Invadir corredor e faixa exclusiva de ônibus agora é infração gravíssima

Publicado em 31/07/2015 às 21:44 | Atualizado em 05/08/2015 às 18:49
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
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Foto: Diego Nigro/JC Imagem Foto: Diego Nigro/JC Imagem   Por Margarete Andrea [email protected] As alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinadas pelo governo federal  e divulgadas nesta sexta-feira (31/7) não promoveram mudanças apenas no emplacamento das cinquentinhas. Determinaram também mais rigor na punição aos motoristas que trafegam pelas faixas e corredores exclusivos de ônibus. Agora, quem for flagrado circulando pela Faixa Azul ou pelos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) será multado em R$ 191,54, receberá 7 pontos na carteira de habilitação e ainda poderá ter o veículo apreendido, pois estará cometendo uma infração gravíssima. Antes, a infração era leve se fosse em faixa da direita (R$ 53,20 e 3 pontos) e grave em corredores à esquerda (R$ 127,69 e 5 pontos). LEIA TAMBÉM Acabou o mimimi e a omissão política das prefeituras. Governo federal resolve, de vez, problema do emplacamento das cinquentinhas “A mudança inibe mais a invasão dos corredores, mas precisamos contar com a fiscalização eletrônica, pois o desrespeito é muito grande”, comentou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga. O município licitou 206 câmeras para a Faixa Azul e as primeiras 25 devem entrar em operação até o dia 10 de agosto, nas Avenidas Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, ambos na Zona Sul. A operação já foi adiada duas vezes. “Falta homologação”, disse. O secretário informou que está firmando parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público do Estado (Urbana-PE) para que a entidade banque a instalação de câmeras também nos corredores de BRT. “Os ônibus perdem velocidade e reduzem as viagens com os coletivos presos em congestionamentos. Nosso intuito não é multar, é deixar o corredor livre para o transporte público.” Em dezembro de 2013, a Prefeitura do Recife anunciou cronograma para implantação de 60 quilômetros de Faixa Azul até junho de 2014. Hoje ainda temos apenas 21,4 quilômetros. “Quando instalamos as primeiras faixas observamos que havia um desrespeito muito grande, então optamos por só dar continuidade ao processo após licitarmos a fiscalização eletrônica, ou o projeto seria desmoralizado”, argumentou o secretário. LEIA MAIS Faixa Azul, as faixas exclusivas de ônibus do Recife, sem previsão de expansão Faixa Azul, o Bus Rapid Service recifense, ainda sem fiscalização eletrônica e já no abandono

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