A Feira do Livro se consolida
Em sua terceira edição, evento ao lado do estádio do Pacaembu, em São Paulo, ganha mais dias e participantes, e espera contar com maior público
A área de 15 mil metros quadrados na Praça Charles Miller, onde fica o estacionamento do estádio do Pacaembu, em São Paulo, já é um novo espaço consagrado aos livros, aos autores e às editoras. Até o próximo dia 7 de julho, a Associação Quatro Cinco Um e a Maré Produções realizam a terceira edição do evento literário A Feira do Livro. Em 2024, são 150 expositores que ocupam o lugar durante nove dias, pela primeira vez aproveitando dois finais de semana – antes eram apenas cinco dias de evento. Os dois ambientes principais de conteúdo são o Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, e o Palco da Praça, no meio da rua. Com mais tempo para atividades, foram abertos novos espaços, os Tablados Literários, para públicos menores, espalhados pela praça para receber debates e sessões de autógrafos.
Uma programação especial para professores e educadores acontece de segunda, 1, a sexta, 5 de julho, no horário da Praça de Aula, sempre às 3 da tarde. Em seguida, a partir das 4 e meia da tarde, nos mesmos dias, haverá o Seminário sobre Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com a curadoria de Dianne Melo e Patricia Auerbach. A curadoria geral do evento tem a coordenação de Paulo Werneck, e participação dos colunistas da revista Quatro Cinco Um: Renan Quinalha, Juliana Borges, Paulo Roberto Pires e Fernando Luna, que também fazem mediação das conversas.
Neste domingo, 30, a partir das 10 da manhã, Nara Vidal e Eliana Alves Cruz fazem bate-papo no Auditório Armando Nogueira. Na segunda, 1, um timaço de autores sobe ao Palco da Praça, às 7 e meia da noite: Mar Becker, Jeferson Tenório, Clara Averbuck, Veronica Stigger, Morgana Kretzmann e Paulo Scott, com a mediação de Titi Müller. Confira a programação completa no site www.quatrocincoum.com.br e no Instagram @afeiradolivro.
Muitas Áfricas no LER
Quatro escritoras de peso se encontraram no LER - Festival do Leitor, realizado até a última sexta, 28, nos armazéns do Pier Mauá, no Rio de Janeiro. A cubana Teresa Cárdenas, as brasileiras Eliana Alves Cruz e Conceição Evaristo e a porto-riquenha Mayra Santos-Febres fizeram história no evento. Em breve, três delas estarão com livros novos pela Pallas Editora: Teresa Cárdenas e Conceição Evaristo com obras inéditas, e Mayra Santos-Febres com uma tradução de "Fé disfarçada", de 2017. Também pela Pallas, Eliana Alves Cruz publicou o elogiado romance histórico "Nada digo de ti, que em ti não veja", em 2020, recém traduzido para o francês.
Cineclube literário
Mais uma sessão gratuita do Cineclubinho "Era uma vez..." na Fundação Gilberto Freyre, no Recife. Neste domingo, 30, será exibido o 'Menino Maluquinho - O filme', baseado na obra infanto-juvenil de Ziraldo. Depois da sessão, a escritora mirim Gabi Florêncio - incentivadora da leitura infanto-juvenil nas redes sociais – bate papo com o público. Toda a programação contará com tradução em Libras e os filmes são legendados, garantindo acessibilidade para as pessoas surdas e ensurdecidas. A diversão cineliterária começa às 3 e meia da tarde, na sede da Fundação, em Apipucos.
A porta aberta do Sertão
As histórias das Vó Geralda, que vive no Noroeste de Minas Gerais em uma casa sem televisão e com uma sala cheia de camas para receber os passantes, que são acolhidos com suas histórias, viraram o livro publicado pela Relicário. Em coautoria de Isla Nakano e Renata Ribeiro, que transcreveram alguns desses relatos, a obra será lançada na terça, 2, na Livraria Ponta de Lança, em São Paulo, a partir das 7 da noite. Na quarta, 3, Vó Geralda participa do painel “Ler o Brasil: A importância da leitura e dos espaços comunitários de educação popular” com Ana Clara da Silva e Taína Silva Santos, no Palco da Praça na Feira do Livro.
Sidarta Ribeiro
Autor de “As flores do bem”, publicado pela Fósforo, o biólogo e neurocientista Sidarta Ribeiro realiza bate-papo com a ativista Diva Sativa na terça, 2, na Livraria Sentimento do Mundo, em São Paulo. A conversa sobre a obra será bem atual, depois de recente decisão do STF acerca da maconha. No livro, há história, cultura e depoimentos pessoais. Sidarta é professor da UFRN e membro do grupo de pesquisa de saúde mental do CEE Fiocruz. Diva Sativa atua na busca de alternativas para as políticas de drogas. O evento começa às 7 da noite. Siga @sentimentodomundo_livraria no Instagram.
Todo o zelo de uma flor
A escritora e jornalista Letícia Finamore lança na terça, 2, o seu primeiro livro, em debate com Afonso Borges no projeto Sempre Um Papo, em Belo Horizonte. “Todo o zelo de uma flor” é o recorte biográfico da avó da autora, que sonhava em ser enfermeira mas não se graduou no curso de enfermagem, e mesmo assim viveu para cuidar das pessoas. No Teatro José Aparecido de Oliveira, a partir das 7 e meia da noite.
O primeiro golpe
Será na Livraria da Travessa, em São Paulo, o lançamento de “O primeiro golpe do Brasil”, em que o jornalista Ricardo Lessa conta como o Imperador D. Pedro I fechou a primeira Assembleia Constituinte no país. “Procuro mostrar, através de relatos e documentos, que os fatos desencadeados com o golpe de 1823 reforçaram o escravismo, a desigualdade e o elitismo no Brasil”, afirma o autor. A publicação é da Máquina de Livros. O evento na Travessa de Pinheiros será na terça, 2, às 7 da noite.
Lançamentos de Cordel
Graziela Barduco com duas novas publicações pela Cordelaria Castro: “Lençóis de Aninha” e “A festa da costura” têm capas de Kelmara Castro e serão lançados na Feira do Livro, em São Paulo, na terça 2, a partir das 14h30 no estande do Escreva Garota, e na sexta, 5, no Sarau da Sede no Quanti Cafeh, também na capital paulista, às 7 da noite.
Victoria e Virginia
A Bazar do Tempo promove bate-papo de lançamento de “Victoria Ocampo e Virginia Woolf – Correspondência”, que reúne a troca de cartas entre a intelectual argentina, fundadora e editora da revista Sur, e a escritora e editora inglesa, que além de autora consagrada, era proprietária da Hogarth Press. Nesta edição brasileira, os perfis das duas são apresentados por Emanuela Siqueira e Karina de Castilhos Lucena. O texto da orelha é de Noemi Jaffe. O bate-papo será na Livraria Baleia, em Porto Alegre, com Karina Lucena, Luciany Aparecida e Natália Borges Polesso, com mediação de Nanni Rios, na quinta, 4, a partir das 7 da noite.
Juliano Holanda
Cantor e compositor recifense, Juliano Holanda lança seu primeiro livro no sábado, 6, na capital pernambucana. Com texto da orelha assinado pela cantora Zélia Duncan, “Outras armadilhas desejáveis” é uma seleta de poemas, publicado pela Maralto Edições. Segundo o autor, um poema “pode até se servir das mesmas artimanhas da letra de uma música, porém também está livre para não se servir”. Para Juliano Holanda, no ato da escrita o próprio texto vai se encaminhando para uma coisa ou outra. “É uma manobra sutil”, acredita. O evento de lançamento terá um pocket show com convidados, além da sessão de autógrafos, na Livraria do Jardim, a partir das 4 da tarde.
O Condomínio
Frederico Toscano lança pela Cepe o seu primeiro romance, uma história de horror na qual os personagens são moradores de um prédio antigo no Recife. O evento para “O Condomínio” terá bate-papo e autógrafos no Castigliani Cafés Especiais, na capital pernambucana, no sábado, 6, às 4 da tarde.
Poemagem
A Arpillera realiza a sessão de autógrafos de Sandra Acosta, no lançamento de “Poemagem: Poesia e colagem pra viagem”, no sábado, 6, em Salvador. A editora e escritora Yara Fers participa de conversa com a autora. Na Livraria LDM do Paseo Itaigara, a partir das 4 da tarde.
Contos para saborear
A Patuá publica o segundo livro de contos da escritora e contadora de histórias Vanessa Meriqui, “Contos para saborear”. Para a autora, literatura e culinária “alimentam corpo e alma, têm grande poder criativo, costuram narrativas, compartilham a cultura dos povos e resgatam heranças e afetos”. Dois momentos de autógrafos estão agendados em São Paulo: na Feira do Livro no sábado, 6, e no sábado seguinte, 13, na Livraria Patuscada, ambos às 5 da tarde. Encontre-a no Instagram em @vanessameriqui.
Morgana Kretzmann na Livraria Vitrola
Livraria de uma das maiores distribuidoras de livros do interior do país, a Vitrola, no município de Frederico Westphalen, na Região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, realizou pela primeira vez um encontro do Clube do Livro com casa lotada e presença de uma autora. A escritora Morgana Kretzmann fez questão de estar presente, por ser o primeiro clube de leitura de seu mais recente romance, o impactante “Água Turva”, publicado pela Companhia das Letras. O evento aconteceu numa cidade próxima ao Parque Estadual do Turvo, um dos locais em que se passa a história.
Chamada de originais
A editora Pedregulho está com chamada aberta para recebimento de originais até o dia 31 de julho, para publicação de livros de conto, poesia e dramaturgia. Escritores de qualquer parte do Brasil podem se inscrever, e metade das vagas está reservada para pessoas LGBGTQIAPN+, negros, indígenas e mulheres. Outras informações no site www.editorapedregulho.com.br.
O menino encantado
Uma obra infantil que retrata os primeiros anos de vida de Guimarães Rosa ganha nova edição pelo selo Reco-Reco, da Record. De autoria de Cláudio Fragata e com ilustrações de Simone Matias, “João, Joãozinho, Joãozito – O menino encantado” foi vencedor do Jabuti.
Seu livro na livraria
Ana Marta Cattani esbanjava alegria ao encontrar seu livro “Tutano”, de poesia, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, em São Paulo. “Coisa boa encontrar o meu livro na prateleira, ganhando mundo; nem parece que aquele nome ali na capa é mesmo o meu”, disse a escritora. Uma publicação da Laranja Original. Siga a autora em @claro_enigma9 no Instagram.
Cultura plural
Em conversa na Live Livronews, a escritora Larissa Campos, que está lançando seu livro de contos “Tempos íntimos” pelo selo Auroras, ressaltou como a pluralidade da cultura brasileira pode enriquecer a produção literária. Amazonense que vive em Cuiabá, no Mato Grosso, Larissa Campos afirmou que essa cultura plural favorece a criação de personagens e histórias únicas. Assista à entrevista na íntegra no Instagram @livronewsnoinsta, e siga a autora em @laricampos10.