Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

Apaixone-se pela jornada de Sophia, uma gata com "síndrome de Down"

Publicado em 28/05/2018 às 8:11 | Atualizado em 02/07/2018 às 11:01
Sophia foi resgatada com três dias de vida com muitas marcas de maus-tratos. Foto: reprodução/Instagram
FOTO: Sophia foi resgatada com três dias de vida com muitas marcas de maus-tratos. Foto: reprodução/Instagram
Leitura:

Uma gatinha do interior de Pernambuco tem conquistado o coração de seguidores no Instagram com sua história. Sophia Warrior (guerreira, em inglês) foi resgatada com três dias de nascida. Estava mal-tratada e, além disso, possui trissomia, uma alteração genética que acrescenta um cromossomo a mais em um par de cromossomos. Isso afeta a aparência e o comportamento. Nos humanos, a trissomia do cromossomo 23 desenvolve a síndrome de Down.

"Os gatos não possuem o cromossomo 23, só 18, então a trissomia acontece só pode nesses 18. Eles costumam ter olhos separados, dificuldade de locomoção, e podem enfrentar o preconceito das pessoas por causa dessas diferenças", explica a veterinária Priscila Germany.

Vitória Gomes, moradora de Araripina, no Sertão, é a responsável por cuidar de Sophia.Ela conta no perfil @sophia_warrior_br que a felina sofreu bastante antes de ser resgatada. A filhote tinha um fio amarrado muito apertado no pescoço que dificultava a respiração.

"Resgatei ela, levei ao veterinário e descobri que ela tem síndrome de Down felina! E que isso é muito raro, existem poucos [gatos] com essa síndrome", explica.

Comportamento diferente

Além de cuidar para que Sophia para que ela se recuperasse dos maus-tratos, Vitória observou que a gatinha possui um comportamento diferente de outros gatos. 

Leia também: Vídeo: este cachorro tem pavor de frutas e verduras

Você já viu Nelly, a cadelinha que equilibra tudo no focinho?

Instacat: cinco perfis de gatos famosos para seguir no Instagram

O drama de Penka, vaca condenada à morte após cruzar fronteira na Europa sem querer

"Ela é quietinha, gosta de ficar sozinha, não gosta de outros animais. Dificilmente ela mia."

A rotina de Sophia Warrior, hoje com cinco meses, é mostrada no perfil do Instagram.

Confira fotos:

Últimas notícias