Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

Check up pet: entenda a importância dos exames regulares

Publicado em 27/01/2020 às 14:50 | Atualizado em 27/01/2020 às 14:52
A médica veterinária Paula Cardoso explica a importância de fazer o check nos pets regularmente - Foto: TVJC
A médica veterinária Paula Cardoso explica a importância de fazer o check nos pets regularmente - Foto: TVJC
Leitura:

O mês de janeiro é usualmente um período que muitas pessoas utilizam para fazer aquela recorrente visita aos médicos, a fim de conferir se a saúde está em dia. O que muitos ainda não percebem é que, da mesma forma que o corpo humano precisa dessa atenção, a saúde dos pets também necessita de cuidados especiais e revisões periódicas. 

Paula Cardoso, médica veterinária especialista em Nefrologia do Hospital 4 Patas, em Olinda, ajudou o público da TV JC a entender a importância dessa prevenção. Ela explica que o check up é primordial porque, antes de tudo, ajuda os médicos a detectar doenças assintomáticas no organismo do animal ou até mesmo alterações que o próprio tutor não consegue perceber. "Por isso, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances do pet se curar de um provável problema de saúde", comenta a especialista.

Outro fator que deve levar o tutor a ter cuidados especiais com o bichinho de estimação é o período de vida do animal, que, se comparado com os humanos, é bem menor. Cães e gatos, por exemplo, costumam viver sete anos e isso torna a saúde deles ainda mais frágil. No Hospital 4 Patas, os veterinários especialistas realizam essa avaliação geral, em que é possível, por exemplo, colocar as vacinas em dia. Há também a avaliação física e, em alguns casos, exames laboratoriais para garantir que o pet esteja realmente saudável.

Confira maiores detalhes sobre a importância de fazer um check up em seu pet na entrevista para a TV JC com a médica veterinária do Hospital 4 Patas Paula Cardoso:

Últimas notícias