TECNOLOGIA

Táxi autônomo começa a ser testado, sem motorista de segurança, pela primeira vez nas ruas da China. Veja vídeo

Até então, os testes de veículos autônomos eram feitos com algumas restrições, como ter um motorista de segurança como passageiro para agir se necessário. Dessa vez, o teste está sendo totalmente autônomo

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 07/12/2020 às 15:17 | Atualizado em 07/12/2020 às 15:19
AUTOX/DIVULGAÇÃO
A expectativa é de que o uso dos táxis-robôs seja liberado a passageiros nos próximos dois ou três anos - FOTO: AUTOX/DIVULGAÇÃO

Os veículos autônomos estão cada vez mais próximos e, acredite, em alguns anos vão deixar o modelo dos aplicativos de transporte como Uber e 99 para trás. Ninguém vai querer usá-los porque têm motorista. Todos vão querer andar em algo como o táxi autônomo que começou a ser testado na semana passada em Shenzhen, cidade moderna do sudeste da China, que liga Hong Kong ao continente chinês. Também conhecida por, em 2018, virar a primeira metrópole do mundo com 100% das frotas de ônibus e táxis movidas a energia elétrica. Até então, os testes de veículos autônomos eram feitos com algumas restrições, como ter um motorista de segurança como passageiro para agir se necessário. Dessa vez, o teste está sendo totalmente autônomo.

Confira o especial multimídia NOVA ROTAÇÃO 

A AutoX, uma startup focada na criação da tecnologia para veículos autônomos e apoiada pela Holding Alibaba (BABA), conseguiu a licença para lançar uma frota de táxis totalmente autônomo nas ruas de Shenzhen. A expectativa é de que o uso seja liberado a passageiros nos próximos dois ou três anos. Segundo a startup, trata-se da primeira empresa na China a fazer o teste totalmente autônomo dos chamados táxis-robôs, alcançando um marco importante para o setor no país. Dessa vez, o governo liberou a operação sem motoristas habilitados no veículo.

"É um sonho", disse Jianxiong Xiao, CEO da AutoX, em entrevista. "Depois de trabalhar tanto por tantos anos, finalmente chegamos ao ponto em que a tecnologia está madura o suficiente, que nos sentimos confiantes de que não é necessário ter o motorista habilitado dentro do veículo. Temos mais de 100 veículos circulando todos os dias nas estradas da China para coletar dados. O software de IA está melhor agora. Do ponto de vista técnico, o carro está pronto", disse Xiao.

DIVIRTA-SE COM O TÁXI-ROBÔ NAS RUAS DA CHINA

Embora a AutoX tenha dado um passo gigantesco na China, não é a primeira vez que seus veículos autônomos circulam por vias públicas. No meio do ano, a empresa obteve a aprovação para realizar testes de carro autônomo em algumas áreas de San Jose, na Califórnia. A pandemia de coronavírus demonstrou a necessidade de serviços sem contato, estimulando o governo chinês a acelerar os projetos de condução autônoma.

Em junho, a Didi, a maior empresa de corrida por aplicativo da China, começou a oferecer passeios gratuitos em seus veículos autônomos dentro de uma área designada de Xangai. Outra gigante chinesa da tecnologia, a Baidu (BIDU), também anunciou recentemente que qualquer pessoa poderia experimentar seu robô-táxi em alguns distritos de Pequim. Mas todos ainda com a presença de um motorista de segurança.

Comentários

Últimas notícias