SAÚDE

'Castramóvel' começa a circular em maio em Petrolina com procedimentos de castração para animais de rua

Os bichos vão ser resgatados de pontos estratégicos do município por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde o pós-operatório dos animais deve acontecer. Depois, eles ficarão disponíveis para adoção

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 26/04/2021 às 9:23 | Atualizado em 26/04/2021 às 9:31
Notícia
X

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, inicia em maio o funcionamento do 'Castramóvel', um veículo que terá estrutura para castração e procedimentos cirúrgicos mais simples em animais de pequeno porte. Inicialmente, serão assistidos os animais de rua. A gestão estima que cerca de 50 atendimentos devem ser realizados por semana.

Os bichos vão ser resgatados de pontos estratégicos do município por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde o pós-operatório dos animais deve acontecer. Depois, eles ficarão disponíveis para adoção ou vão ser devolvidos aos locais onde foram resgatados.

O veículo está passando pelos últimos ajustes para que possa começar a realizar os atendimentos coordenados pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária. O Castramóvel está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória.

 

 

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PETROLINA
Castramóvel está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória - DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PETROLINA

Dois médicos veterinários devem atuar no Castramóvel para realizar os procedimentos. Os profissionais vão passar por treinamento para que estejam aptos a realizar as atividades da melhor forma. Segundo o coordenador do Centro, Kahel Neves, o objetivo é "amenizar os problemas que podem ser gerados para a saúde humano".

“O Castramóvel veio em um ótimo momento, vai aumentar a capacidade da instituição em realizar o controle das doenças zoonóticas em Petrolina. Serão castrados aqueles animais que podem ser domesticados, mas que vivem nas ruas. O objetivo é amenizar os problemas que podem ser gerados para a saúde humano”, completa Neves.

“Neste primeiro momento, os animais serão castrados dentro do próprio CCZ, por conta da pandemia e assim evitar aglomerações. Depois, vai ser realizada a castração dos animais de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Essa atividade está sendo feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para que a gente tenha o cadastro dessas pessoas, e assim possamos realizar os procedimentos o mais breve possível”, completa o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama.

Tags

Autor