Compartilhamento de bikes no Bairro do Recife começa a funcionar em janeiro

Publicado em 28/11/2012 às 18:33 | Atualizado em 28/11/2012 às 19:23
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  Até a primeira quinzena de janeiro de 2013 o Bairro do Recife, Centro da capital, deverá ter um sistema de mobilidade que inclui o compartilhamento de bicicletas e a implantação de estacionamentos inteligentes, com o fornecimento de informações em tempo real sobre disponibilidade de vagas para os motoristas. Depois de muitas idas e vidas (vamos tratar assim), a Prefeitura do Recife FINALMENTE assinou convênio com representantes do Porto Digital permitindo a implantação do chamado Porto Leve, o projeto Mobilidade Urbana do Porto Digital que pretende transformar o bairro numa ilha de tecnologia, mobilidade e segurança. O modelo deveria estar funcionando desde outubro, mas a prefeitura atrasou todo o processo e, em alguns momentos, o Porto Digital chegou a cogitar que a proposta seria engavetada, embora tivesse recursos na ordem de R$ 6 milhões garantidos há muito tempo pelo governo federal. Mas depois de muita pressão, principalmente da mídia, o prefeito João da Costa aprovou o projeto. Agora, é esperar pelo Porto Digital, que garante estar com o modelo implantado em pouco mais de 45 dias. A ideia envolve vários projetos, mas o que mais chama atenção da população é o compartilhamento de bikes, ou seja, o aluguel de bicicletas nos limites compreendidos entre as Pontes do Limoeiro (ao Norte), 12 de Outubro (ao Sul), Maurício de Nassau e Buarque de Macedo (a Oeste). A tecnologia a ser utilizada no projeto é da empresa pernambucana Serttel, que além de garantir a manutenção da rede semafórica do Recife coleciona sucessos pelo País, como a Bike Rio, modelo de bicicletas compartilhadas que tem feito a festa dos cariocas e turistas que visitam o Rio de Janeiro. A empresa ganhou a licitação pública realizada pelo Porto Digital, pai da ideia e captador dos recursos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Inicialmente, serão implantadas na cidade 10 estações de empréstimos de bicicletas, em locais estratégicos, com 10 bikes cada uma. Cada uma das bicicletas terá um mecanismo inteligente de autoatendimento, travadas por um sistema elétrico. A liberação se dá por meio do uso do celular, seja via internet ou através do atendimento telefônico. Para utilizar o serviço, o ciclista deverá se cadastrar através de um portal da web, pagando R$ 10 mensais. O tempo máximo de utilização da bicicleta é de 30 minutos, devendo o usuário retirá-la numa estação e devolvê-la em outra mais próxima do seu destino. Veja no vídeo abaixo o sistema de compartilhamento de bikes do RJ: https://youtu.be/fMoXoTCoBSA ENTENDA A PROPOSTA A ideia é usar o Bairro do Recife para implantação de um projeto de mobilidade, segurança e sustentabilidade para ser ampliado, futuramente, para outras áreas da cidade. 1) Implantação de estações de bicicletas para compartilhamento Seriam implantadas dez estações de bicicletas compartilhadas, para pequenos deslocamentos. Elas ficariam localizadas no Bairro do Recife e no acesso a ele, nos bairros de Santo Antônio e Santo Amaro. O sistema funciona com sucesso no Rio de Janeiro. Consiste no aluguel de bikes, com liberação via celular. Depois da jornada, o equipamento é devolvido em qualquer outra estação. Locais das estações 1) Sede do CESAR 2) Sede da Prefeitura do Recife 3) Praça do Arsenal 4) Núcleo Gestor do Porto Digital 5) Porto Digital 6) Paço Alfândega 7) Cais de Santa Rita 8) Call Center 9) Porto Digital em Santo Amaro 2) Compartilhamento de carros elétricos O sistema seria semelhante ao compartilhamento de bikes. Três veículos elétricos tipo compacto, com capacidade para no mínimo dois passageiros, seriam disponibilizados para aluguel. 3) Implantação de dois estacionamentos inteligentes Os estacionamentos teriam, no mínimo, cem vagas cada. O usuário deixaria seu carro e, de lá, poderia seguir a pé, alugar uma bicicleta ou um carro elétrico. * Próximo à Praça Tiradentes, no Cais do Apolo * Área do segundo estacionamento ainda está sendo definida 4) Informação em tempo real O acesso aos estacionamentos seria automatizado, com cancela automática controlada por computador. Haveria gravação de imagens dos veículos que entram e saem. Câmeras também seriam instaladas nas principais entradas do Bairro do Recife. Todo esse sistema alimentaria um aplicativo que poderia ser acessado pelos motoristas que se dirigem ao Bairro do Recife. Os condutores identificariam a existência e o quantitativo de vagas antes mesmo de sair de casa. O tráfego de carros e a operação dos ônibus na ilha também seriam informados. 5) Segurança O sistema também permitiria a leitura automática de placas. O dispositivo identificaria os veículos que entrassem e saíssem do Bairro do Recife. Esse serviço online poderia estar interligado com os órgãos de segurança do Estado. Fonte: Porto Digital  

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