O valor da arte na educação

Coletivo Pelas Infâncias realiza evento internacional de formação para educadores nesta segunda-feira, no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 23/03/2024 às 19:14
Notícia
X

A educação como afinação do espírito tem necessidade da arte como alimento. O 1º Ciclo Internacional “Interlocução para além-mar” é a primeira ação do Coletivo Pelas Infâncias, formado pela editora Pó de Estrelas, a Redu e a Gcol. O evento nesta segunda, 25, será a partir das 19h, no Moinho Recife Business & Life, com a participação da professora espanhola Angeles Abelleira Bardanca, da Galicia, e dos professores Salvador Cidras e Vicente Blanco, ambos de Lugo, também da Espanha. A mediação caberá a Cristiano Alcântara, de São Paulo. O objetivo do encontro é compartilhar experiências focadas na formação continuada de educadores das infâncias. Enquanto a professora Angeles Abelleira irá falar sobre “Docentes da educação infantil: luthiers do futuro”, com lançamento de livro, Salvador Cidrás e Vicente Blanco terão como tema “Educar através da arte”.

Divulgação
A editora Patricia Vasconcellos - Divulgação


Para a editora Patrícia Vasconcellos, trata-se de uma oportunidade para os profissionais de educação conhecerem e refletirem sobre práticas educacionais na Galícia, e avaliar como podem aplicá-las no contexto local. A iniciativa é um exemplo de como o trabalho editorial vai além da publicação, especialmente quando voltado para as primeiras leituras da vida.

 

Divulgação
Élida Barros estará na Livraria do Jardim - Divulgação


Histórias para mulheres

A Livraria do Jardim, no Recife, recebe neste domingo, 24, a partir das 10h, um evento dedicado à conexão feminina. A Contação de Histórias para Mulheres é baseada no livro "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola, publicado pela Rocco. A mediação será da psicóloga Élida Barros. A realização é do grupo MVI: Feminilidades, Arte e Cultura. Acompanhe a agenda da @livrariadojardim no Instagram.

 

Divulgação
Erickson Marinho participa de debate no Cineclubinho - Divulgação


Cineclube infantil

A primeira exibição do “Era uma vez... Cineclubinho” será neste domingo, 24, no Recife. A atividade integra a programação do Domingo Aberto da Fundação Gilberto Freyre, a partir das 3 da tarde. Será mostrado o longa animado “Além da lenda – o filme”, baseada na série homônima da TV Brasil. Logo depois, haverá debate com a participação do cineasta e roteirista do longa, Erickson Marinho, e a mediação da escritora mirim Gabi Florêncio. Para o cineasta, em depoimento à coluna, a oportunidade “reforça a integração entre as diferentes linguagens artísticas. O filme faz parte de um projeto 360° que integra série animada, livros, podcast e jogo. Vai ser uma tarde muito especial”. Gabi Florêncio, que irá mediar todos os bate-papos depois das exibições do Cineclubinho, afirma que essa é “mais uma forma de incentivar a leitura e o acesso às artes, como já faço com o projeto @todosjuntospelaleitura, há 5 anos, na internet”.


Ocupação Decameron

Com apresentação de dez histórias, os Parlapatões e Os Crespos, como grupo convidado, estarão neste domingo no Parque Augusta, em São Paulo, a partir das 5 da tarde. A Ocupação Decameron vai levar 120 artistas para encenar 100 histórias nas ruas da capital paulista até 14 de abril. Inspirado na obra de Giovanni Boccaccio, o projeto conta com o incentivo do programa municipal de fomento ao teatro.


100 anos de César Leal

A Academia Pernambucana de Letras (APL) promove sessão especial nesta segunda, 25, em homenagem ao centenário do poeta e crítico literário César Leal, falecido em 2013. A condução será do acadêmico José Mário Rodrigues, com a participação de Lourdes Sarmento, Maria Lecticia Cavalcanti, Raimundo Carrero e Cláudio Aguiar, membros da APL. A filha do homenageado, Virginia Leal, estará presente. A sessão terá início às 3 da tarde, na sede da instituição, no Recife.

 

Divulgação CIMED
A empresária Karla Marques Felmanas - Divulgação CIMED


Oi, Tchurma

Vice-presidente da farmacêutica CIMED, a empresária Karla Marques Felmanas estará no Recife nesta segunda, 25, para lançar o livro em que conta sua trajetória, e trata de temas como “maternidade, carreira, família, sexo, amizade, além do significado da fé e da disciplina”. O título “Oi, Tchurma” faz menção à saudação usada pela autora nas redes sociais – no Instagram, @karlacimed possui mais de 1,2 milhão de seguidores. Feito em depoimento à Udo Simons, com prefácio de Taciana Veloso, direção de arte de Giovanni Bianco e fotos de Gui Paganini, o livro será lançado na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, a partir das 18h.

 

Isabel de Santis
Luciana Barbosa lança livro em Brasília - Isabel de Santis


O que você quer de verdade?

Nesta terça, 26, a Livraria da Travessa do Casapark, em Brasília, recebe o lançamento de Luciana Barbosa, em publicação da Paraquedas: “O que você quer de verdade? – Aprenda a escolher o caminho do não sofrimento e construa uma jornada próspera, significativa e feliz”. Nas reflexões contra a normalização da ansiedade e da depressão, a autora propõe “ampliar o olhar, trazer consciência e luz ao que realmente importa e tem valor. E isso é algo único e pessoal, precisa ser desvendado por cada um”, diz ela. A sessão de autógrafos começa às 7 da noite.


Livros na AABB

Neste domingo, Carlos Seixas lança o infantojuvenil “O nome, você inventa!”, coletânea de poemas em publicação da In-Finita, a partir das 3 da tarde, na sede da AABB no Recife. E a Academia de Artes e Letras da AABB realiza sessão coletiva de autógrafos nesta quarta, 27, a partir das 7 da noite, também na sede do clube. Os lançamentos são dos acadêmicos Tarcizo Leite de Vasconcelos, Adilson Castello Branco da Cunha, Aldemiro de Lima, Carlos Seixas e Sidney Nicéas, que irão participar de bate-papo com o público. Siga a @aabb_recife no Instagram.


Sarau da Boa Vista

A edição comemorativa de 11 anos do Sarau da Boa Vista será nesta quinta, 28, às 7 da noite, no Largo de Santa Cruz, no Recife. André Cordeiro, Lis Diniz, Evandro José e Isa Sougarret são alguns dos artistas que confirmaram presença. A organização é de Aldo Lins.


Prem Rawat no Brasil

Escritor best-seller mundial, palestrante e piloto de avião com mais de 14 mil horas de voo, o indiano Prem Rawat faz apresentação no próximo sábado, 30, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Vem ao país para falar sobre o livro “Ouça a Sua Voz: Como Encontrar Paz em um Mundo Barulhento”, publicado aqui pela Fontanar, com tradução de Guilherme Miranda. O evento será às 5 da tarde. Outras informações no site www.premrawat.com.


Prêmio Amazon de Literatura Jovem

A Amazon divulgou os cinco finalistas do primeiro Prêmio de Literatura Jovem, criado no ano passado em parceria com a editora HarperCollins para valorizar escritoras e escritores independentes com obras para leitores da faixa Jovem-Adulto, publicadas na plataforma Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta gratuita de autopublicação da Amazon. Os finalistas são: Juliana Giacobelli, Julie Pedrosa, Camila Sodré, Rodrigo Goldacker e Tati M. Ribeiro. Saiba mais em @kindle.brasil no Instagram.


Adriana Lisboa

Com texto de Adriana Lisboa e ilustrações de Ana Cardia, a Elo publica a história de um cachorrinho e uma menina com duas mães e um pai. “Pipoca e picolé” procura mostrar “não apenas uma nova forma de ver as relações e o mundo, mas também estimula a empatia e o respeito pela diversidade”. A autora Adriana Lisboa (@rakushisha no Instagram) é ficcionista, poeta, ensaísta e tradutora. Seu novo romance está em pré-venda pela Alfaguara: “Os grandes carnívoros” será lançado em abril.


Hermann Hesse

A Record traz um livro de contos independentes que se conectam, do Nobel de Literatura Hermann Hesse. Em “O último verão de Klingsor”, o autor de “Sidarta” escreve sobre a angústia e a culpa na infância, na meia-idade e na velhice. A tradução é de Pinheiro de Lemos.


Vicente do Rego Monteiro

A Edusp traz nova edição do livro “Do Amazonas a Paris”, reunindo dois livros raros do artista plástico Vicente do Rego Monteiro, em edição fac-similar: “Légendes, croyances et talismans des Indiens de l'Amazone” e “Quelques Visages de Paris”. Pinturas figurativas de indígenas estão na primeira obra, e desenhos estilizados da capital francesa, na segunda. A organização é de Jorge Schwartz.


Nise da Silveira

Publicado inicialmente em 1996, depois de uma conversa de Nise da Silveira com Ferreira Gullar, o livro “Nise da Silveira: Uma psiquiatra rebelde” volta às livrarias, em edição revista, atualizada e ampliada, pelo selo Paidós da editora Planeta. A nova edição é apresentada por Marco Lucchesi, com prefácio de Vilma Arêas e posfácio de Christian Dunker.


Aos meus amigos

Com carta da autora aos leitores e prefácio de Mauricio Stycer, a Instante lança nova edição do romance “Aos meus amigos”, de Maria Adelaide Amaral. A obra, que retrata fatos e comportamentos que marcaram a geração que viveu os anos 1970 e 1980, foi publicada pela primeira vez em 1992, e ganhou versão para a TV na minissérie “Queridos amigos”, veiculada pela Globo em 2008.


Literatura fantástica e poesia

Cristhiano Aguiar ministra em abril pelo Astrolabio o curso online “Mundos da imaginação – Uma introdução à literatura fantástica”, a partir do dia 8. E o Clube de Poesia apresenta “Compaixão” de Anne Sexton, no dia 12, com curadoria e mediação de Evelyn Blaut e Michaela Schmaedel. Veja a programação completa de atividades no site www.oastrolabio.com.br.

Tags

Autor