Soluço prolongado em gatos pode indicar problemas de saúde
Nesses casos, é importante buscar ajuda com um veterinário
Os gatos são mamíferos e, por isso, se parecem mais com os humanos do que alguns imaginam. Os felinos, por exemplo, costumam soluçar. Por mais fofo que possa parecer, um gatinho soluçando pode ser sinal de algum problema de saúde.
Normalmente, os soluços acontecem com mais frequência em filhotes, mas todo gatinho pode soluçar. Essa ação é apenas uma contração do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, causando o som característico do soluço.
Soluço constante pode ser problema de saúde?
Normalmente os soluços costumam passar com rapidez e não devem preocupar os tutores. Mas, se o animal está tendo esse tipo de reação com frequência, pode ser importante ficar atento.
O soluço pode indicar câncer, asma, infecções, derrames, alergias e doenças renais. Por isso é muito importante o acompanhamento veterinário. Apenas esse profissional será capaz de examinar o animal e oferecer o diagnóstico correto.
Algumas disfunções do sistema nervoso central e até mesmo comportamentos comuns, como estresse e ansiedade, também podem provocar soluços prolongados.