Laboratório de inovação é criado para pensar soluções para o transporte público

Publicado em 30/10/2019 às 13:19 | Atualizado em 08/05/2020 às 17:09
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana é uma parceria entre o setor empresarial de ônibus e o Porto Digital e vai tentar difundir o conceito MaaS, que é a mobilidade como serviço, já em prática no mundo e chegando ao Brasil

 

A largada foi dada e as expectativas são muitas. Numa tentativa de reação para reverter a perda de 26% dos passageiros nos últimos seis anos e melhorar a percepção da sociedade, o setor de transporte público da Região Metropolitana do Recife deu as mãos ao setor de inovação e vai fomentar ideias e soluções que melhorem o serviço. A mobilidade urbana como um todo será alvo, mas o foco principal será o transporte coletivo por ônibus e metrô. Essa será a missão do Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana, uma parceria entre o Porto Digital e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que financia a ideia.

Veja o especial multimídia #NOVAROTAÇÃO e entenda por que a inovação é tão importante para a mobilidade urbana

À frente da coordenação do laboratório, Cláudio Marinho explicou que a inovação é uma urgência para o setor de transporte e que o Porto Digital é o local certo para estimulá-la. “Nós temos 328 empresas e centros de inovação no Porto Digital. Escolhemos sete empresas, já agora, a partir do lançamento do projeto, que têm soluções digitais para melhorar o transporte público. Um exemplo é a segurança. Cada ônibus tem quatro câmeras que filmam o tempo todo. E nós temos a inteligência artificial que pode trabalhar essas imagens para dar mais segurança identificando possíveis suspeitos de assaltos ou identificando a placa de veículos roubados, acionando em tempo real a polícia. O planejamento de viagens de ônibus é outra área que entraremos. Temos aplicativos em desenvolvimento e uma quantidade de dados sobre a vida do cidadão em movimento – os analitycs de lugares –, que podem muito bem ajudar a planejar o uso do transporte público, tanto pelas empresas como pelos governos, responsáveis pela operação e regulação”, explicou.

 

Proposta do laboratório é encontrar soluções digitais e modernas para a mobilidade urbana de forma geral, mas o princípio é o transporte público, principalmente o ônibus. A Urbana-PE, o sindicato do setor empresarial de ônibus, é quem banca o projeto. Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

 

Marinho garante que a inovação é para já e que a população verá os resultados do trabalho rapidamente. “Em três meses, dos 24 meses iniciais que envolvem a parceria, queremos começar a fazer experimentos com as soluções, plataformas e aplicativos das empresas que já temos. Queremos chegar a soluções de imediato e, em paralelo, desenvolver outras soluções que são tendência em todo o mundo. Não podemos cuidar apenas dos problemas da segurança, da eficiência e do conforto hoje, temos que olhar o desafio da transformação dos modelos de negócio dessas empresas de ônibus, sob o assédio das plataformas digitais. Todas elas. Não podemos deixar de ver, no mundo que está em transformação, o impacto que as mais variadas plataformas digitais têm na qualidade do serviço do transporte público. Se não fizermos isso, com esse parceiro que surge – a Urbana-PE –, outros vão fazer”, disse.

LEIA MAIS

MaaS como salvação do transporte público brasileiro

Em busca da revolução digital no transporte público

Transporte por ônibus perde 12,5 milhões de passageiros em um ano

Nina Mobile: criamos, mas não temos

Todo o Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana será financiado pelo setor empresarial, sem qualquer custo para o governo do Estado, prefeituras e, principalmente, para o passageiro. “O setor empresarial está disposto a analisar conosco soluções que melhorem a qualidade do serviço prestado, investir e buscar investidores. Por isso que temos um contrato privado”, destacou Cláudio Marinho. Fernando Bandeira, presidente da Urbana-PE, reforçou. “É um trabalho específico do setor empresarial. O trabalho de desenvolvimento do nosso negócio e de negócios futuros. Entendemos que precisamos nos modernizar. Precisamos inovar, sair dessa mesmice. Partir para algo mais moderno, atender o que quer o nosso cliente. Queremos soluções não só para o setor de transporte coletivo, mas para toda a mobilidade urbana da cidade”, afirmou.  

 

Fotos: Porto Digital/Divulgação
BO_2701 - Fotos: Porto Digital/Divulgação
BO_2753 -
BO_2767 -
O laboratório terá profissionais especialistas em mobilidade urbana e em inovação. Serão eles quem irão fazer o mapeamento de desafios e oportunidades tecnológicas e a implementação de soluções inovadoras para a mobilidade urbana em temas como segurança, informações e relacionamento com o usuário, eficiência operacional, bilhetagem e pagamentos, roteamento inteligente, telemetria, entre outros. Serão cinco etapas ao longo de 24 meses, da implantação e operação inicial do laboratório até o desenvolvimento de modelos de negócio e proposição de mudanças regulatórias. Nesse meio tempo, o Porto Digital irá realizar workshops e mapear soluções, assim como prospectar e assessorar na contratação de soluções maduras para os desafios mapeados.

Últimas notícias