Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

Chocolate faz mal e pode até matar cães e gatos, alerta veterinária

Com a chegada da Páscoa, tutores não devem oferecer o alimento aos pets

Priscila Miranda
Cadastrado por
Priscila Miranda
Publicado em 07/04/2020 às 10:20
Pixabay
Chocolate pode ser tóxico para cães e gatos - FOTO: Pixabay

A Páscoa é celebrada no próximo domingo (12) e, como tradição, muitas famílias costumam se presentear com ovos de chocolate. O doce agrada o paladar das pessoas, mas e os pets? Cada vez mais inseridos no núcleo familiar, eles também acabam comendo o produto, que pode ser extremamente tóxico. A médica veterinária Bianca Bennati explica que uma substância presente no chocolate é bastante maléfica para esses animais.

“Todos os chocolates possuem, em sua composição, a teobromina, que é tóxica para os cães e gatos. A diferença entre os tipos de chocolate é a concentração da mesma, que é maior no chocolate amargo e menor no chocolate branco”, afirma.

Entre os problemas apresentados pelos pets ao consumir o chocolate, estão agitação e hiperatividade, vômito, diarreia, aumento na ingestão de água e frequência urinária e, em alguns casos, o animal pode apresentar distensão abdominal.

“Em casos mais graves, o animal também pode apresentar tremores, convulsões, aumento na pressão sanguínea, alterações na frequência do batimento cardíaco e tremores musculares. A ingestão de 360 gramas de chocolate ao leite pode ser fatal para um animal de 5 kg”, alerta a veterinária.

Caso o seu animal tenha ingerido chocolate, é necessário observar como ele vai reagir ao produto. “Avaliar quanto chocolate, qual tipo foi ingerido e levar ao veterinário o quanto antes. Essa informação será importante para definir o tratamento, dependendo do tipo e do tempo em que foi ingerido pode ser necessário uma intervenção mais intensa ou invasiva como uma lavagem estomacal ou um tratamento suporte para casos mais brandos.”

Leia também: Confira alternativa de delivery oferecido pelo RioMar Recife

Pets viram importantes companheiros na quarentena do coronavírus

Treinadora ensina a transformar objetos de casa em brinquedos para pets na quarentena

Produtos especiais para cães e gatos

Já que o chocolate comum é tóxico para os pets, alguns produtos foram desenvolvidos especialmente para eles. O mercado pet hoje conta com diversos alimentos específicos, como bolos, sorvetes, chocolates.

“Simulam o gosto e aspecto do chocolate, mas são produzidos com matérias-primas seguras para os cães, não possuindo nem composto tóxico em sua composição, com o controle de açúcar e gordura na sua formulação. Como os gatos são animais estritamente carnívoros, existem no mercado algumas gelatinas e alguns cremes para lamber, mas eles geralmente se contentam com sachê ou um petisco próprio”, exemplifica a veterinária.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA MEU PET EM jc.com.br/meu-pet

Comentários

Últimas notícias