Unha de cachorro inflamada: saiba as causas e como tratar
Unhas encravadas podem evoluir para um quadro de inflamação
As unhas dos animais têm diversas funções. No caso dos cachorros, por exemplo, elas ajudam na movimentação e como mecanismo de defesa. E, assim como para os humanos, sentir dor nessa região é terrível. As dores nas unhas podem estar associadas à inflamação e trazer outros tipos de problemas. Por isso, é preciso que o tutor esteja atento a unhas inflamadas no seu cão.
As unhas dos cachorros tendem a crescer rapidamente. E como eles estão sempre em contato com fungos e bactérias presentes no chão de casa, na grama, em solos arenosos e terrosos, na água e até mesmo no asfalto, é possível que algum deles acabem entrando na unha. Principalmente se a unha do pet estiver quebrada ou aberta.
Também é possível que, devido a passeios frequentes, a unha do cão se desgaste sozinha - como se o solo fosse uma lixa natural.
Para evitar problemas na região, é importante que as unhas dos cachorros sejam aparadas com regularidade e da forma correta.
Quais são as causas de unha de cachorro inflamada?
Devido à rapidez do crescimento das unhas dos cachorros, é natural que elas comecem a encurvar, e, consequentemente, penetrar na pele do pet. Esse tipo de problema, popularmente conhecido como unha encravada, causa bastante dor ao animal - e pode até afetar sua locomoção.
E caso não seja tratada corretamente, a unha encravada pode acabar se agravando para uma infecção fúngica ou bacteriana - já que os cães estão sempre em contato com terra, areia e grama.
Como posso identificar a inflamação nas unhas do cachorro?
O tutor pode perceber que seu pet está com algum problema caso perceba que ele está mancando. Às vezes a dor causada por uma inflamação é tão grande que o cão mal consegue colocar a pata no chão.
Se o cachorro estiver andando de forma diferente ou parou de andar, é hora de verificar as unhas e patas.
Caso a unha esteja muito inflamada ou encravada, o tutor conseguirá ver que ela apresenta inchaço, vermelhidão, crostas e até pus com um cheiro desagradável. Nessas situações, é normal que o pet passe a lamber ou coçar a pata constantemente. Só que quanto mais o cão lamber a região, mais o ferimento irá ressecar e agravar o quadro.
Como posso tratar a unha de cachorro inflamada?
No caso de inflamações mais leves e machucados superficiais, o tutor pode tratar o cão em casa. Mas o recomendado é levar o bichinho ao veterinário, independentemente da gravidade da situação.
Para tratar em casa, o tutor vai precisar lavar o ferimento com água morna e um pouco de sabão neutro. Se o local não ficar bem limpo, há o risco de agravar a infecção.
Depois, o tutor vai secar cuidadosamente a região do ferimento com um papel-toalha. Vale, inclusive, ressaltar a importância de realizar movimentos delicados para evitar apertar o machucado e não utilizar nenhum remédio caseiro.
Além de não dar ao cachorro medicamentos de humanos ou receitas tiradas da internet, o tutor não pode, de forma alguma, cortar a unha inflamada do pet.
Lembrando que o ideal é levar o bichinho ao veterinário. Um especialista vai saber como tratar o paciente de acordo com o quadro - principalmente se for preciso tratar com anti-inflamatório ou antibiótico.