Maximiano Campos de Literatura, organizado pela Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Organizou também uma oficina literária online no site, que resultou no livro Escrever Ficção Não é Bicho Papão (Edições Geni).

Tags

Autor