Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

Recife terá tratamento gratuito com células-tronco para animais

Publicado em 31/07/2018 às 10:26 | Atualizado em 09/08/2018 às 11:04
Foto: Divulgação/Pixabay
FOTO: Foto: Divulgação/Pixabay
Leitura:

Uma boa e inovadora notícia chegou para os que cuidam de pets. O Hospital Veterinário Harmonia, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, e o Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA), da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), oferecerão gratuitamente tratamento com células-tronco. A seleção funcionará da seguinte forma: os animais serão selecionados através da história clínica e de uma radiografia que irá confirmar se são portadores de displasia coxofemoral.

Segundo o médico veterinário Marcelo Teixeira, do Hospital Veterinário Harmonia e professor da UFRPE, o tratamento pode auxiliar a recuperação de diversas doenças, entre elas, fraturas complexas, doenças articulares degenerativas, renais, entre outros. "As células-tronco são capazes de regenerar diversos tecidos, elas modulam o processo inflamatório e induzem reparação tecidual completa", disse.

Leia também: Vídeo: Funcionários se desesperam com invasão de pitbull em loja

Até os animais estão participando do #InMyFeelingsChallenge

Cavalo é resgatado após ser agredido e obrigado a beber pelo tutor

O processo consiste em retirar essas células do animal, cultivar em laboratório para que se multipliquem e estimular elas a de transformar naquelas que desejamos para cada caso. Após isso injetamos no paciente por via venosa ou no local da lesão e deixamos ela fazer o seu serviço. Muitos estudos têm demonstrado o potencial desta técnica inovadora, mas muito ainda está por vir”, acrescentou.

Casos

Marcelo ainda deu um exemplo com o caso de um labrador chamado Bóris, que com 9 anos de idade, apresentou problemas nas articulações. “Bóris não conseguia colocar a pata no chão. Sofria demais. Com a cirurgia e o inicio do tratamento com células-tronco ele anda sem dificuldades e faz seu “xixi” levantando qualquer uma das patas traseiras. Um verdadeiro milagre para um labrador com quase 40 quilos e que teve tantos problemas nas articulações”, contou Ricardo Nicéas, dono de Bóris.

Inscrição

Os interessados pelo procedimento, precisam cadastrar os animais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81)9.92072013.

Últimas notícias