COLUNA MEU PET

Como cuidar do pet no verão? Veja mitos e verdades

Especialista esclareceu sobre cuidados que precisam ser tomados com a pele do animal

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Rainheri

Publicado em 08/01/2021 às 15:09
Notícia
X

Janeiro é mês de férias e época em que as famílias geralmente viajam e passeiam, muitas vezes acompanhadas dos pets. Mas as altas temperaturas exigem cuidados especiais com os animais de estimação. 

>> Como manter o cachorro hidratado no verão?

>> Carrapatos e pulgas em cachorros e gatos? Saiba como evitar

“É bastante comum, durante o verão, um aumento substancial das queimaduras e dermatites ocasionadas pelo sol, especialmente nas patas e nos coxins”, explica e médica veterinária Marina Bonfim, especialista em dermatologia. Ela listou três temas que geralmente causam dúvidas nos tutores. Veja:

Cachorro precisa passar protetor solar no verão?

Verdade

Ao levar seu cãozinho para passear durante o verão, especialmente se for entre as 10h e 16h, é importante passar uma loção bloqueadora solar, que protege a pele contra raios UV e envelhecimento precoce. “O protetor deve ser aplicado nas áreas onde não há pelos, como barriga, patas e focinho”, explica Marina.

Cachorro pode ter câncer de pele?

Verdade

Segundo pesquisas, de 9% a 20% dos tumores cutâneos em cães evoluem para melanoma, câncer de pele. Portanto, é preciso ficar atento aos sinais, prevenir e evitar exposição solar nos horários mais quentes do dia. Ao levar seu pet para passear, verifique a temperatura do chão. Se estiver quente para a sua palma da mão, estará quente para o cachorro também. “Nestes casos, recomendamos que o passeio seja feito em solos naturais, como gramas, ou, caso sejam realizados nas ruas ou calçadas, recomendamos a utilização de produtos a base de d-pantenol e aloe vera, que promovem a hidratação intensiva dos coxins além de ser uma película protetora”, enfatiza Marina.

Cachorro sente calor, por isso devemos tosá-lo no verão?

Mito

Ao contrário do que muitos imaginam, não precisamos tosar os cães no verão. “Os pelos são responsáveis pelo controle térmico do cão, portanto, recomendamos aparar a pelugem ou realizar a tosa higiênica, mas, não tosá-lo, por completo”, explica Marina. A tosa, realizada em excesso, pode expor os animais ao risco de superaquecimento, causando até queimaduras na pele do cachorro se ele ficar muito exposto ao sol.

Tags

Autor