SAÚDE

Jaboatão dos Guararapes inicia campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos; saiba como proteger seu pet

Os mutirões acontecerão até o começo de outubro, sempre das 8h às 12h, e a lista com os novos pontos de vacinação será atualizada semanalmente

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 03/09/2021 às 13:17 | Atualizado em 03/09/2021 às 13:39
Notícia
X

Sabe-se que, além de muito amor e carinho, os tutores também precisam prestar atenção na saúde de cachorros e gatos e manter a caderneta de vacinação em dia, a fim de evitar o surgimento de doenças. Uma das proteções indispensáveis é contra a raiva, que, para os moradores de Jaboatão dos Guararapes, pode ser feita gratuitamente a partir desta sexta-feira (3).

A Prefeitura da cidade explicou que a imunização acontecerá por regionais do município: sendo a Regional 2, em Cavaleiro, a primeira a ser contemplada. Podem ser vacinados os animais acima de quatro meses de idade.

Os mutirões acontecerão até o começo de outubro, sempre das 8h às 12h, e a lista com os novos pontos de vacinação será atualizada semanalmente. A expectativa é que, por dia, cerca de 300 animais sejam imunizados nas ações itinerantes.

Segundo a gestão municipal, quem não conseguir vacinar seu animal nos mutirões não poderá retirar doses para fazer aplicação em casa, "por motivos de segurança e conservação".

A Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal lembra que a vacinação dos animais domésticos é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, que pode ser transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados.

É preciso estar atento, porque a raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal para o homem, além de ser uma zoonose com alto nível de letalidade. Por isso, lembre-se: vacinar é um ato de amor!

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor