Primeiros nomes da Bienal PE

Para esquentar a leitura: cinco atrações confirmadas para a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em outubro

Fábio Lucas
Cadastrado por
Fábio Lucas
Publicado em 09/08/2023 às 0:00 | Atualizado em 09/08/2023 às 9:49
Lilo Clareto
Eliane Brum estará no Recife - FOTO: Lilo Clareto

A menos de dois meses para um dos maiores encontros literários do país, trazemos alguns dos primeiros nomes confirmados para a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que este ano chega à 14ª edição. Com o tema "Fome de quê? - Você é o que você lê", o evento fará homenagens a Josué de Castro e Lia de Itamaracá. Do centro do mundo da Amazônia vem Eliane Brum. Clara Alves chega com o entusiasmo e o novo olhar de uma geração apaixonada por leitura. A força da escrita das mulheres também estará presente com Micheliny Verunschk, que espalha seu rugido pelo país. E para completar esse time de primeiríssima linha, dois cearenses: Xico Sá e Lira Neto.

Eliane Brum

Vivendo em Altamira, na Amazônia, a idealizadora, fundadora e diretora de redação da plataforma trilíngue Sumaúma (sumauma.com), Eliane Brum tem 9 livros publicados, e dirigiu quatro documentários. Escritora e jornalista, é colunista do jornal espanhol El País. Em 2021, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra. Nesse mesmo ano, lançou o livro "Banzeiro òkòtó, uma viagem à Amazônia Centro do Mundo" pela Companhia das Letras.

Clara Alves

Uma das curadoras da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro deste ano, Clara Alves é autora do best-seller "Conectadas" (2019), que já vendeu mais de 100 mil exemplares, e de "Romance real" (2022), ambos publicados pela editora Seguinte. Uma das mais queridas escritoras da nova geração, é grande incentivadora de quem deseja começar a escrever e publicar.

Karoline Amaral
Clara Alves é voz da nova geração - Karoline Amaral

Micheliny Verunschk

Pernambucana vivendo em São Paulo, a escritora, crítica literária e historiadora Micheliny Verunschk é uma das mais celebradas e premiadas autoras do Brasil. Sua obra "O som do rugido da onça" (Companhia das Letras, 2021), venceu os prêmios Jabuti e Oceanos no ano passado. Com "Nossa Teresa - Vida e morte de uma santa suicida", levou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e "O movimento dos pássaros" (Martelo, 2020) venceu o Prêmio Biblioteca Nacional de 2021. Seus livros mais recentes são "Desmoronamentos" (Martelo, 2022) e "Caminhando com os mortos" (Companhia das Letras, 2023).

Renato Parada
A premiada escritora Micheliny Verunschk - Renato Parada

Xico Sá

Cearense do Crato, Xico Sá é um dos mais premiados jornalistas do país. Começou a trajetória profissional no Recife, ganhando popularidade após a participação em programas de TV como Amor & Sexo (Globo), Saia Justa (GNT) e Cartão Verde (TV Cultura). Colunista do Diário do Nordeste e apresentador do ICL Notícias, tornou-se uma das referências contemporâneas da crônica brasileira. Com Maria Ribeiro e Gregorio Duvivier, lançou "Crônicas para ler em qualquer lugar" (editora Todavia) em 2019. Sua obra mais recente é o romance "A Falta", pelo selo Tusquets da Editora Planeta.

Divulgação
O craque Xico Sá está escalado - Divulgação

Lira Neto

Mais uma estrela do Ceará na Bienal do Livro de Pernambuco: o escritor e jornalista consagrado Lira Neto traz sua experiência e suas histórias para o evento. Por quatro vezes ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura (2007, 2010, 2013 e 2014) e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA em 2014. Escreveu sobre personalidades como a cantora Maysa, Padre Cícero, Getúlio Vargas e outros. Em "Arrancados da terra", publicado pela Companhia das Letras, conta como perseguidos da Inquisição na Península Ibérica foram para a Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova Iorque - uma obra a que o historiador Evaldo Cabral de Mello se referiu como "uma narrativa erudita e fluente". No ano passado lançou "A arte da biografia: Como escrever histórias de vida", também pela Companhia das Letras.

Daryan Dornelles
Lira Neto traz a arte da biografia - Daryan Dornelles

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias