A estatística sobre a leitura no Brasil é sintomática de problemas que se entrecruzam. O baixo nível de compreensão de textos é um dado estrutural que reflete demandas não cumpridas na educação, desde o ensino fundamental. A falta de livrarias, mesmo em grandes cidades, é indicativa das barreiras econômicas para o empreendedorismo cultural. E as dificuldades para fazer com que livros de autores nacionais alcancem grande parte do território têm a ver com gargalos de distribuição, que dependem tanto de políticas federais, quanto estaduais e municipais, para ampliar a bibliodiversidade.
Mas não é preciso esperar por metas de longo prazo para mudar essa realidade gerada por múltiplos fatores combinados. Todos podemos fazer a nossa parte para abrir o acesso à literatura para quem deseja ler mais. Como a iniciativa de uma associação de escritores chamada Literatura Livre, que criou o selo editorial Besouros Abstêmios – nome inspirado em verso de Manoel de Barros. A associação sem fins lucrativos chega para atuar no mercado editorial com propósitos que se fortalecem mutuamente: elevar a participação dos autores no negócio do livro, destinar um percentual das tiragens para quem não pode comprar pelo preço de capa, e realizar projetos sociais focados no acesso à leitura.
A tecnologia também é bem-vinda no mutirão para que nenhum leitor fique sem ter o que ler. Como no caso do Skeelo, aplicativo agregado a operadoras de celular e internet, que oferece um título gratuito por mês para os usuários, além de outros serviços relacionados ao hábito da leitura, e agora incorporou livros físicos para venda no site. “Depois de 4 anos, formamos um ecossistema de livro e leitor, que tem como principal missão facilitar o acesso à leitura através da tecnologia. O Skeelo tem sido uma ponte entre conteúdos e pessoas. Fazemos isso através de parceiros que nos permitem largas a grandes avenidas para distribuir esse conteúdo”, conta André Palme, CMCO do aplicativo, em entrevista inédita a ser publicada nos próximos dias no JC.
Quanto mais acesso, mais leitores. E quanto mais leitores, mais livros.
Bienal de Alagoas
A Bienal do Livro de Alagoas confirmou a presença de mais três convidados: Jessier Quirino, Renan Inquérito e Paula Pimenta estarão no evento, marcado para acontecer de 11 a 20 de agosto, em Maceió. A organização é da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
Baleias no deserto
A editora Rua do Sabão está lançando o novo livro de Tiago Novaes, “Baleias no Deserto: o corpo, o clima, a cura pela terra”. O ensaio é apresentado como “um convite para refletir e, sobretudo, agir antes que seja tarde, tanto no âmbito individual quanto coletivo”. O autor é também tradutor e doutor em Psicologia. Conheça seu trabalho no site: www.tiagonovaes.com.br.
As Lyras de Euclides
Professor do Departamento de Música da UFPE, Sérgio Dias lançou ontem, pela CEPE, o livro “As Lyras de Euclides: Íntegra das obras do compositor pernambucano Euclides de Aquino Fonseca para voz(es), piano e outros instrumentos”. O compositor que era admirado por Heitor Villa-Lobos também integrou a Academia Brasileira de Música. O evento foi no Instituto Ricardo Brennand (IRB).
Herança cultural
Hoje é dia do lançamento de “Velhas Sábias – Tributo às que vieram antes de nós”, em seu volume III, que reúne contos biográficos sobre “mulheres que superaram obstáculos, dificuldades, limitações e estigmas sociais para escrever suas histórias de vida e ancestralidade”, conforme a divulgação. A publicação que promove a difusão da herança cultural tem a organização de Fátima Soares, com o apoio da Ipanec, do projeto social Livro Aberto Sebo Itinerante e do coletivo Mulherio das Letras Recife e periferias. O evento será na Livraria do Jardim, na Boa Vista, na capital pernambucana, a partir das 10h da manhã deste domingo.
Travessia poético-musical
Composta pelos livros “Érato”, “Íxion”, “Narciso” e “Sísifo”, a tetralogia poética de Marcus Accioly, escritor pernambucano falecido em 2017, ganha novo evento de relançamento nesta terça-feira, dia 20. A partir das 18h30, no Espaço Pasárgada, no Recife, Robson Teles conversa com César Barreto, parceiro musical de Accioly, sobre o canto musical na tetralogia. Em seguida, haverá uma travessia poético-musical, com a caminhada do Pasárgada até o outro lado da rua, onde fica o auditório da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, ao som de César Barreto. Na Escola, os alunos irão conhecer os poemas musicalizados das obras.
Projeto editorial
A Universidade do Livro promove o curso em EaD, “Projeto editorial: como transformar uma ideia em livro”, a partir desta terça-feira. As aulas serão ministradas por Jiro Takahashi até o dia 1 de agosto. Entre os temas abordados, a organização de uma editora e o catálogo editorial. Mais informações no site www.universidadedolivro.com.br.
Dia do Refugiado
Para lembrar o Dia Mundial do Refugiado, na próxima terça, 20 de junho, a editora Globo indica alguns de seus títulos, que ajudam a ampliar a leitura sobre o assunto. Entre as obras sugeridas, estão "Diário de uma jovem na Guerra da Ucrânia", de Yeva Skalietska, "A memória do mar", de Khaled Hosseini, e "O menino de Alepo" de Summia Sukkar.
Freud e o trágico
O Centro Cultural Astrolabio promove aula aberta, na próxima quarta, 21, com Estevan Ketzer, sobre o minicurso “Freud e o trágico”, que começa no dia 28. A aula aberta será a partir das 7 da noite, online, com inscrições gratuitas por formulário. Acesse @oastro.labio no Instagram e saiba mais.
Novo da Arpillera
A gaúcha Michele Fernandes lança seu primeiro livro de poesia pela editora artesanal Arpillera, na próxima quinta-feira, a partir das 8 da noite no Instagram. “Eu prefiro o meu próprio crime” reúne 25 poemas sobre os desafios de ser mulher. Cada livro da editora é produzido, costurado e numerado manualmente. Acompanhe o lançamento no Instagram @editoraarpillera.
Biografia da rainha
Com tradução de Alessandra Bonrruquer, a editora Best Seller está lançando no Brasil “A Rainha: a vida de Elisabeth II”, biografia atualizada da monarca britânica, que morreu em setembro do ano passado. A edição inclui epílogo a respeito das futuras gerações da família real.
Biografia de Alceu
Está em pré-venda até o próximo dia 26 o livro “Pelas ruas que andei: uma biografia de Alceu Valença”, de autoria do jornalista Julio Moura. A publicação é fruto de parceria entre a Relicário Produções Culturais e Editoriais e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Para mais informações acesse o site www.cepe.com.br.
Literatura e mídias sociais
O colunista do JC, Fábio Lucas, participou de live na semana passada, a convite da escritora Ana Cláudia Soriano. Em foco, a trajetória do Livronews e a importância das mídias sociais para os escritores e escritoras que se lançam no mercado editorial. O bate-papo está disponível, na íntegra, no perfil @anaclaudia.escritora no Instagram.
Off Flip de poesia
O escritor Antônio de Pádua, do Recife, foi primeiro lugar no Prêmio Off Flip de Poesia, com o poema “Tessitura”. A premiação inclui a participação na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro, em novembro. Mais de 3 mil textos de todo o país e do exterior se inscreveram, nas categorias conto, crônica e poesia. Durante o evento, será feita a premiação e o lançamento de coletâneas com os textos selecionados. Parabéns para Antônio de Pádua, representando a literatura pernambucana!