Renovação no olhar da escrita
Jovens integrantes do coletivo curador da Bienal do Livro do Rio buscam novos horizontes literários para o evento que faz 40 anos
A montagem da programação de conteúdo de um evento do porte da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começa na próxima sexta-feira, coube a três jovens talentos da literatura brasileira: Stephanie Borges, Clara Alves e Mateus Baldi compartilharam a missão, no ano em que o evento completa quatro décadas de realização.
Com propostas inovadoras para suscitar encontros de trocas de visões e experiências, os três foram entrevistados pela Literária. A matéria completa será publicada no JC, esta semana.
“Essa é uma edição que celebra a vivacidade da Bienal, esse organismo vivo, pulsante, no qual tanta gente se encontra”, diz Mateus Baldi, autor de “Formigas no paraíso”, publicado pela Faria e Silva. Para ele, a programação reflete a vivacidade do evento nos encontros que serão proporcionados. Além do convite a nomes consagrados, que o público já espera ver, o grupo curador juntou novos nomes, para apresentar perspectivas diferentes da grande diversidade brasileira, conta Clara Alves, autora de “Romance real” pela Seguinte.
“Os formatos foram pensados para trazer essas pessoas” que não são tão conhecidas nacionalmente, segundo Clara. “Quisemos misturar autores que já têm reconhecimento literário, com outros que estão fazendo o trabalho de pensar o futuro com uma pegada mais pop, sem trazer para os debates só autores estabelecidos”, completa Stephanie Borges. “Vamos ver como será a conversa de futuros tão diferentes”, imagina a autora de “Talvez precisemos de um nome para isso”, obra vencedora do Prêmio Cepe de Literatura na categoria Poesia, em 2018.
A conversa entre futuros diferentes vem aí. Confira a programação completa no site www.bienaldolivro.com.br.
Karina Buhr
A cantora, compositora e escritora Karina Buhr participa, hoje, do Festival A Letra e a Voz, na Av. Rio Branco, no Recife. A partir das 16h, estará no debate “Letras do Mangue” ao lado de Fred 04, Paulo André Pires e Renato L, com a mediação de Débora Nascimento, da revista Continente (Cepe). E às 17h30, faz sessão de autógrafos de seu livro “Mainá”, publicado pela Todavia.
Albert Camus na APL
Nesta segunda, 28, haverá palestra e lançamento do novo livro do acadêmico Lucilo Varejão Neto na Academia Pernambucana de Letras (APL). “Albert Camus: Humanismo e Política” marca os 110 anos de nascimento do filósofo e escritor franco-argelino. Na sede da APL, no Recife, a partir das 3 da tarde.
Pedro Pacífico
Criador do Book.ster, Pedro Pacífico lança “Trinta segundos sem pensar no medo”, pela Intrínseca, nesta quarta, 30. O livro oferece ao leitor, em sua estreia como autor, experiências e curiosidades sobre sua trajetória de vida. O evento será na Livraria Leitura Dom Pedro, em Campinas (SP) às 7 da noite.
Raimundo Carrero
A Oia Editora promove o lançamento do box “Ceifa sangrenta em campo de batalha”, com quatro obras de Raimundo Carrero: “A dupla face do baralho”, “Viagem no ventre da baleia”, “Os extremos do arco-íris” e “Sinfonia para vagabundos”. A sessão de autógrafos com o autor será na próxima quinta, 31, a partir das 19h30, no Centro Cultural Raimundo Carrero, na Av. João de Barros, 1468, no Recife.
Ébano sobre os canaviais
Adriana Vieira Lomar faz o lançamento do livro vencedor do Prêmio Kindle, “Ébano sobre os canaviais” na próxima sexta, 1º de setembro, primeiro dia da Bienal do Livro do Rio. A publicação é da José Olympio Editora. No estande Amazon Kindle a partir das 18h.
Rogério Pereira
O criador e editor do Jornal Rascunho faz noites de autógrafos de dois romances pela Dublinense: “Antes do silêncio” e “Na escuridão, amanhã”. Quinta-feira, na Livraria Arte e Letra, em Curitiba. E sexta, na Blooks do Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. Os dois eventos a partir das 7 da noite.
Carla Madeira
Autora de “Tudo é rio”, “Véspera” e “A natureza da mordida”, a escritora, jornalista e publicitária Carla Madeira é a convidada para conversa online nesta sexta-feira, em atividade prévia da Bienal do Livro de Pernambuco, em parceria com o Livronews. Acesso pelo site www.e-bienal.com a partir das 7 da noite. A Bienal de PE acontece de 6 a 15 de outubro.
Prêmio Off Flip 2024
Estão abertas as inscrições para textos inéditos de até 30 linhas, que serão publicados em coletâneas de crônicas, contos e poesias. Os finalistas receberão destaque nas publicações, e os vencedores irão receber premiação em dinheiro, mais a estadia em Paraty durante a Flip do ano que vem. Inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.selo-offflip.net.
Menina de fogo
Foi na Livraria Escariz, em Aracaju (SE), no dia 19, o lançamento do primeiro romance de Taylane Cruz, publicado pela Jandaíra. Em forma de diário, conta a história de uma adolescente negra criada pelos avós.
O beijo da neve
A editora Verus prepara o lançamento do décimo livro de Babi A. Sette, na Bienal do Livro do Rio, que começa na próxima sexta. “O beijo da neve” é um romance adolescente que marca o retorno da autora ao segmento Young Adult (YA), para jovens, depois de cinco anos dedicados aos romances de época.
Formação de editores
Com mais de 2 mil formados no Brasil e no exterior, o Curso de Formação de Editores de Livros da Casa Educação está com as inscrições abertas para a 15ª turma. Em formato EAD intensivo de 74 horas com profissionais atuantes no mercado editorial, as aulas a distância terão início em novembro, e vão até abril do ano que vem, duas vezes por semana. Inscrições no site www.casaeducacao.com.br, com desconto de 50% até 31 de agosto.
O julgamento de Paris
A Record está lançando no Brasil o livro do historiador da arte Ross King, que trata da revolução artística que deu origem ao impressionismo. “O julgamento de Paris” tem tradução de Alexandre Martins Moraes, conta os bastidores da criação de obras-primas, e vem com encarte de imagens de Meissonier, Manet, Delacroix, Cabanel, Monet, Degas e Whistler.
A entidade
Com tradução de Marina Waquil, chega por aqui o livro da socióloga, professora universitária e escritora argentina Luciana Strauss. Apresentado como uma sátira da burocracia, “A entidade” narra o cotidiano de uma repartição, em um enredo que mistura elementos kafkianos e fantásticos. Lançamento da DBA.
Crítica à análise crítica do discurso
Vem pela Parábola Editorial o livro do professor Luciano Amaral Oliveira, da UFBA. Em “Crítica à análise crítica do discurso”, o autor questiona o conceito de discurso e aborda a opção pela definição de Michel Foucault. A obra traz “uma discussão inadiável sobre o papel que o contexto, a etnografia e a interdisciplinaridade podem desempenhar na análise de discursos”.
Livro, café e psicologia
Encontro promovido pela Neopsicologia do Recife reuniu psicólogas na Livraria do Jardim, ontem, para debater os desafios na criação dos filhos na atualidade. Uma das especialistas participantes foi Valkia Chitunda, no evento que também contou com Flávia Cunha e Elizabete Melo.