Os livros não precisam ficar presos entre paredes. Se as livrarias são essenciais para a difusão da cultura do livro, os eventos abertos, em parques, praças ou na rua, atraem cada vez mais gente para o mundo da leitura. A Feira do Livro de Madri começou no último dia 26 de maio, e segue até 11 de junho. Ao ar livre, no Parque Del Retiro. Promovida por uma associação de livreiros, tem tido um fluxo enorme de visitantes. O mesmo com a Feira do Livro de Lisboa, desde 25 de maio, que ganhou mais dois dias e se prolonga até 13 de junho, em realização da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
No Brasil, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma referência. No ano passado, multidões passaram pela Praça da Alfândega, na capital gaúcha. A Flip, em Paraty, no Rio de Janeiro, é uma festa literária que também se destaca pelo potencial de juntar os integrantes do mercado editorial e os aficionados por literatura, à beira-mar. Outros festivais e eventos literários têm surgido nessa linha, sem retirar o peso dos grandes eventos indoor, verdadeiras cidades montadas nos pavilhões de convenções, como em Maceió, no Recife e no Rio, que terão bienais do livro este ano.
As palavras ao ar livre ganham, no entanto, uma outra luz. Sabe quem lê ao sol. Há uma mistura do corpo com o mundo, da mente com o ambiente, na leitura do lado de fora. Nem melhor, nem pior do que ler em qualquer canto. Assim como tocar e folhear livros numa feira aberta pode ser diferente.
Literatura na praça
Criado pela Associação Quatro Cinco Um, o evento na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, chega à segunda edição esta semana. De quarta a domingo, A Feira do Livro aguarda o público para passear por entre mais de uma centena de estandes, e conferir debates e palestras da programação que vai da manhã até a noite, todos os dias, com atrações nacionais e internacionais como a italiana Ginevra Lamberti. Para saber mais, veja a live “Por dentro da Feira”, do Livronews com Paulo Werneck, acessando o Instagram @afeiradolivro.
Gerúndio a dois
É hoje o lançamento da antologia de contos “Gerúndio a dois”, da editora Folhas de Relva. Cada autor ou autora homenageia um par, em textos sobre o amor, a amizade, o coleguismo. Participam Andrea Nunes, Alex de Andrade, Alexandre Staut, Andrea Del Fuego, Mariana Ianelli, Mailson Furtado, entre outros. No Macabéa Café, em São Paulo, a partir das 15h.
Maílson Furtado
E por falar nele, o escritor cearense, premiado pelo Jabuti, está lançando “Esquinas”. Com poemas que “delimitam o território do texto literário ao passo que também marcam o ritmo do itinerário da nossa leitura”, segundo o autor. O novo livro pode ser adquirido no site mailsonfurtado.com.br.
Em Joinvile
Teve início na última quinta-feira a Feira do Livro de Joinvile (SC), no Complexo Centreventos Cau Hansen. Na programação de hoje à tarde, roda de conversa sobre literatura e cinema. Ailton Krenak será destaque na terça-feira, e Itamar Vieira Junior, na quinta. Para ver a programação completa do evento, que segue até o próximo domingo, acesse o site www.feiradolivrojoinvile.com.br.
Mulherio das Letras
O grupo de escritoras Mulherio das Letras Ceará recebe até 15 de junho inscrições para uma coletânea de poesia, prosa poética e microconto. Para participar, é preciso preencher um formulário disponível no Instagram @mulheriodasletrasceara, onde a lista com as participantes será divulgada no dia 15 de julho. O grupo de escritoras está presente em 18 capitais brasileiras, e noutros sete países.
Romantismo no Recife
O Oliveiras Bistrô segue em sua programação literária na capital pernambucana. Hoje é a vez de uma celebração antecipada do Dia dos Namorados: “Toda forma de amar vale a pena”. Raimundo de Moraes, Flávia Suassuna e Tamires Drielly fecham o domingo com poesia, a partir das 18h. Participação especial do músico Cláudio Almeida.
Vestido de Virginia
Com tradução e posfácio de Ana Carolina Mesquita, a Nós está lançando “O vestido novo” de Virginia Woolf. Trata-se de conto escrito pela autora britânica durante a criação de “Mrs. Dalloway”, uma de suas obras mais célebres, que completará um século de publicada em 2025. No Instagram @editoranosbr, veja vídeos com leituras de Virginia Woolf, por Ana Carolina Mesquita, que é tradutora, pesquisadora e escritora.
Produção editorial
A Universidade do Livro (Unil) oferece curso EaD de Produção Editorial. As inscrições estão abertas até 19 de junho, quando as aulas terão início. O curso segue até 25 de setembro, com o objetivo de transmitir aos participantes uma visão abrangente da edição de um livro. E será ministrado por Laura Bacellar, profissional que já passou por diversas funções editoriais, tendo lançado “Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação” pela Editora Mercuryo.
Oficina de escrita
O premiado autor Rafael Gallo ministra oficina de escrita no Lugar de Ler. As aulas começam nesta terça e vão até 25 de julho, e podem ser acompanhadas de forma presencial, em São Paulo, ou online. Serão oito encontros com leituras, debates e práticas de escrita. Rafael Gallo venceu os prêmios José Saramago, São Paulo e SESC. Mais informações no Instagram @lugar_de_ler.
Poemas de protesto
O livro “Grilhões - Poemas de Protesto”, de Jonas Batista Neto, será lançado nesta terça em Belo Horizonte. Em sua quinta obra de poesia, o autor escreve sobre racismo, representatividade e afirmação. No café do Centro Cultural Unimed, a partir das 7 da noite. Mais informações no Instagram @livrogrilhoes.
O que é meu
Nayara Noronha conversa com o autor José Henrique Bertoluci, na terça, também em Belo Horizonte, no lançamento de “O que é meu”. Na Livraria Jenipapo, às 7 da noite. Siga Nayara Noronha no Instagram @livretras, e saiba mais sobre o autor em @ze_bertoluci.
Feminino infinito
O coletivo @femininoinfinito será representado por cinco escritoras, em live nesta terça no encontro literário Café com Português. Giselle Vianna e Paloma Klisys, de São Paulo, Jeovânia Pinheiro, da Paraíba, Michelle Bus, do Rio Grande do Sul e Paula Valéria Andrade, do Rio de Janeiro, irão falar sobre a coletânea lançada recentemente, que traz 120 poetas, escritoras e artistas brasileiras. A live começa às 13h. Mais informações no Instagram @auladeportugueslaeca.
Turnê de Stefano Volp
Em seu primeiro livro pela Galera Record, Stefano Volp lança “Nunca vi a chuva” nesta quarta, na Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro, às 19h. A obra do autor, tradutor e roteirista capixaba foi publicada de forma independente em 2017, sendo por mais de 30 vezes a top 1 na Amazon. No próximo dia 29, Volp estará na Livraria da Tarde, em São Paulo. Em 8 de julho, na LDM em Salvador, e no dia 15 de julho, chega ao Recife, para autografar na Livraria Jaqueira.
Carrero e a Perna Cabeluda
Hoje tem Live Livronews sobre a coletânea de contos organizada em homenagem ao escritor Raimundo Carrero: “As várias faces da Perna Cabeluda”, pelo selo Mirada, que recorda famosa lenda urbana recifense. Na conversa, a honrosa presença do mestre Carrero, além de Iaranda Barbosa, Eduardo Peretti e Marcos de Andrade Filho. No Instagram @livronewsnoinsta às 8 da noite.