NOVIDADE

Frequentemente alvo de críticas sobre contato, Secretaria de Animais do Recife centraliza atendimento telefônico

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) inaugura, a partir de 1º de setembro, uma nova linha telefônica que centralizará o fluxo de chamadas e ampliará "capacidade para atendimento por telefone de todas as demandas da população", segundo a Prefeitura do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 31/08/2021 às 14:23 | Atualizado em 01/09/2021 às 14:05
Notícia
X

Todos os meses, quando a coluna Meu Pet divulga as vagas para castrações gratuitas no Recife, chovem nos comentários das redes sociais críticas de tutores que alegam nunca conseguir agendar as cirurgias. "Como sempre, ninguém consegue agendar nada", disse uma, no Instagram do @jc_pe do último dia 2 de agosto. "Nenhum telefone está pegando", disse outro internauta. "Estou tentando até agora e nada", revela outra leitora. Essa situação, segundo a Prefeitura do Recife, deve mudar. 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) inaugura, a partir de 1º de setembro, uma nova linha telefônica que centralizará o fluxo de chamadas e ampliará "capacidade para atendimento por telefone de todas as demandas da população", de acordo com o que disse a gestão. Agora, moradores que desejam marcar consultas eletivas e retornos, exames, castrações e/ou registrar denúncia de maus-tratos de animais da cidade poderão efetivar através do número (81) 4042-3034.

O novo número possibilitará à SEDA receber até 30 chamadas simultâneas por meio de uma central telefônica. O atendimento dos moradores será por ordem de ligação recebida. Ligando para o telefone 4042-3034 e digitando a opção 1, a pessoa poderá repassar a denúncia de maus-tratos. Já escolhendo a opção 2, o cidadão poderá agendar consultas eletivas, enquanto a opção 3, retornos. A opção 4 é referente à marcação de exames de raio-X e/ou ultrassom, e a opção 5, para marcação de castração -disponível apenas nos dias em que a pasta liberar os agendamentos, a ser anunciado mensalmente.

Para agendar consultas eletivas, retornos, castrações e exames, o morador precisa informar dados como nome, RG, CPF e endereço completo, sendo necessário comprovar essas informações no Hospital Veterinário do Recife no dia do atendimento. No caso dos exames, além dos documentos anteriores, também será necessário entregar o encaminhamento do médico veterinário no dia do procedimento. Já em relação ao registro de denúncias de maus-tratos, a SEDA solicita que os denunciantes informem dados pessoais e, em seguida, informações sobre o(a) agressor(a) e/ou local onde o animal está sofrendo algum tipo de violência, como endereço completo, ponto de referência, bairro e a espécie do bicho.

DIVULGAÇÃO
Comentários em publicação do JC no Instagram que anunciava a abertura de vagas para castrações no Hospital Veterinário do Recife - DIVULGAÇÃO

A SEDA explicou à coluna que a nova central possibilitará a quantificação dos serviços mais procurados pela população, de modo a otimizar o trabalho da Secretaria. Por nota, o secretário executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, afirmou que o uso de um único número telefônico também promete agilizar os atendimentos.

“Por oferecermos serviços gratuitos e ser o único município em Pernambuco a dispor de um hospital veterinário 100% público, a demanda é muito grande. Centralizando todos os agendamentos num único telefone, vamos ter maior capacidade para atender os moradores, minimizando os problemas com linhas congestionadas ou ocupadas em dias de grande demanda”, explica o gestor municipal. “Com isso, ganham os animais, com o benefício de ter o atendimento o mais breve possível, assim como os donos e as donas, que terão maior comodidade e facilidade”, acrescenta.

Castrações em setembro

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife abre nos dias 1º, 2, 15 e 16 de setembro os agendamentos para castração de cães e gatos no Hospital Veterinário do Recife. A SEDA oferecerá 1 mil vagas, sendo 500 procedimentos em cada quinzena. Os procedimentos, totalmente gratuitos, ocorrerão entre os dias 2 de setembro a 1º de outubro. As marcações devem ser feitas através do site seda.recife.pe.gov.br ou pelo telefone 4042-3034, das 9h às 17h.

O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Segundo a prefeitura do Recife, neste período de pandemia, todas as dependências do hospital vêm recebendo sanitização diária contra o novo coronavírus.

Por mês, a instituição realiza mais de 4 mil cirurgias e consultas, entre urgência, emergência e ambulatoriais. Desde sua inauguração, em 2017, o HVR já castrou mais de 27 mil animais, fez cerca de 9 mil cirurgias e, somando todos os atendimentos, fez quase 100 mil procedimentos.

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor